10 Blogs de Geoprocessamento que Você deve Seguir

Confira vários sites que irão te auxiliar no seu aprendizado sobre geoprocessamento, seja por meio de informações, seja por meio de tutoriais.

Entende-se por geoprocessamento toda a representação de técnicas e tecnologias capazes de coletar e tratar informações georreferenciadas, visando o desenvolvimento de novas aplicações, tais como Sistemas de Informações Geográficas (SIG).

O SIG permite a realização de análises complexas, pois integram dados de diversas fontes e criam bancos de dados georreferenciados.

O geoprocessamento vem se tornando um importante aliado nas etapas de levantamento de dados; diagnóstico de problemas; tomada de decisões; planejamento urbano, dentre outros.

Foto aérea com drone da cidade de Les Vans (França), por Nicolas Van Leekwijck no Unsplash.
Foto aérea com drone da cidade de Les Vans (França), por Nicolas Van Leekwijck no Unsplash.

Atualmente, ele é  utilizado praticamente em todas as áreas, seja para inserir um mapa de localização de uma determinada área de estudo como para traçar planos de trabalho nas áreas de administração municipal.

Pensando nisso, separamos 10 (dez) blogs de geoprocessamento que irão te auxiliar na elaboração de seus mapas.

Anderson Medeiros

Link: http://www.andersonmedeiros.com/

O Blog é mantido pelo Graduado em Geoprocessamento Anderson Medeiros que, desde 2005 compartilha seus conhecimentos nas redes sociais por meio de cursos, palestras, vídeo-aulas, tutorias do software livre QGIS, dentre outros.

Fernando Quadro

Link: http://www.fernandoquadro.com.br/html/

Criado em 2007, o blog é mantido por Fernando Quadro. Fernando é formado em Ciências da Computação e pós-graduado (MBA) em Gerenciamento de Projetos pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).

Atualmente é analista de sistemas e consultor em geotecnologias livres e tenta divulgar com o blog artigos, tutoriais e conteúdos relacionados ao geoprocessamento.

  • GeoServer: Nesse artigo, Fernando explica o que é o GeoServer e suas funcionalidades;
  • PostGIS: Esse artigo ele explica um pouco sobre o PostGIS, sua origem e suas funcionalidades.

Geografia e Cartografia Digital

Link: https://geocartografiadigital.blogspot.com/

O blog  está no ar desde 2013  e pertence ao Luiz Henrique Almeida Gusmão, formado em Geografia pela Universidade Federal do Pará (UFRA).

Além de prestar consultoria em cartografia e geoprocessamento a acadêmicos e pesquisadores por meios  da confecção dos mapas; ele compartilha vários materiais relacionados ao geoprocessamento (tais como livros).

GEOSABER

Link: https://www.geosaber.com.br/

O blog é mantido desde 2007 pelo grupo Geosaber e desde então fornece cursos, tutoriais, artigos e serviços voltados a área do geoprocessamento.

  • Phyton Programming Free Books: Esse artigo fala sobre o livro Phyton in Hidrology escrito por Sat Kumar Tomer;
  • Mapas com R: Neste artigo é apresentado como elaborar mapas de estatística e dinâmicos no R utilizando o pacote inlmisc.

Geotecnologias – Luís Lopes

Link: http://www.geoluislopes.com/

O blog esta ativo desde 2008 e é mantido por Luís Lopes, que compartilha e publica artigos tutoriais sobre os programas QGIS; TerraView; ArcGIS, dentre outros.

Murilo Cardoso

Link: http://murilocardoso.com/

O Blog é mantido pelo geógrafo Murilo Cardoso, focando no ensino de Geografia por meio de artigos, tutoriais e vídeos de programas como QGIS e ArcGIS em diversos formatos.

Processamento Digital

Link: http://www.processamentodigital.com.br/

É um canal de conteúdo Geo mantido pela Hex Tecnologias Geoespaciais. No canal você encontra tutoriais, noticiais e demais conteúdos na área do geoprocessamento.

GeoBrainStorms

Link: https://geobrainstorms.wordpress.com/

O blog é escrito por diferentes profissionais e apresenta em seus conteúdos tutoriais e artigos voltados a manipulação de banco de dados, sensoriamento remoto, SIG e desenvolvimento para Geoprocessamento com base em diferentes softwares.

iDea Plus Geo

Link:http://geo.ideaplus.com.br/

Esse blog apresenta artigos e tutoriais sobre o software gvSIG.

Forest GIS

Link: http://forest-gis.com/

O blog mantém um banco de dados para download, vídeo, artigos e tutoriais de geoprocessamento para a área florestal.

[+ BONUS]

arcOrama: Blog francofono dedicado às tecnologias ESRI (i.e. ArcGIS).

Topi Tjukanov: Geografo finlandês que compartilha vários de seus trabalhos com QGIS no Twitter.

Blog SIG & Territoires: Model Builder : convertir un modèle batch en modèle interactif.

Anita Graser: Autora de livros sobre QGIS, Anita publica vários tutoriais no seu site.

Jesse Sadler: Tem várias postagens sobre o uso do R para o desenvolvimento de mapas.

Blog Geoprocessamento: Apresenta informações e painéis sobre o Geoprocessamento (CAD, GIS/SIG e Sensoriamento Remoto), dentre outros.

Faltou o seu blog? Apresente ele nos comentários para que possamos também visitá-lo.

[Confira também os 10 Blogs de Engenharia que Todo Engenheiro deve Seguir]



Clique na figura abaixo e assine nossa lista de emails para receber nosso ebook "Como criar mapas de localização com ArcGIS 10.x".


Author: Émilin CS

Engenheira ambiental. Têm experiência na área de saneamento e gestão ambiental, buscando soluções usando QGIS e Bizagi. Atua na área de modelagem matemática para rompimento de barragens com software HEC-RAS.

7 thoughts on “10 Blogs de Geoprocessamento que Você deve Seguir”

  1. Muito boa a lista, mas como você pode perceber, a maioria dos canais foi feito por homens, por isso, os meus tutoriais também se tornaram uma busca pessoal para a igualdade de gênero.
    Meu foco é o ArcGIS, programa que uso há uns 15 anos.
    Ainda estou começando, mas já dá para acompanhar os conteúdos iniciantes e intermediários. Posto novos tutoriais todos os domingos.
    Dê uma passada lá:
    https://sites.google.com/view/geoisadoraparada/

    1. Bom dia Isadora,

      Parabéns pelo seu canal e site. Gostamos bastante dos seus vídeos, como as dicas para rótulos e seleção de atributos, continue assim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *