Como criar vários mapas usando a função Atlas do QGIS?

Confira nosso curso online de QGIS

Precisa criar múltiplos mapas sem desenvolver vários layouts? Veja como usar a função Atlas para agilizar seu trabalho no QGIS.

Na cartografia, atlas é definido como uma coleção de mapas, podendo representar diferentes temas. Dessa definição, podemos imaginar o que a função Altas no QGIS pode realizar.

No QGIS, a função Atlas facilita o desenvolvimento de múltiplos mapas sem a necessidade de criá-los um por um, ou seja, após alguns ajustes, podemos automatizar a criação de 10, 50, 100 ou mais mapas.

Como a Émilin (e o pessoal do Núcleo de Meio Ambiente) esta(va) organizando uma caminhada ecológica aqui em Criciúma (SC), acabei ficando incumbido de criar os mapas com as rotas e como não queria fazer 10 layouts de mapas, encontrei a função Atlas para facilitar meu trabalho.

Nesta postagem, iremos mostrar como criar vários mapas com diferentes rotas usando a função Atlas no QGIS.

Criando nossos dados

Neste tópico, vamos criar nossos shapefiles contendo as rotas da caminhada. Fique a vontade para traçar suas próprias rotas na sua cidade (e quem sabe, organizar uma caminhada ecológica por ai?).

Quando estou iniciando um trabalho do zero, costumo adicionar um shapefile contendo os limite municipais (ex. IBGE) e dou um zoom no município e na área de estudo. Entretanto, as vezes é interessante dar um zoom especificamente em uma coordenada, nesta parte, os plugins Lat Lon Tools pode ser útil.

Para criar nossa rota, é importante ter uma imagem aérea de onde ela irá ocorrer. Você pode conseguir esse tipo de informação usando o plugin QuickMapServices. Lembrando que para ativar os mapas do Google e do Bing, por exemplo, neste plugin, vá na opção Settings dele e clique na aba “More services”, em seguida, clique no botão “Get contributed pack”.

Após dar um zoom na sua área de interesse, você pode acessar o QuickMapServices pelo menu Web, conforme figura abaixo, e adicionar uma imagem aérea.

Acessando o menu do plugin QuickMapServices.
Acessando o menu do plugin QuickMapServices.

Com a imagem aérea da sua área, crie um novo shapefile do tipo Linha para traçarmos as rotas possíveis. Lembre-se de, ao criar o shapefile, adicionar uma coluna numérica para diferenciar cada rota – No nosso caso, usaremos uma coluna denominada ID para esta tarefa.

Para criar um shapefile, basta você ir em Camadas (Layer) > Criar Camada (Create Layer) > Nova Camada Shapefile (New Shapefile Layer). Uma nova janela será aberta solicitando onde o arquivo será salvo, a codificação (mantenha UTF-8), tipo de geometria (mude para linha) e o sistema de coordenadas. Normalmente o campo ID já vem inserido no shapefile.

Finalizando o traçado das rotas, você terá algo semelhante à imagem abaixo.

Shapefile de linha com as rotas da caminhada.
Shapefile de linha com as rotas da caminhada.

Criando layout no Compositor de Mapas

Agora que já temos as rotas definidas, vamos abrir o compositor de mapas (Projeto > Novo Compositor de Mapas).

Insira os elementos como mapa, norte, escala, legenda ao seu layout e em seguida, clique em Atlas > Configurações do Atlas (Atlas Settings). Uma nova aba será aberta e você deverá marcar a caixa “Gerar um Atlas” (Generate an Atlas).

Mapa com alguns elementos cartográficos no QGIS.
Mapa com alguns elementos cartográficos no QGIS.

Na aba da função Atlas, temos as seguintes opções e parâmetros para serem usados:

  • Camada de Cobertura (Coverage Layer): Camada que será utilizada para gerar os diversos mapas (no nosso caso, será o shapefile com as rotas);
  • Nome da Página (Page Name): Nome que será dado à cada página;
  • Filtrar com (Filter with): Caso você queira filtrar os resultados do Atlas e só mostrar uma determinada situação;
  • Ordenar por (Sort by): Escolha qual atributo você quer para organizar a ordem dos seus mapas;
  • Expressão de saída do nome do arquivo (Output filename expression): Neste item você irá informar como será composto o nome do arquivo de saída (os mapas);
  • Formato de saída da imagem: Aqui você define qual é a extensão da imagem do mapa.

Usualmente, após definir a camada de cobertura, o botão para pré-visualizar o atlas já estará disponível (caso ele não apareça, tente desmarcar e marcar novamente a opção gerar um atlas).

Porém, para que em cada mapa tenha apenas uma rota, temos que ajustar a simbologia do nosso shapefile de rotas. Vamos voltar à nossa tabela de camadas e clicar sobre o shapefile de rotas com o botão direito e selecionar propriedades. Em seguida, vá em simbologia e selecione “Baseado em Regra” (Rule-based).

Leia mais: Guia (quase) Completo de Simbologia do QGIS.

Em seguida, clique no + para adicionar uma regra (ou dê dois cliques na regra existente para editá-la), e insira, como filtro o seguinte comando:

$id =  @atlas_featureid

Dessa forma, conforme mudamos o “slide” do nosso atlas, o número da rota irá mudar junto e, consequentemente, só aparecerá essa rota no mapa.

Simbologia baseada em regra para nossos mapas.
Simbologia baseada em regra para nossos mapas.

Agora, precisamos ajustar nosso mapa para que, em cada “slide”, ele fique centralizado na nossa rota desejada.

Configurando nosso Atlas

No compositor de mapas, selecione o seu mapa e em seguida marque a caixa “Controlado pelo Atlas” (Controled by Atlas) na a aba de propriedades. Ao marcar essa caixa, estamos informando ao QGIS que a escala deverá acompanhar a camada de cobertura e a sua simbologia.

Note também que temos 3 opções abaixo deste item para trabalharmos a escala do mapa.

No primeiro item (Margem no entorno da feição / Margin around feature), definimos uma porcentagem que o QGIS deverá deixar no entorno da camada de cobertura definida.

No item Escala predefinida (Predefined scale – Best fit), você definirá uma escala e o QGIS se encarregará de manter toda a feição dentro do mapa.

E no ultimo item, Escala Fixa (Fixed Scale), o QGIS manterá a escala que você definir, independente se a feição vai aparecer por completo, ou não.

Opções para ajustar escala do Atlas no QGIS.
Opções para ajustar escala do Atlas no QGIS.

Inserindo Códigos nos Mapas

Como vamos gerar vários mapas de uma só vez, precisamos inserir alguns códigos para diferenciá-los, ou ainda, criar títulos para cada um deles (de forma automática).

Vamos criar um título mostrando qual é o número de cada rota em cada mapa.

Para isso, insira um novo rótulo (Add Label) e em suas propriedades digite a seguinte expressão:

[%concat('Rota ', "id")%]

Note que criamos uma expressão usando uma função (concat), mais um texto (entre aspas simples) e um parâmetro da nossa tabela de atributos (entre aspas duplas).

Isso resultará, para cada “slide” dos nossos mapas o nome da Rota e seu número.

Exportando o Atlas

Quando você finalizar os ajustes do seu Atlas, você poderá clicar sobre o botão Exportar Atlas (Export Atlas) e salvar seus vários mapas rapidamente.

Exportando os mapas na função Atlas.
Exportando os mapas na função Atlas.

As imagens abaixo mostram o resultado do nosso tutorial.

Ficou com alguma dúvida? Deixa ele nos comentários que estaremos respondendo assim que possível.

E sobre os resultados da caminhada? Juntamos mais de meia tonelada de lixo. Que tal caminhar e ajudar também?



Clique na figura abaixo e assine nossa lista de emails para receber nosso ebook "Como criar mapas de localização com ArcGIS 10.x".

Apostila Mapa de Localização Banner

Author: Fernando BS

Engenheiro Ambiental e de Segurança do Trabalho. Atua nas áreas de geoprocessamento, mineração e hidrologia. Busca soluções utilizando softwares como QGIS, R e Python.

5 thoughts on “Como criar vários mapas usando a função Atlas do QGIS?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *