Como inserir grade de coordenadas no ArcGIS

Aprenda como inserir grades de coordenadas e como modificá-las no ArcGIS

Sistemas de coordenadas são extremamente importantes nos SIG. Eles possibilitam a representação da superfície terrestre e nos auxiliam na localização de objetos nela, por meio de coordenadas do tipo x, y e z (longitude, latitude e altitude).

No Brasil, o sistema de coordenadas oficial (sistema de referência geodésico) é o SIRGAS 2000, o qual deve ser utilizado na confecção de qualquer mapa após 2015. Ainda podemos encontrar mapas em outras projeções (como SAD69 ou ainda Córrego Alegre), mas para trabalhos oficiais, o SIRGAS 2000 deve ser adotado.

Nos mapas, o sistema de coordenadas é visto nas grades de coordenadas (ou na descrição do mapa), sendo que nesta postagem, detalharemos como inserir tais grades usando o ArcGIS.

No ArcGIS, a grade é inserida no modo Layout View, você acessa ele clicando naquele pequeno botão no canto inferior esquerdo do ArcMAP.

Botão para acessar o Layout View no ArcGIS.
Botão para acessar o Layout View no ArcGIS.

No layout view, clique no data frame (mapa) que você deseja inserir a grade de coordenadas. Clique com o botão direito e em seguida clique em Properties.

Na nova janela, selecione a aba Grid e você terá uma caixa mostrando as grades existentes (provavelmente nenhuma) e cinco botões, os quais são:

  • New Grid: Adiciona uma nova grade de coordenadas;
  • Remove Grid: Remove uma grade de coordenadas;
  • Style: Modifica a aparência da grade de coordenadas;
  • Properties: Modifica as características da grade de coordenadas;
  • Convert to Graphics: Converte a grade selecionada em desenho.

Obviamente, utilizaremos a primeira opção para criar nosso grade de coordenadas. Após clicar em New Grid, o ArcGIS irá solicitar qual tipo de grade você deseja criar, sendo que há três opções:

  1. Graticulate: Para sistemas de coordenadas no formato geográfico (ex. 28º22’12”);
  2. Measured Grid: Para sistemas de coordenadas UTM (ex. 22J 606.601);
  3. Reference Grid: Sistema de coordenadas de referência (ex. A3)

Após selecionar o tipo de grade, clique em avançar e na nova janela, você poderá definir se a grade será constituída por cruzes (ticks), linhas (grid) com ou sem rótulos (labels). Você também determinará o sistema de coordenadas (normalmente ele já puxa o sistema do projeto) e o intervalo entre as cruzes ou linhas.

Em seguida, o ArcGIS solicita a aparência dos marcadores nas coordenadas (Major division ticksMinor division ticks), além de quantos destes devem aparecer entre os marcadores principais (Number of ticks per major division). E abaixo deste item, esta a configuração do estilo da fonte da grade.

E na ultima janela, nos é perguntado se desejamos adicionar bordas (Measured Grid Border) e linhas (Neatline) ao redor das coordenadas. Por fim, o ArcGIS nos possibilita manter a grade como estática, porém editável (primeira opção do Grid Properties) ou como fixa, mas que atualiza a cada momento que modificamos o mapa (segunda opção do Grid Properties). Sugerimos manter a segunda.

Reduzindo o número de casas decimais

Note que, independente de você utilizar coordenadas geográficas ou UTM, você terá que editar o número de casas decimais. Normalmente aparecem coisas como -26.4567 ou 660.012,0345 UTM… são muitas casas decimais.

Para modicar o número de casas decimais, vamos retornar à aba Grid e vamos clicar em Properties (não esqueça de selecionar a nossa grade no menu ao lado dos botões).

No menu Properties, clique na aba Labels, em seguida Additional Properties, depois em Number Format e em seguida modifique o item Rounding para zero, considerando que a opção Number of decimal places esteja selecionada.

Caminho para reduzir número de casas decimais
Caminho para reduzir número de casas decimais nas coordenadas.

Mostrando coordenadas somente no topo e na esquerda

Agora, se você quiser tirar as coordenadas do lado direito e da parte inferior do mapa, você deverá acessar novamente o menu Properties da grade de coordenadas e modificar os itens nas abas AxesLabels.

Na aba Axes, desmarque as opções BottomRight dos itens Major Division TicksMinor Division Ticks; e na aba Labels, desmarque também as mesmas opções e clique em OK.

Outras modificações podem ser realizadas, mas usualmente, essas são as mais comuns. Caso você tenha alguma dúvida, fique a vontade para enviá-la nos comentários.



Clique na figura abaixo e responda nosso questionário para receber nosso ebook "Como criar mapas de localização com ArcGIS 10.x".


Author: Fernando BS

Engenheiro Ambiental e de Segurança do Trabalho. Atua nas áreas de recuperação ambiental, geoprocessamento e ciência do solo. Busca soluções utilizando softwares como ArcGIS, R e MATLAB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *