Como salvar seu projeto SIG e manter o Layout do mapa no ArcGIS e QGIS?

Precisa criar mais de um mapa com o mesmo layout? Confira como realizar esse procedimento usando tanto o QGIS quanto o ArcGIS.

Quando estamos trabalhando em um projeto ambiental, utilizamos vários dados de diferentes compartimentos, seja do meio físico, biótico ou socioeconômico. E quando essa informação pode ser representada espacialmente, usamos um sistema de informações geográficas (SIG) para visualizá-las.

Após finalizar a interpretação desses dados, exportamos os resultados no formato de mapas, os quais devem atender um padrão definido, caso contrário, teríamos vários mapas (do mesmo projeto) com aparências (i.e. layouts) diferentes.

Entretanto, como podemos padronizar essa confecção de mapas? Como salvamos nosso projeto no ArcGIS e no QGIS? Como podemos utilizar inúmeras vezes o mesmo template?

Confira nossa postagem e descubra.

Já comentamos em um dos nossos vídeos como realizar a organização das suas pastas do seu SIG. Nesta postagem, iremos mostrar um passo a passo para você criar seu template de mapa, de modo que você possa sempre aproveitá-lo em outros mapas e projetos.

Criando seu mapa base no ArcGIS

No ArcGIS, logo após abrir o software, normalmente, ele abre uma janela com alguns layouts de mapas já estabelecidos. Porém, no nosso caso, queremos criar um mapa novo, então, iremos clicar em New Maps (Novos Mapas) > Meus Templates (My Templates)(1) > Mapa Vazio (Blank Map)(2) e depois em OK (3).

Criando um mapa em branco no ArcGIS.
Criando um mapa em branco no ArcGIS.

Defina o sistema de coordenadas do seu projeto e vá no Layout View.

Para definir o sistema de coordenadas do seu projeto, clique com o botão direito sobre o Data Frame na tabela de conteúdos (Table of Contents), vá em propriedades e em seguida, na aba Sistema de Coordenadas. Nesta aba, você escolhe qual sistema irá adotar.

No Layout View, insira e organize todos os elementos do seu mapa, tais como:

  • Título;
  • Legenda;
  • Norte;
  • Escalas gráfica e numérica;
  • Grade de coordenadas;
  • Outros elementos (por exemplo, autor, empresa, data e sistema de coordenadas adotada).

Não esqueça também de modificar as configurações do papel, que pode ser modificada clicando sobre o fundo com o botão direito e selecionando Configuração de Página e Impressão (Page and Print Setup).

Janela para configuração da página / folha de impressão no ArcGIS.
Janela para configuração da página / folha de impressão no ArcGIS.

Após inserir os elementos do seu mapa, vá em Arquivo (File) e clique em Salvar (Save) ou Salvar Como (Save As). Uma nova janela será aberta solicitando onde você quer salvar o arquivo no formato MXD, que representa um documento do ArcMap.

Ao compartilhar esse documento, você estará enviando somente o layout do mapa e não estará incluso os arquivos que você abriu nele, tais como shapefiles e rasters.

Um exemplo de mapa criado é apresentado na figura abaixo.

Exemplo de Layout criado no ArcGIS.
Exemplo de Layout criado no ArcGIS.

Agora, com este arquivo no formato MXD é possível, ao abrir um novo projeto no ArcGIS, selecioná-lo para que você abra as mesmas configurações de layout que você já havia criado.

Para replicar esse layout para outros mapas, crie cópias deste arquivo MXD e renomeie elas com o nome do novo mapa (e.g. “mapaSolos.mxd”, “Hidrografia.mxd”).

Criando seu mapa base no QGIS 2.18

Na versão 2.18 do QGIS, é possível criar vários templates utilizando o gerenciador de layouts. Este pode ser acessado clicando-se em Projeto (Project), Novo Compositor de Impressão (New Print Composer). Após clicar neste item, o QGIS irá solicitar o nome do layout. Podemos chamá-lo de “Mapa A4 Retrato”.

Após o compositor de impressão ser aberto, é possível modificar as configurações da página na aba do lado direito (1) e em seguida, adicionar os item como Norte, Legenda e Escala pelos menu lateral (2) ou pelo menu superior Layout (3).

Compositor de mapas do QGIS 2.18.
Compositor de mapas do QGIS 2.18.

Agora, após adicionar e organizar todos os elementos do seu mapa, clique em Compositor (Composer) e em seguida em Salvar Projeto (Save Project). Isso irá salvar o projeto e os layouts do compositor de layouts.

Lembre-se que ao clicar sobre um elemento, suas propriedades podem ser mudadas na aba do lado direito do compositor.

A figura abaixo mostra um exemplo de layout criado no QGIS 2.18.

Exemplo de mapa base criado no QGIS 2.18.
Exemplo de mapa base criado no QGIS 2.18.

O arquivo salvo estará no formato QGS, formato dos projetos salvos no QGIS 2.18. Cabe salientar que no QGIS, por meio do compositor de impressões, é possível duplicar o layout que você já criou e aproveitá-lo para outro mapa com dados similares.

Leia também: Layout de Mapas no QGIS (II) e Layout de Mapas no QGIS (III)

Com esse arquivo QGS, você poderá duplicá-lo (criar cópias) para desenvolver outros mapas utilizando sempre o mesmo template.

Criando mapa base no QGIS 3

O procedimento para criação de templates no QGIS 3 é semelhante à versão 2.18, entretanto, ao salvar seu projeto, você verá que ele estará no formato QGZ.

Lembrando também que alguns itens (botões) mudaram de posição no compositor de mapas do QGIS 3, mas nada que interfira no desenvolvimento dos seus templates de mapas.

Agora você já conhece os caminhos para desenvolver seus templates de mapas e agilizar o desenvolvimento de novos mapas, sem precisar ter que criá-los manualmente.



Clique na figura abaixo e assine nossa lista de emails para receber nosso ebook "Como criar mapas de localização com ArcGIS 10.x".


Author: Fernando BS

Engenheiro Ambiental e de Segurança do Trabalho. Atua nas áreas de recuperação ambiental, geoprocessamento e ciência do solo. Busca soluções utilizando softwares como ArcGIS, R e MATLAB.

2 thoughts on “Como salvar seu projeto SIG e manter o Layout do mapa no ArcGIS e QGIS?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *