Como criar um estilo no Word

Confira nosso curso online de QGIS

Muitas vezes, nas formatações de trabalhos acadêmicos ou grandes projetos, nos deparamos com diversos problemas que o documento pode apresentar. Por exemplo, quando lidamos com integração de relatórios, recebemos diversos arquivos com configurações, formatos e estilos diferentes.

E sempre que vamos juntar esses arquivos é um problema, pois cada arquivo puxa seu estilo e ao final você está com aquela dor de cabeça. Mas como resolver isso?

Você já deve ter ouvido esta frase: “Cada um faz seu estilo” e no Word não é diferente. Mesmo ele oferecendo diversas opções de estilos, nem sempre eles satisfazem nossas vontades, desta forma você pode personalizar ainda mais seu trabalho inserindo estilos mais rapidamente.

Mas antes de mudarmos os estilos, vou lhes ensinar como introduzir o texto de um documento do word em um arquivo em branco ou em um relatório, por exemplo.

Vamos imaginar que você é o responsável pela integração dos relatórios de um grande projeto e que cada profissional lhe enviou arquivos separados. Com o Word aberto, vá em Inserir, depois clique em Objeto e por fim Texto do Arquivo.

1o1o1o1o1otítulo

Ao clicar nesta opção, irá abrir uma janela para que o arquivo seja inserido. Basta selecionar o documento do Word que você quer introduzir e pronto.

emiitítulo

Agora com o arquivo introduzido no relatório, vamos aos estilos. Existem duas opções, você pode criar um novo estilo ou pode modificar os estilos existentes no Word.

No primeiro caso, para criar sua biblioteca de estilos, antes de tudo, digite seu texto ou o copie de algum lugar (só copie textos de sua autoria e sem direitos autorais). Para abrir a janela para criar um novo estilo, clique no canto inferior direito da janela Estilo e depois em Novo Estilo (acompanhe na imagem abaixo).

Novo Estilo no Word

Uma nova janela irá abrir e vamos definir nosso estilo. Neste caso, escolheremos o Sublinhado, fonte Vermelha e tamanho 14.

Sem título

Assim que você clicar em OK, seu estilo será enviado para a biblioteca, junto com aqueles oferecidos pelo Word.

Sem títulotttt

Agora se você desejar alterar qualquer estilo oferecido pelo aplicativo ou criado por você, não há segredo, pois tudo o que você precisa fazer é clicar com o botão direito do mouse sobre o estilo que você deseja alterar e, em seguida, selecione Modificar. Vale lembrar que também é possível alterar o nome ou apagar tudo.

Semuuuuuu título

Imagine agora que você está escrevendo uma tese de mestrado ou doutorado. Convenhamos, ela deve ser enorme e com muitos detalhes referentes às normas técnicas. Se você aplicou determinado estilo em um documento grande, pode ser que você deseje realizar alterações e, para não precisar procurar por todas elas, basta ir até o estilo que você usou, clicar com o botão direito do mouse e ir até a opção “Selecionar todas as instâncias”. Automaticamente o Word mostra todos os parágrafos, linhas ou palavras que você usou determinado estilo, e desta maneira pode alterá-los facilmente.

SemRRRRRRRRRRRR título

Para acessar opções de configurações mais avançadas, você pode clicar novamente com o botão direito do mouse sobre algum trecho selecionado, ir até “Estilos/Salvar seleção como Novo Estilo rápido”, porém ao invés de apenas alterar o nome, clique em “Modificar”.

oiii título

Assim que clicar em “Modificar”, uma janela como esta é aberta e nela é possível observar mais formas de formatação, não só das fontes, mas sim de todo o parágrafo e texto.

Sem título

Na área “Propriedades” você encontra quatro caixas de texto. A primeira serve para a definição do nome do estilo, a segunda define o tipo de estilo. Repare que há um menu Dropdown onde é possível escolher mais opções. As outras caixas contemplam opções semelhantes e todas com mais alternativas para sua escolha.

Sem títyulo

Você ainda pode editar as configurações de fontes, parágrafo, tabulação, e outros campos.

emi título

Depois de deixar tudo do seu gosto, basta voltar ao texto e começar ou terminar de escrever, pois seus estilos estarão todos disponíveis à um clique de distância.

Caso tenham dúvidas quanto a formatação ou o estilo de seus documento, basta deixar um comentário abaixo deste post que retornaremos assim que possível.



Clique na figura abaixo e assine nossa lista de emails para receber nosso ebook "Como criar mapas de localização com ArcGIS 10.x".

Apostila Mapa de Localização Banner

Author: Émilin CS

Engenheira ambiental. Têm experiência na área de saneamento e gestão ambiental, buscando soluções usando QGIS e Bizagi. Atua na área de modelagem matemática para rompimento de barragens com software HEC-RAS.

3 thoughts on “Como criar um estilo no Word”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *