Como corrigir erros no sumário do Word

Trabalhe de forma eficiente usando o MSWord – Crie sumários e resolva seus problemas associados.

É comum no final de todo relatório, seja ele acadêmico ou profissional, inserirmos um sumário. O sumário é a enumeração das divisões, seções, capítulos e outras partes do documento, seguindo a mesma ordem e grafia em que a matéria é apresentada. A construção do sumário é uma das últimas tarefas a serem feitas em um trabalho.

O Microsoft Word permite que o usuário adicione sumários automáticos aos seus documentos. Com o recurso, o número da página e título dos capítulos são atualizados automaticamente após qualquer alteração no corpo do texto. A função é útil, especialmente para quem está fazendo trabalhos grandes, como artigos acadêmicos e TCCs.

E ai começam os problema. Títulos somem, mudanças de estilos (cor e letras) e desconfigurações. Como resolver tais problemas quando geramos um sumários?

Muitos desses problemas podem ser de fácil resolução, como por exemplo, quando um titulo não aparece, basta “Alterar o nível de uma entrada do sumário”, ou seja, para alterar o nível de uma entrada no sumário, é necessário alterar o nível do título desse texto no corpo do documento.

Como fazer alterar o nível de entrada?

Primeiramente, vá no titulo que você deseja alterar (aquele que não apareceu no sumário), e na guia Página Inicial, no grupo Estilos, clique no estilo de título que corresponde ao nível desejado.

ko
Grupo Estilos no Microsoft Word.

Na guia Referências, no grupo Sumário, clique em Atualizar Tabela.

Sem tít2ulo
Grupo Sumário.

Clique em Atualizar o índice inteiro e em OK. O título deve então aparecer no seu sumário.

Mas, se mesmo realizando este procedimento seu titulo ainda não aparecer, não entre em pânico, explicarei aqui como resolver seu problema. Preparado? Vamos lá.

O que pode ter acontecido é que seu sumário está configurado apenas para aparecer os níveis referentes à alguns títulos – por exemplo, titulo 1, 2 e 3 – e o titulo 4 e 5 não irão aparecer, mesmo se os estilos forem alterados.

Inserindo mais níveis de entrada

Para resolver este problema, você pode alterar a quantidade de níveis de título exibida no sumário ao substituir o sumário existente por um que desejar. Com o seu word aberto vá em guia Referências:

1lo
Inserindo um novo sumário.

Depois, clique em Inserir Sumário.

Sem tít1ulo
Como inserir um sumário.

Na caixa de diálogo Sumário, na lista Mostrar níveis, clique no número de níveis desejado no sumário.

emiulo
Editando o número de níveis a serem exibidos no sumário.

Por exemplo, se você clicar em 2, todo texto com o estilo Título 1 ou Título 2 aplicado será exibido no sumário (os outros não serão exibidos). Quando você for perguntado se deseja substituir o sumário existente, clique em Sim e os níveis definidos irão aparecer no sumário.

Lembre-se, tome cuidado também ao copiar e colar textos de outros arquivos. Isso pode trazer outros estilos que não fazem parte do seu documento atual e no momento de gerar o seu sumário, podem atrapalhar, por exemplo, gerando o sumário incorretamente.

Caso você tenha dificuldade ou ainda ficou com dúvida, utilize o espaço abaixo nos comentários que estaremos respondendo você. Não esqueça de nos seguir no Facebook e Twitter.



Clique na figura abaixo e assine nossa lista de emails para receber nosso ebook "Como criar mapas de localização com ArcGIS 10.x".


Author: Émilin CS

Engenheira ambiental. Têm experiência na área de saneamento e gestão ambiental, buscando soluções usando QGIS e Bizagi. Atua na área de modelagem matemática para rompimento de barragens com software HEC-RAS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *