Como editar uma tabela de atributos no ArcGIS

Aprenda a editar tabelas de atributos no #ArcGIS #Geoprocessamento

Muitas vezes conseguimos shapefiles de órgãos públicos e muitas vezes precisamos modifica-los para nossas necessidades.

Embora pareça um procedimento simples, pois no AutoCAD conseguimos deletar e criar linhas, pontos e polígonos rapidamente, em ambientes SIG (como o ArcGIS), isso pode parecer mais complicado, especialmente para quem está começando.

Para realizar edições em shapefiles no ArcGIS, é necessário, primeiramente, ligar o modo de edição (“Editor mode”).

Caso ele não esteja aparecendo, clique em “Customize” e busque no menu “Toolbars” por “Editor”. A seguinte janela irá aparecer.

Editor Toolbar.
Editor Toolbar.
Você pode encaixar ela no topo do seu ArcGIS, assim, sempre que for necessário ligar ou desligar o editor, o acesso fica mais fácil.

Neste tutorial, utilizaremos o shapefile disponibilizado pelo SIGMINE-DNPM das áreas dos processos minerários de Santa Catarina. Baixe os dados clicando aqui. Assim que você adiciona-los ao ArcGIS, você verá diversos polígonos espalhados pelo estado de Santa Catarina.

Cada polígono, segmento de linha, ponto é representado por uma linha na tabela de atributos.

Vamos supor que você precisa excluir uma linha, que neste caso representa um processo. Para realizar essa tarefa, ligue o “Editor” clicando no botão “Editor” e clique em “Start Editing”.

A partir daqui, duas situações podem acontecer:

  1. Se os sistemas de coordenadas não estiverem definidos, o ArcGIS irá mostrar um aviso;
  2. Se os shapefiles estiverem em pastas diferentes, o ArcGIS vai pedir para você selecionar a pasta que está contida o arquivo que você quer editar.

Como estamos trabalhando somente com um arquivo, não teremos esses problemas.

Agora, clique na linha que você deseja deletar (aqui pegamos a segunda linha) e clique com o botão direito no início da linha (1). No novo menu, selecione “Delete Selected”.

Como deletar uma linha na tabela de atributos.
Como deletar uma linha na tabela de atributos.

Agora que já deletamos uma linha. Vamos salvar nossas modificações clicando na janela do Editor em “Editor” e depois em “Save Edits” e para finalizar as edições, clicaremos em “Stop Editing”.

Sim, toda vez que você precisar criar ou deletar uma linha, você terá que fazer esse procedimento.

Já que temos a nossa tabela de atributos aberta, vamos aproveitar e deletar a ultima coluna, que refere-se ao Estado. Como nossos dados são somente de Santa Catarina, não faz sentido, neste momento, mantê-la.

Para deletar colunas, diferente das linhas, é preciso estar com o Editor desligado. Então, vamos clicar com o botão direito na coluna (1) que precisamos deletar e clicar em “Delete Field” (2).

Como deletar uma coluna na tabela de atributos.
Como deletar uma coluna na tabela de atributos.

No começo, esse vai e vem de ligar e desligar a edição parece complicado, mas com o tempo, você pega o jeito. E lembre-se, após as exclusões, você não conseguirá recuperar seus dados (exceto se você não salvar as modificações realizadas com o “Editor” ligado e desligar ele).

Outros tipos de edições podem ser realizadas, mas deixaremos para as próximas postagens. Quer alguma em especial? Deixe ela nos comentários.


Ficou com dúvidas? Deu erro? Fique à vontade e comente abaixo. Ou, deixa sua pergunta no nosso Facebook ou Twitter.



Clique na figura abaixo e responda nosso questionário para receber nosso ebook "Como criar mapas de localização com ArcGIS 10.x".


Author: Fernando BS

Engenheiro Ambiental e de Segurança do Trabalho. Atua nas áreas de recuperação ambiental, geoprocessamento e ciência do solo. Busca soluções utilizando softwares como ArcGIS, R e MATLAB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *