Como desenhar uma Área de Estudo no QGIS 3.4 considerando uma Bacia Hidrográfica?

Confira nosso curso online de QGIS

Aprenda a utilizar o software QGIS 3.4 para delimitação de áreas de estudo com base em MDTs e bacias hidrográficas.

Todo e qualquer trabalho deve ter um limite espacial, e não é diferente para os estudos ambientais.

É comum utilizarmos como referência os limites das bacias hidrográficas para determinar nossas áreas de estudo. Porém, como realizamos esse procedimento dentro do QGIS 3.4?

Confira nossa postagem e veja diferentes formas de desenhar sua área de estudo.

Desenho livre no QGIS

Um dos caminhos é desenhar manualmente os limites da sua bacia hidrográfica utilizando um modelo digital de terreno (MDT) e suas curvas de nível.

Para realizar esse procedimento, iremos baixar um MDT da JAXA (Agência Espacial Japonesa), a qual disponibiliza gratuitamente, mediante cadastro, esses dados para o mundo inteiro com resolução de 30 metros (1 arco segundo).

O registro é realizado fornecendo dados simples, como nome, instituição, nacionalidade, propósito e e-mail. Clique aqui para realizá-lo. Logo após o registro, você receberá um e-mail para confirmar sua conta e em seguida, outro com o ID e senha de acesso.

Ao acessar o banco de dados da JAXA, você encontrará um mapa índice, no qual você deverá selecionar o local da sua área de interesse. Em seguida, uma nova janela irá abrir para que você dê mais um zoom na sua área de interesse. Por fim, após essa ultima seleção, você conseguirá fazer o download do MDT.

Mapa índice apresentado no site da JAXA para download do modelo digital do terreno.
Mapa índice apresentado no site da JAXA para download do modelo digital do terreno.

Após realizar o download o seu MDT, adicione ele ao QGIS utilizando o gerenciador de fonte de dados (“Open Data Source Manager”), especificamente na guia Raster. Ou ainda, clicando em Camada (Layer), adicionar camada (Add Layer) e adicionar camada raster (Add Raster Layer).

Como o MDT baixado abrange uma área muito extensa e para evitar processamento desnecessário de curvas de nível, iremos recortar ele usando a ferramenta “Clip raster by extent”.

Essa ferramenta esta disponível pelo GDAL, dentro de Processing Tools (Processing > Toolbox), ou pelo atalho Ctrl + Alt + T.

Nesta ferramenta, você irá determinar qual é o arquivo raster a ser recortado (1), onde ele será recordado (2) e onde o resultado será salvo (3). No nosso caso, iremos demarcar um retângulo em uma bacia hidrográfica qualquer, mas você pode abranger sua área de interesse e acrescentar alguns quilômetros a este recorte.

Ferramenta para recortar arquivos matriciais no QGIS.
Ferramenta para recortar arquivos matriciais no QGIS.

Com um MDT menor, podemos executar a ferramenta “Contour” para extrairmos as curvas de nível do nosso raster. Esta ferramenta também encontra-se no Processing Toolbox e ao abrir ela, você terá que fornecer dados como o MDT (Input Layer), intervalo entre as curvas de nível (Interval between contour lines) e onde as curvas de nível serão salvas.

Ferramenta para criação de curvas de nível no QGIS.

Lembrando que este procedimento pode ser realizado sem as curvas de nível, porém, elas auxiliam bastante na delimitação de bacias hidrográficas, pois os divisores de águas são sempre perpendiculares às linhas das curvas de nível.

Desta forma, verifique a localização do seu empreendimento (ou área de interesse) e lance ele no seu mapa (ou abra o shapefile de localização dele) e em seguida, marque um ponto a jusante dele (de preferência, usando shapefile da rede hidrográfica local).

A partir desse ponto a jusante, iremos desenhar nossa área de estudo.

Para criar um novo shapefile (e desenhar nossa área de estudo), iremos clicar em Camadas (Layer), Criar Camada (Create Layer) e Nova Camada Shapefile (New Shapefile Layer). Na janela que será aberta, você deverá fornecer informações como o nome do arquivo, geometria (neste caso, deve ser polígono), sistema de coordenadas e os campos da tabela de atributos.

Criação de um novo shapefile no QGIS 3.4.
Criação de um novo shapefile no QGIS 3.4.

Agora, para realizar o desenho, você deve clicar no ícone com um lápis amarelo enquanto o shapefile criado esteja selecionado. Ao realizar esse procedimento, você irá ligar o modo de edição.

Logo ao lado deste botão (lápis amarelo), há um ícone para criação de novos polígonos, clique nele para começar a desenhar sobre o MDT e as curvas de nível.

Existem várias formas de começar a delimitar sua bacia hidrográfica (neste caso, nossa área de estudo). É possível começar marcando os topos (partes mais altas) no MDT e a partir do ponto a jusante, iremos ligar esses pontos com linhas perpendiculares às das curvas de nível. O vídeo a seguir demonstra esse procedimento.

Como delimitar uma bacia hidrográfica manualmente.

Há outros vídeos, como este aqui, porém, são mais extensos (mas em português).

Após finalizar a delimitação da sua bacia hidrográfica, clique com o botão direito e o QGIS irá criar um novo polígono. Não se esqueça de clicar no disquete para salvar as modificações realizadas no seu shapefile.

O resultado deste procedimento é apresentado na figura a seguir para o MDT que baixamos do site da JAXA.

Área de estudo delimitada usando MDT e curvas de nível.
Área de estudo delimitada usando MDT e curvas de nível.

Desta forma, você pode criar inúmeras áreas de estudos, seja contornando os divisores de águas a partir de um MDT ou contornando a área industrial por meio de uma imagem aérea.

Usando limites já definidos de BH

Você pode baixar os limites de bacias hidrográficas de fontes oficiais como IMA (SC) e EPAGRI. Após realizar o download destes arquivos, basta copiar e colar a sua bacia hidrográfica de interesse para delimitar sua área de estudo.

Esse procedimento é realizado criando-se um novo arquivo vetorial (como apresentado acima). Liga-se o modo edição para o arquivo contendo as bacias hidrográficas já delimitadas, seleciona-se o polígono da bacia hidrográfica de interesse e copia-se ela.

Agora, vá até o shapefile criado (em branco) e cole o polígono recém copiado.

Existe ainda uma terceira forma de delimitar bacias hidrográficas de forma automática, porém, deixaremos essa opção para outras postagem. Caso tenha ficado com alguma dúvida, deixe ela nos comentários que estaremos respondendo assim que possível.



Clique na figura abaixo e assine nossa lista de emails para receber nosso ebook "Como criar mapas de localização com ArcGIS 10.x".

Apostila Mapa de Localização Banner

Author: Fernando BS

Engenheiro Ambiental e de Segurança do Trabalho. Atua nas áreas de geoprocessamento, mineração e hidrologia. Busca soluções utilizando softwares como QGIS, R e Python.

7 thoughts on “Como desenhar uma Área de Estudo no QGIS 3.4 considerando uma Bacia Hidrográfica?”

  1. Parabéns pelo conteúdo. Uma dúvida: para delimitar a área de um sistema bem pequeno, um lago por exemplo, ocorre semelhantemente a uma bacia hidrográfica?

    1. Bom dia Danielle,

      Obrigado pelo comentário. Quanto à sua pergunta, sim, o procedimento para sistemas pequenos é o mesmo, pois ao delimitar a bacia hidrográfica de um lago ou de um córrego (por menor que ela seja), você irá definir um ponto a jusante (foz) e irá traçar com o relevo (MDT) os limites da bacia (divisor de águas). A ideia é que toda precipitação que cair dentro desses limites deverá escorrer para o seu ponto a jusante.

  2. Ótimo material parabéns, só tenho uma dúvida, teria alguma shapefile do grid dessas imagens, pois trabalho em várias localidades diferentes e com um grid ficaria mais fácil de fazer o download da imagem correta.

    1. Bom dia Vinícius,

      Fiz algumas buscas no site da JAXA e não localizei nenhum arquivo com o grid dos MDTs. Mas ao fazer o login no sistema deles, é apresenta um esquema que permite você dar ir aproximando e verificando a sua região de estudo (exemplo: https://www.eorc.jaxa.jp/ALOS/aw3d30/l_map_en_v1804.htm).

      Você também pode realizar o download de MDTs do site Earth Explorer (earthexplorer.usgs.gov/), o qual tem uma interface mais interativa e fácil para localizar empreendimentos. Você pode conferir como realizar o download de MDTs nesta postagem (http://2engenheiros.com/2018/10/09/suavizar-curvas-de-nivel/).

  3. Gostaria de um tutorial simples para desenhar um mapa planimétrico no qgis. Ou seja, achar o município, delimitar a área manualmente e transferir p o qgis transformando em arquivo shape. Sem altimetria ou uso e ocupação. Apenas o polígono. Grato.

    1. Boa tarde Fábio,

      Para localizar a sua área de interesse, você pode começar inserindo o shapefile contendo os limites municipais (Link: https://mapas.ibge.gov.br/bases-e-referenciais/bases-cartograficas/malhas-digitais.html), eles vão te auxiliar a localizar o seu município e, consequentemente, a sua área de interesse.

      Instale o plugin QuickMapService para poder adicionar uma imagem aérea do Google Earth ao fundo (https://www.youtube.com/watch?v=oxBZ2v7xcDs).

      Em seguida, você pode utilizar nosso tutorial para criar um shapefile de polígono e desenhar sobre a sua área de interesse (Link: http://2engenheiros.com/2017/08/03/como-criar-uma-camada-vetorial-no-qgis-i/).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *