Como extrair dados com pontos no ArcGIS

Aprenda a utilizar o ArcGIS para extrair informações de um Raster a partir de uma grade de pontos, exportando numa tabela, possibilitando seu uso em outros softwares.

Você tem um raster e precisa exporta-lo para outros programas que só aceitam dados no formato de tabela (embora o raster seja uma tabela, mas isso é tema para outra postagem).

Qual procedimento você deve tomar?

Após interpolar todos os seus dados de campo, conforme postagem anterior, você precisa de uma grade com espaçamentos regulares para inseri-los em outros programas, tais como R e Matlab.

Tal procedimento pode ser realizado pelo ArcGIS com duas ferramentas.

Data Management Toolbox > Feature Class Toolset > Create Fishnet

Spatial Analyst Toolbox > Extraction Toolset > Extract Multi Value to Points

Nesta postagem, estaremos usando esses [dados_solos] interpolados por IDW, que são dados de concentrações de poluentes em diferentes profundidades do solo.

Lembrando que para adiciona-los, basta clicar em File > Add Data > Add XY Data. Os resultados serão semelhantes às figuras abaixo:

Agora, com um conjunto de rasters para usarmos, vamos criar uma grade regular para extrairmos os valores nos locais onde os pontos estiverem.

Esse procedimento será realizado pela ferramenta Create Fishnet. Nela, você irá preencher os seguintes campos:

  1. Output Feature Class: Nome e local onde você irá salvar a grade criada;
  2. Template Extent (optional): Embora opcional, é uma opção importante, pois ela definirá os limites da nossa grade. No nosso caso, usaremos os limites do nosso raster de pontos interpolados;
  3. Cell Size Width e Cell Size Height: Comprimento e altura das células criadas, iremos preencher elas com zero, pois a opção seguinte irá calcular esses dados automaticamente;
  4. Number of Rows e Number of Columns: Número de linhas e colunas, colocaremos 100 para cada um deles;
  5. As outras opções deixaremos como estão.
create_fishnet
Ferramenta Create Fishnet do ArcGIS

Agora você tem dois novos shapefiles, um com a grade de pontos (“nome do seu arquivo_label”) e outro com uma rede de linhas. Daqui para frente, usaremos a grade de pontos.

Abriremos então a ferramenta Extract Multi Value from Points. Ao abrir ela, você vai preencher os seguintes dados:

  1. No campo Input Point Features, você colocará nosso shape de grade de pontos;
  2. Em Input Rasters, adicionaremos os rasters que queremos extrair informações, ou seja, idw_50 e idw_100
extract_multi_value
Ferramenta Extract Multi Values to Points do ArcGIS

Pronto!

Agora os valores estão na tabela de atributos do grade de pontos. Basta clicar com o botão esquerdo do mouse sobre o shape, e selecionar tabela de atributos.

Note que duas colunas foram adicionadas. Para exporta-la, é só clicar em Table Options (no canto superior esquerdo da tabela) e clicar em Export. Minha sugestão é que você salve o arquivo em txt.

save_txt
Como exportar a sua tabela de atributos no ArcGIS

Agora podemos abrir nossos dados em outros programas.

Lembre-se que esses pontos estão sem coordenadas e que o ArcGIS, ao criar a grade, começa os pontos nos sentidos de baixo para cima e da esquerda para a direita.

Qualquer dúvida ou dificuldade, deixe seu comentário que estaremos respondendo.



Clique na figura abaixo e assine nossa lista de emails para receber nosso ebook "Como criar mapas de localização com ArcGIS 10.x".


Author: Fernando BS

Engenheiro Ambiental e de Segurança do Trabalho. Atua nas áreas de recuperação ambiental, geoprocessamento e ciência do solo. Busca soluções utilizando softwares como ArcGIS, R e MATLAB.

3 thoughts on “Como extrair dados com pontos no ArcGIS”

  1. Oi boa tarde. Estou fazendo um trabalho semelhante a esses para cem pontos ( 100 pontos), porem preciso numerar os mesmos e não estou conseguindo, se você tiver um tutorial ou puder me me direcionar como fazer, me ajudaria muito. Caso, tenha o tutorial aqui esta meu e-mail: nlpalheta@yahoo.com.br
    Desde já agradeço!.

    1. Boa tarde Natália,

      Você pode numerar os seus pontos utilizando a coluna “FID” ou “ID” da sua tabela de atributos (normalmente, quando criamos um shapefile, ela vem junto). Crie uma coluna nova para a sua numeração, clique no cabeçalho dela e vá em Field Calculator. Adicione ao campo de cálculo a expressão [FID], ou [FID]+1, caso você queira que a numeração comece de 1 (caso o seu campo numerado seja outro, troque o FID por ele, por exemplo, [ObjectID]).

      Caso ela não exista (ou esteja zerado), você pode criar uma coluna nova e utilizar o Field Calculator novamente, mas desta vez, você irá utilizar um código em Python.

      Marque a opção de Python no parser do Field Calculator e marque a caixa “Show Codeblock”. Copie e cole este código no Pre-Logic Script Mode:

      rec=0
      def autoIncrement():
       global rec
       pStart = 1 # Valor inicial
       pInterval = 2 # Ajustar incremento
       if (rec == 0):
        rec = pStart
       else:
        rec = rec + pInterval
       return rec

      E na caixa abaixo do Pre-Logic Script Mode, digite a seguinte função:

      autoIncrement()

      Qualquer dúvida, estamos a disposição.
      Fonte do Código Python (https://community.esri.com/thread/7502)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *