Como inserir grade de coordenadas no ArcGIS

Confira nosso curso online de Word

Aprenda como inserir grades de coordenadas e como modificá-las no ArcGIS

Sistemas de coordenadas são extremamente importantes nos SIG. Eles possibilitam a representação da superfície terrestre e nos auxiliam na localização de objetos nela, por meio de coordenadas do tipo x, y e z (longitude, latitude e altitude).

No Brasil, o sistema de coordenadas oficial (sistema de referência geodésico) é o SIRGAS 2000, o qual deve ser utilizado na confecção de qualquer mapa após 2015. Ainda podemos encontrar mapas em outras projeções (como SAD69 ou ainda Córrego Alegre), mas para trabalhos oficiais, o SIRGAS 2000 deve ser adotado.

Nos mapas, o sistema de coordenadas é visto nas grades de coordenadas (ou na descrição do mapa), sendo que nesta postagem, detalharemos como inserir tais grades usando o ArcGIS.

No ArcGIS, a grade é inserida no modo Layout View, você acessa ele clicando naquele pequeno botão no canto inferior esquerdo do ArcMAP.

Botão para acessar o Layout View no ArcGIS.
Botão para acessar o Layout View no ArcGIS.

No layout view, clique no data frame (mapa) que você deseja inserir a grade de coordenadas. Clique com o botão direito e em seguida clique em Properties.

Na nova janela, selecione a aba Grid e você terá uma caixa mostrando as grades existentes (provavelmente nenhuma) e cinco botões, os quais são:

  • New Grid: Adiciona uma nova grade de coordenadas;
  • Remove Grid: Remove uma grade de coordenadas;
  • Style: Modifica a aparência da grade de coordenadas;
  • Properties: Modifica as características da grade de coordenadas;
  • Convert to Graphics: Converte a grade selecionada em desenho.

Obviamente, utilizaremos a primeira opção para criar nosso grade de coordenadas. Após clicar em New Grid, o ArcGIS irá solicitar qual tipo de grade você deseja criar, sendo que há três opções:

  1. Graticulate: Para sistemas de coordenadas no formato geográfico (ex. 28º22’12”);
  2. Measured Grid: Para sistemas de coordenadas UTM (ex. 22J 606.601);
  3. Reference Grid: Sistema de coordenadas de referência (ex. A3)

Após selecionar o tipo de grade, clique em avançar e na nova janela, você poderá definir se a grade será constituída por cruzes (ticks), linhas (grid) com ou sem rótulos (labels). Você também determinará o sistema de coordenadas (normalmente ele já puxa o sistema do projeto) e o intervalo entre as cruzes ou linhas.

Em seguida, o ArcGIS solicita a aparência dos marcadores nas coordenadas (Major division ticksMinor division ticks), além de quantos destes devem aparecer entre os marcadores principais (Number of ticks per major division). E abaixo deste item, esta a configuração do estilo da fonte da grade.

E na ultima janela, nos é perguntado se desejamos adicionar bordas (Measured Grid Border) e linhas (Neatline) ao redor das coordenadas. Por fim, o ArcGIS nos possibilita manter a grade como estática, porém editável (primeira opção do Grid Properties) ou como fixa, mas que atualiza a cada momento que modificamos o mapa (segunda opção do Grid Properties). Sugerimos manter a segunda.

Reduzindo o número de casas decimais

Note que, independente de você utilizar coordenadas geográficas ou UTM, você terá que editar o número de casas decimais. Normalmente aparecem coisas como -26.4567 ou 660.012,0345 UTM… são muitas casas decimais.

Para modicar o número de casas decimais, vamos retornar à aba Grid e vamos clicar em Properties (não esqueça de selecionar a nossa grade no menu ao lado dos botões).

No menu Properties, clique na aba Labels, em seguida Additional Properties, depois em Number Format e em seguida modifique o item Rounding para zero, considerando que a opção Number of decimal places esteja selecionada.

Caminho para reduzir número de casas decimais
Caminho para reduzir número de casas decimais nas coordenadas.

Mostrando coordenadas somente no topo e na esquerda

Agora, se você quiser tirar as coordenadas do lado direito e da parte inferior do mapa, você deverá acessar novamente o menu Properties da grade de coordenadas e modificar os itens nas abas AxesLabels.

Na aba Axes, desmarque as opções BottomRight dos itens Major Division TicksMinor Division Ticks; e na aba Labels, desmarque também as mesmas opções e clique em OK.

Outras modificações podem ser realizadas, mas usualmente, essas são as mais comuns. Caso você tenha alguma dúvida, fique a vontade para enviá-la nos comentários.



Clique na figura abaixo e assine nossa lista de emails para receber nosso ebook "Como criar mapas de localização com ArcGIS 10.x".

Apostila Mapa de Localização Banner

Author: Fernando BS

Engenheiro Ambiental e de Segurança do Trabalho. Atua nas áreas de geoprocessamento, mineração e hidrologia. Busca soluções utilizando softwares como QGIS, R e Python.

4 thoughts on “Como inserir grade de coordenadas no ArcGIS”

  1. Boa tarde como faço para mostrar as coordenadas dentro dos limites da grade. Já procurei diversas formas, mas só fica do “lado de fora”.

    1. Boa noite Suelen,

      Para colocar as coordenadas dentro do mapa (dentro do data frame), basta fornecer um valor negativo para o “Label Offset”, que se encontra no seguinte caminho:

      Clique no mapa com o botão direito, selecione Properties, vá na aba Grids; selecione a sua grade de coordenadas, clique então no botão Properties e selecione a aba Labels.

      E caso você queira colocar os eixos (as marcações das coordenadas) para dentro também, vá na aba Axes e mude as opções “Display ticks” de outside para Inside.

  2. Bom dia, como faço para inserir as coordenadas geográficas apresentando graus e minutos (ex.: 30°20’S) apenas no vertice do mapa, e no restante da grade apenas os minutos seguintes? (ex.: 30′, 40′, 50′)…

    1. Boa tarde Leonardo,

      Procurei nas opções de grade do ArcGIS e não localizei como realizar o que você quer fazer, porém há um jeito.

      Crie sua grade de coordenadas normalmente, em seguida, clique sobre ela e selecione Propriedades (Properties). Na aba Grade (Grid), selecione a sua grade e clique no botão “Convert to Graphics”, isso irá converter a sua grade de coordenadas em um desenho (cuidado, a partir desse ponto, sua grade não será atualizada automaticamente).

      Clique sobre a grade “desenho” com o botão direito e selecione Ungroup, repita o processo clicando sobre as coordenadas, isso fará com que você possa editar o texto dela. Dessa forma, você poderá colocar, manualmente, o formato que você quer (vértice com graus e minutos e o restante somente com minutos).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *