O que é uma Fossa Séptica?

Confira nosso curso online de QGIS

O que são fossas sépticas? Qual são as suas utilidades e benefícios? Quem pode projeta-las?

Esgoto é todo efluente líquido gerado nas nossas residências, que em situações ideais deveriam ser enviado para uma estação de tratamento de esgoto (lembrando que apenas 55% dos municípios brasileiros têm acesso às redes coletoras de esgoto – veja mais aqui).

Porém, não vivemos na perfeição e em muitos locais não há acesso às redes de esgoto. Nessa situação, utiliza-se fossas sépticas (que é apenas uma parte do Sistema de Esgotamento Sanitário). Elas são utilizadas como medidas mitigadoras, pois não tratam o esgoto gerados em sua totalidade.

A fossa séptica recebe o esgoto gerado na residência e o mantem num baixo fluxo de velocidade, desta forma, a matéria sólida irá sedimentar e se acumular no fundo.

Por não estar exposta ao oxigênio do ar, esse material sólido sofrerá uma decomposição anaeróbica, reduzindo assim a carga poluente do esgoto. Além disso, óleos e graxas também são separados, pois estes não se misturam com a água e ficam suspensos.

Assim como muitos sistemas de tratamento de efluentes, a fossa séptica gera um lodo (acumulado no fundo do tanque) que deve ser removido periodicamente, visando manter a eficiência de tratamento do sistema.

Esse lodo deve ser removido por profissionais especializados (e.g. caminhões limpa-fossa) para posteriormente ser encaminhado para um aterro sanitário. O vídeo abaixo exemplifica todo esse processo:

[youtube https://www.youtube.com/watchv=uuORuwb4cfs&w=560&h=315]

As fossas sépticas podem ser feitas de diversos materiais, tais como concreto, fibra de vidro e plástico, normalmente sendo projetadas utilizando normas técnicas específicas (tais como as NBRs 7.229 e 13.969).

O dimensionamento correto das fossas sépticas depende de dados como:

  1. Número de usuários;
  2. Quantidade de água consumida por pessoa;
  3. Temperatura média anual;
  4. Frequência de limpeza;
  5. Características do efluente.

Além de observarmos o seu dimensionamento, deve-se atentar ao fato de não haver outras fossas sépticas nas proximidades, pois uma alta concentração de fossas pode acarretar na contaminação do lençol freático e do solo (e no caso da região costeira, contaminação da areia).

Fontes consultadas:
Compendium of Sanitation Systems and Technologies

NBR 7.229 – Projeto, construção e operação de sistemas de tanques sépticos.

NBR 13.969 – Tanques sépticos – Unidades de tratamento complementar e disposição final de efluentes líquidos – Projeto, construção e operação.



Clique na figura abaixo e assine nossa lista de emails para receber nosso ebook "Como criar mapas de localização com ArcGIS 10.x".

Apostila Mapa de Localização Banner

Author: Fernando BS

Engenheiro Ambiental e de Segurança do Trabalho. Atua nas áreas de geoprocessamento, mineração e hidrologia. Busca soluções utilizando softwares como QGIS, R e Python.

One thought on “O que é uma Fossa Séptica?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *