Layout de Mapas no QGIS (II)

Há algum tempo postei uma matéria explicando como gerar mapas utilizando o QGIS.

Agora nós iremos utilizar os mesmos mapas gerados na postagem e em cima deles irei explicar como criar o layout deste mapa. O  layout de um mapa é a sua forma de apresentação final (com norte, escala, legenda, entre outros). Passo a passo, iremos explicar como inserir os elementos de um mapa.

Inicialmente iremos abrir o QGIS (2.14.0) e abrir nosso projeto. O projeto a ser utilizado ficará igual este da figura abaixo.

Sem tít5ulo

Lembrando que caso você não tenha o software e nem o shapefile com a divisão municipal do estado do Amazonas. Para instala-los basta baixa -los clicando aqui e aqui e seguir passo a passo nosso tutorial.

Agora, para iniciar a edição do layout, clique Ctrl+P ou vá em Arquivo > Novo Compositor de Impressão. Ao clicar, irá aparecer uma nova janela, denominada ‘Título do compositor’, conforme a figura abaixo. Você deve inserir um título, como ‘REG’, por exemplo. Depois clique em Ok.

8tít5ulo

Para inserir as camadas que irão aparecer no mapa, utilize a ferramenta ‘Adicionar novo mapa’, conforme figura abaixo. Em seguida, você deve clicar com o botão esquerdo do mouse e arrastar para definir o retângulo onde aparecerá as suas camadas. Quando soltar o botão, as camadas irão aparecer.

UIIItítulo

Contudo, você precisará ajustar a escala, inserir a legenda, o título, a grade de coordenadas e outras informações pertinentes. Mas antes disso, precisaremos examinar algumas ferramentas importantes. No lado esquerdo temos uma seção com duas abas: ‘Composição’ e ‘Propriedades do Item’.

uy

Em ‘Composição’, podemos ajustar as características gerais do nosso mapa para impressão em ‘Papel’, definindo o seu tamanho (A4, A3, etc.), a orientação (retrato ou paisagem) e a qualidade da impressão.

No nosso caso, vamos imprimir o mapa em folha A4, e vamos utilizar a orientação Paisagem, mais adequada ao formato da nossa área de estudo (conforme figura abaixo).

qqqqqqqqqqq

Agora utilizando a ferramenta ‘Selecionar/mover item’ podemos ajustar o formato da nossa área do mapa ao formato do papel (ver imagem abaixo).

emiulo

Aqui vale destacar que a ferramenta ‘Mover item do conteúdo’ possui uma função diferente da anterior. Esta permite que você mova o conteúdo do seu mapa dentro da janela de visualização. Fique atento, porque provavelmente você vai precisar usá-la.

glo

Contudo, o mapa pode ficar muito pequeno, de modo que precisaremos ajustar a escala, para que nossas camadas fiquem num tamanho ajustado, para tanto, clique na aba ‘Propriedades do item’ e na seção ‘Mapa’, mude o valor da escala até que tudo esteja adequado. No nosso caso, as camadas ficaram bem representadas numa escala 1:250.000 (ver figura abaixo e note que o valor digitado foi  250000).

emilinjs

Ainda em ‘Propriedades do item’, vamos na seção ‘Mostrar grade’ , aqui poderemos indicar as grades de coordenadas. Nesta seção deve-se marcar a opção ‘Mostrar grade’.

Semu título

Em seguida, deve-se alterar os valores do Intervalo X e do Intervalo Y, para que as grades apareçam. Os valores variam conforme a dimensão da área representada e com o sistema de coordenadas adotado, conforme figura abaixo.

tgtg título
Por exemplo, se você estiver utilizando coordenadas UTM (ex.: 9.056.310m N / 699.220m E) é necessário inserir valores altos em X e em Y. Como o sistema UTM é métrico, inserir em X e Y um valor 10.000, por exemplo, significa que você quer que apareça uma linha de grade a cada 10km (ou 10.000 metros).

Em nosso exemplo, estamos utilizando como sistema de unidade de intervalo o mesmo do mapa (neste caso, mm). Vamos utilizar tanto para X como para Y o valor de 2 mm (destaco que é apenas um exemplo, esses valores devem ser avaliados e definidos) e escolhi um tipo de grade sólida (figura abaixo).

uiii

Lembrando que o QGIS fornece as opções: Sólido, Cruz e Marcadores.

Agora para fazer com que os valores das coordenadas apareçam, basta clicar em ‘Desenhar coordenadas’.

1111

Ainda é possível indicar se as coordenadas serão desenhadas na vertical ou horizontal e dentro ou fora da moldura e na opção ‘Fonte’ é possível aumentar o tamanho do texto das coordenadas.

Para inserir a seta do Norte, clique no botão ‘Adicionar imagem’ . Em seguida, clique no local da folha em que você deseja inserir o Norte.

55555555555555ulo

Em alguns instantes, a aba ‘Propriedades do item’ irá mudar e, na seção ‘Buscar pastas’, procure por uma seta. Clicando nela, imediatamente ela irá aparecer na sua folha de impressão. Em seguida basta usar o botão ‘Adicionar novo rótulo’ para escrever o ‘N’ sobre a seta.

1ulo

Bem mais abaixo, em ‘Opções gerais’, desmarque as opções ‘Moldura’ e ‘Fundo’. Com isso, a seta do Norte irá ficar com o fundo transparente e você poderá, caso deseje, inseri-la sobre o mapa.

Para inserir a escala do seu mapa, utilize o botão ‘Adicionar nova barra de escala’. Clique no botão e, em seguida, clique no local onde você deseja inserir a barra de escala. Perceba que, ao fazer isso, a opção ‘Propriedades do item’ vai mudar, apresentando a opção ‘Barra de Escala’.

5o

Caso esteja utilizando um sistema de graus decimais, a escala será representada em graus. Caso se utilize o sistema UTM, ela irá aparecer em metros, podendo ser ajustada para km, para tanto, basta inserir o valor 1000,00 no campo ‘Tamanho do segmento (unidades do mapa)’.

As demais propriedades da barra de escala, como a opção ‘estilo’ servem para customizar a barra de escala. Já para inserir a legenda, basta clicar no botão ‘Adicionar nova legenda’ .

ertulo

Na seção de ‘Propriedades do item’, destacamos as ferramentas da seção Itens da legenda, você alterar o conteúdo da legenda utilizando os botões para adicionar e/ou remover algum item que esteja selecionado. Você também pode mover os itens da legenda acima e abaixo e também pode modificar o rótulo do item que está sendo apresentado na legenda.

E para inserir o título e outras informações, você pode utilizar o botão ‘Adicionar novo rótulo’. Ainda em ‘Propriedades do item’, você pode alterar a fonte e o conteúdo do texto.

Você também pode inserir informações referentes ao título do mapa, o sistema de referência utilizado, o cartógrafo responsável e qualquer outra coisa que achar interessante.

No próximo tutorial, já com o mapa pronto, ensinarei a inserir mapas adicionais, como por exemplo, de localização e como exportar seu mapa como imagem (JPG, PNG, PDF), para que assim o mesmo possa ser utilizado em projetos e trabalhos.

Qualquer dúvida ou dificuldade, deixe seu comentário que estaremos respondendo.



Clique na figura abaixo e assine nossa lista de emails para receber nosso ebook "Como criar mapas de localização com ArcGIS 10.x".


Author: Émilin CS

Engenheira ambiental. Têm experiência na área de saneamento e gestão ambiental, buscando soluções usando QGIS e Bizagi. Atua na área de modelagem matemática para rompimento de barragens com software HEC-RAS.

5 thoughts on “Layout de Mapas no QGIS (II)”

  1. Emilin, você saberia me dizer como dividir um polígono no Qgiz? Não estou conseguindo utilizar as ferramentas de digitalização avançada..dá erro. Obrigada!

    1. Boa Noite Camila Hendges,
      para editar polígonos, você precisará ativar a barra de digitalização avançada que encontra-se em (exibir – barra de ferramentas – digitalização avançada). Quando a barra for ativada, basta ligar o modo de edição e usar a função (quebrar feições).
      O erro que pode estar acontecendo em seu projeto é porque há outra opção o de digitalização avançada que encontra-se em (exibir – painéis – digitalização avançada).
      Espero que tenha te ajudado, acompanhe nosso blog pois você me deu uma ideia de postagem 🙂 Qualquer dúvida estou a disposição.
      Obrigada 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *