Como criar tabelas no layout de impressão usando HTML no QGIS?

Confira nosso curso online de QGIS

Utilizamos tabelas para demonstrar várias informações em estudos ambientais. Veja como você pode criar tabelas no QGIS e apresentar os vértices da sua área de estudo nos seus mapas.

Existem várias situações em estudos ambientais que desejamos mostrar uma tabela no mapa que criamos. Podemos querer apresentar as áreas dos usos do solo do local estudado, mostrar os vértices da poligonal de intervenção ou ainda criar um selo para o nosso mapa.

Para criar uma tabela no layout de impressão do QGIS, temos duas possibilidades. A primeira é utilizar o comando tradicional do QGIS, disponível em Adicionar Item > Adicionar Tabela de Atributos. A segunda é a criação de tabelas por meio de HTML.

No QGIS 3.16, há ainda a opção de Adicionar Tabela Fixa, onde você consegue inserir os seus dados manualmente, como se fosse um editor de planilhas.

Há diferentes situações em que você irá preferir a primeira ou a segunda. Gosto da segunda (HTML) pois consigo editar os valores da tabela no bloco de notas e facilmente atualizar a tabela no QGIS. Além disso, a aparência dela me agrada mais e posso mesclar células nela.

Confira nosso curso de Geoprocessamento para Estudos Ambientais usando QGIS.

Neste tutorial, vamos mostrar como criar uma tabela em HTML contendo os vértices de uma área fictícia que abrange o estado de Santa Catarina.

Criando nossa área de estudo

Criamos um grande polígono que abrange o estado catarinense inteiro. Para extrairmos os seus vértices, vamos utilizar a ferramenta Extrair Vértices, disponível em Vetor > Geometrias. Usaremos nossa área de estudo como dado de entrada. Ao final desse processo, você deverá ter algo como a figura abaixo.

Polígono criado e seus respectivos vértices
Polígono criado e seus respectivos vértices.

Agora, vamos abrir a tabela de atributos dos vértices e criar duas novas colunas, uma delas contendo a latitude e outra a longitude.

Para criar essas colunas, na tabela de atributos, procure por ‘Abrir Calculadora de Campo’. Na nova janela, marque a opção ‘Criar novo campo’ (1), defina o nome da coluna e suas propriedades (2) e digite o código para obter as coordenadas (3), onde $x é usado para a longitude e $y para a latitude.

Obtendo coordenadas na calculadora de campo
Obtendo coordenadas na calculadora de campo.

Agora que temos nossos dados em mãos, vamos à configuração do nosso layout de impressão.

Adicionando tabela de atributos no layout de impressão

Conforme já colocamos anteriormente, a adição de uma tabela de atributos no QGIS é bem simples e pode ser realizada pelo seguinte caminho, no layout de impressão, Adicionar Item > Adicionar Tabela de Atributos.

Após adicionar a tabela, você terá que selecionar o shapefile que terá sua tabela de atributos disposta (1). Em seguida, você poderá selecionar quais colunas irão aparecer (2) e configurar as propriedades visuais da tabela (3).

Adicionando tabela de atributos no layout de impressão.
Adicionando tabela de atributos no layout de impressão.

Agora, caso a aparência dessa tabela não fique do seu agrado, podemos trabalhar com HTML. Veja a seguir.

Criando uma tabela HTML

Você criar sua tabela usando o bloco de notas, um programa específico para HTML ou algum serviço online. No nosso tutorial, vamos utilizar o site TableGenerator.com (https://www.tablesgenerator.com/html_tables).

Neste site, você poderá adicionar os itens da sua tabela, configurar sua cor e tamanho e depois gerar o HTML clicando em ‘Generate’. Ao final do processo, você terá algo como a imagem abaixo.

Gerando tabelas online.
Gerando tabelas online.

Após clicar em ‘Generate’, copie o código gerado para usamos no QGIS.

Adicionando HTML no layout de impressão

Temos duas opções para carregar nosso código HTML no QGIS.

Você pode copiar e colar o código em um bloco de notas e salvá-lo como HTML ou copiar e colar o código diretamente no QGIS. Vamos fazer esse segundo.

No layout de impressão, vá em Adicionar Item > Adicionar HTML. Demarque o local onde a tabela vai ficar e depois vamos editar as propriedades deste item.

Nas propriedades do item, caso você tenha salvo o HTML em um arquivo separado, use a opção ‘URL’. No nosso caso, vamos selecionar ‘fonte’ e colar o código na janela habilitada e depois clique em ‘Atualizar HTML’.

A tabela gerada (e as propriedades dela) podem ser visualizadas na figura abaixo.

Adicionando tabelas de HTML no QGIS.
Adicionando tabelas de HTML no QGIS.

Caso você queira alterar alguma informação da tabela, você pode mudar diretamente no código HTML. Veja alguns exemplos abaixo:

  • border-color:black = Este item representa a cor da borda da tabela, atualmente, a cor selecionada é preta (black);
  • border-style:solid = Estilo da linha das bordas, neste caso, é uma linha sólida;
  • border-width:1px = Espessura da linha da borda em pixels;
  • font-family:Arial, sans-serif = Família de fontes a serem usadas para mostrar as palavras;
  • font-size:14px = Tamanho da fonte em pixels;
  • padding:10px 5px = Espaçamento vertical (10 px) e inicial/horizontal (5 px);
  • background-color:#ffffff = Cor de fundo da célula;
  • text-align:center = Alinhamento horizontal de texto;
  • vertical-align:middle = Alinhamento vertical do texto.

Você irá notar que algumas dessas informações se repetem, isso acontece pois o código separa a configuração das células de cabeçario (th) das células comuns (td).

Realizando algumas modificações aleatórias, temos algo como a figura abaixo.

Modificações aleatórias realizadas na nossa tabela inicial
Modificações aleatórias realizadas na nossa tabela inicial.

E com isso, finalizamos nosso tutorial sobre tabelas de atributos. Agora você já sabe como criá-las de duas formas. Caso você ainda tenha alguma dúvida, utilize os comentários para falar conosco.

Confira nosso curso de Geoprocessamento para Estudos Ambientais usando QGIS.



Clique na figura abaixo e assine nossa lista de emails para receber nosso ebook "Como criar mapas de localização com ArcGIS 10.x".

Apostila Mapa de Localização Banner

Author: Fernando BS

Engenheiro Ambiental e de Segurança do Trabalho. Atua nas áreas de geoprocessamento, mineração e hidrologia. Busca soluções utilizando softwares como QGIS, R e Python.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *