Aplicativos Ambientais que Você deveria estar usando

Confira nosso curso online de QGIS

Aplicativos são criados para facilitar a vida de seus usuários. Na área profissional, isso não é diferente. Veja 5 aplicativos que podem auxiliar sua vida de engenheiro.

Ao longo dos anos, os avanços tecnológicos deixaram de serem vistos como um vilão e passaram a se tornar peça fundamental na minimização dos efeitos negativos das atividades humanas para o meio ambiente.

Isso ocorre pois há uma série de inovações de softwares, aplicativos e ferramentas  que tornaram a vida dos engenheiros (e outros profissionais) muito mais fácil, além é claro, de solucionarem problemas ambientais.

Um exemplo de inovação tecnológica esta no tratamento de água residuais (esgoto e efluentes industriais).

A inovação esta no uso de processos oxidativos avançados para o tratamento de esgotos, sendo capaz de promover a degradação de vários poluentes, resultando, assim, em uma água de excelente qualidade.

Leia também: O que é Inovação Tecnológica? Entrevista com Elidio Angioletto.

Aplicativos Ambientais

Agora falando em aplicativos voltados ao meio ambiente, temos vários, desde aplicativos que permitem que você encontre rotas de reciclagem, aplicativos que dão dicas de práticas sustentáveis, até aqueles que monitoram a qualidade do ar.

Pensando nisso separamos 5 (cinco) aplicativos voltados a engenharia ambiental e que você deveria estar utilizado. Agora vamos a eles.

1. e-licencie

O aplicativo e-licencie foi criado pelo Engenheiro Ambiental Luiz Henrique Rosa da Silva e o Bacharel em Ciências da Computação Joel da Rosa.

Logo e interface do aplicativo e-licencie.

O aplicativo tem como objetivo gerenciar e controlar os processos de licenciamentos e condicionantes ambientais de forma a permitir que o empreendedor não pague multa por atrasos indevidos nas licenças.

De acordo com os criadores:

Os prestadores de serviços na área de meio ambiente (tais como escritórios, técnicos e profissionais liberais) lidam com as necessidades constante de atender prazos legais e exigência de suas licenças em órgãos como FATMA, DNPM, prefeituras, fundações municipais, entre outros.

Em cinco anos, em Santa Catarina, foram emitidas 254 autos de infração para postos de combustíveis, gerando um passivo financeiro na ordem de R$ 1,15 milhão em multas.

O aplicativo ainda garante, de forma simples, que o profissional seja avisado quando os prazos das licenças estiverem encerrando, fazendo com que o profissional tenha mais tranquilidade e confiança e possa realizar outras atividades.

O aplicativo alerta e avisa se as licenças estão em dia.

Outra vantagem do aplicativo é que quando o profissional estiver realizando suas atividades em campo, o aplicativo, mesmo sem conexão com a internet, fornece a consulta quanto a situação das atividades, dando mais agilidade nas tomadas de decisões.

Hoje, o aplicativo encontra-se na versão Android, mas  atualmente esta sendo desenvolvido a versão web que permitirá que ele funcione em qualquer sistema operacional.

2. Forest Files

O aplicativo Forest Files foi desenvolvido pelo Engenheiro Ambiental Lucas Correa.

Aplicativo Forest Files.

O engenheiro trabalhava com licenciamentos ambientais e mantinha contato com diferentes profissionais, desde biólogos, engenheiros agrônomos até engenheiros florestais.

O profissional notou que uma das reclamações entre os engenheiros florestais era na execução de atividades relacionadas a elaboração de inventários florestais e foi por meio desta reclamação que o engenheiro teve a ideia de criar um aplicativo.

O aplicativo elimina a necessidade de fichas de campo, pois dentro dele, você pode cadastrar os seus dados, organizar os registros fotográficos e registrar as coordenadas da parcela. Além disso, o aplicativo possui um banco de dados com mais de 600 espécies.

De acordo com Correa, quando o engenheiro florestal estiver realizando a coleta de informações para seu inventário, seja em uma mata nativa ou plantada, basta inserir os dados no aplicado, pois:

“O Forest Files já vem com muitas informações, como, por exemplo, as espécies cadastradas. Basta digitar a altura e o diâmetro e, se quiser, dá para inserir imagens e as coordenadas de cada parcela. Assim, o erro amostral é coletado de forma automática”.

Ele ainda realiza cálculos que antes precisavam ser tabulados, tais como 0 erro amostral, e se o nível de informações for suficiente, o engenheiro não precisa mais voltar ao local para buscar outros dados.

Assim, logo após o trabalho de campo, basta exportar os dados do aplicativo para o computador e joga-las no software Excel com as informações devidamente organizadas.

O aplicativo pode ser instalado em  celulares smarthphones e em tablets que tenham o sistema Android e IOS a partir da versão 3.0.

3. Ambiental SC

O Aplicativo Ambiental SC, foi desenvolvido pelo Centro de Informatica e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC).

Aplicativo Ambiental SC.

A ferramenta foi desenvolvida para auxiliar no controle da população de javalis presentes nas propriedades rurais da Serra Catarinense. O aplicativo possibilita a interação com proprietários rurais, controladores, órgãos públicos e policia ambiental.

O aplicativo facilita a expedição de permissões para o abate de javalis em Santa Catarina, além de fornecer dados em tempo real sobre capturas, abates, danos e visualizações dos animais.

De acordo com o CIASC:

O animal é considerado pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) como uma das cem espécies invasoras mais perigosas do mundo e causando prejuízos no meio rural.

Esse é um exemplo da ação do Estado em que a Polícia Ambiental fez o estudo de caso e definiu a melhor forma de atuar, enfrentar o problema e dar à população a resposta mais eficiente e adequada.

Atualmente o aplicativo já está disponível no Google Play e na Apple Store.

4. Pollution

Pollution é um aplicativo desenvolvido para indicar a poluição atmosférica da cidade a qual você se encontra – Ele utiliza dados secundários, possibilitando ao usuários avaliar a qualidade do ar.

Aplicativo Pollution.

O aplicativo possui mais de 1300 cidades cadastradas pelo mundo, incluindo cidades brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador e Porto Alegre. O sistema do aplicativo funciona por meio do Google Maps.

Medição da qualidade do ar por meio do aplicativo.

O aplicativo possibilita ao usuário verificar a poluição do ar, da água, do solo e a interferência de ondas de rádio captadas por meio de 39.341 pontos de medição.

Atualmente, o aplicativo pode ser baixado gratuitamente pelo iOS.

6. UNEP Carbon Calculator

O aplicativo UNEP Carbon Calculator foi desenvolvido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

Aplicativo UNEP Carbon Calculator.

O aplicativo auxilia no cálculo do impacto da emissão de gás carbônico na natureza, com o objetivo de reduzir o efeito estufa. Pois afinal, não é só a camada de ozônio que sofre com a emissão de gases poluentes.

As internações por doenças respiratórias, por exemplo, cresceram sendo que em em 2012, cerca de 7 milhões de pessoas morreram devido à poluição do ar. (Organização Mundial da Saúde – OMS).

O aplicativo é em inglês e é gratuito, estando disponível para iOS, mas caso você tenha o Android, não fique preocupado, você pode baixar o aplicativo My CO2 Calculator.


Podemos ver que a preocupação, tanto em facilitar o trabalho dos engenheiros como em auxiliar na redução e minimização dos problemas ambientais, é crescente.

Seja por meio de aplicativos ou novas técnicas de tratamento, o objetivo é um só, fornecer subsídios e ferramentas para melhorar as condições ambientais, sociais e econômicas.

E você, o que achou dos aplicativos? Não deixe de comentar o aplicativo que você utiliza profissionalmente e não consegue viver sem.



Clique na figura abaixo e assine nossa lista de emails para receber nosso ebook "Como criar mapas de localização com ArcGIS 10.x".

Apostila Mapa de Localização Banner

Author: Émilin CS

Engenheira ambiental. Têm experiência na área de saneamento e gestão ambiental, buscando soluções usando QGIS e Bizagi. Atua na área de modelagem matemática para rompimento de barragens com software HEC-RAS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *