Como se formam os solos?

Você sai da sua casa e vai para diferentes locais, para a área rural da sua cidade ou para a praia, e no caminho se depara com diversos barrancos, vermelhos, amarelos e marrons (até mesmo acizentados de baixada, próximas aos rios). O solo, onde pisamos, plantamos, construímos, escavamos, pode assumir diversas cores, mas como isso acontece?

A resposta esta na sua formação, no seu “nascimento”.

[Texto originalmente publicado na Coluna Ciência e Meio Ambiente da Rádio Estação Cocal]

Solos são formados a partir da decomposição de rochas, ou seja, chove sobre a rocha, o sol seca a rocha, chove de novo, o tempo esfria, o tempo esquenta e ao longo de milhares de anos, a rocha se esfarela e vira o nosso solo. Estimativas apontam que demoraria 1000 anos para se formar apenas 1 cm de solo.

Mas não é somente o tempo, o clima e o tipo de rocha que influenciam a formação do solo, o relevo e os seres vivos também contribuem. Os solos que estão em áreas alagáveis, em baixadas, tem uma coloração diferente de solos formados em topo de morros, que também são diferentes de solos encontrados enquanto subimos no morro.

E os seres vivos? Micro-organismos, animais e florestas também contribuem para formar um solo diferenciado. Os solos encontrados na Amazônia são totalmente diferentes daqueles encontrados aqui no sul de Santa Catarina, por quê? A floresta também faz uso do solo, absorve nutrientes e água e fornece folhas e galhos (matéria orgânica), esse troca-troca também acontece por aqui, mas temos plantas diferentes, formando solos diferentes.

Tais diferenças de solos podem ser vistas subindo a Serra do Rio do Rastro (SC)(rochas diferentes, clima diferente e plantas diferentes), lá em cima, você irá perceber uma solo extremamente escuro, uma condição pouco encontrada aqui embaixo (Criciúma).
Como visto, o solo apresenta várias peculiaridades devido aos seus fatores de formação, sendo que é muito difícil e caro produzir solo, devendo ser protegido e usado com sabedoria.

Se interessou? Abaixo temos alguns links sobre o assunto.
[Vídeo / Português] Vamos falar sobre solos (https://www.youtube.com/watch?v=e8uqY0Aqcf0)
[Vídeo / Espanhol] Suelo 101 (https://www.youtube.com/watch?v=_o1OcI1h0fM)

Imagem cortesia de: mapichai no FreeDigitalPhoto.net



Clique na figura abaixo e assine nossa lista de emails para receber nosso ebook "Como criar mapas de localização com ArcGIS 10.x".


Author: Fernando BS

Engenheiro Ambiental e de Segurança do Trabalho. Atua nas áreas de recuperação ambiental, geoprocessamento e ciência do solo. Busca soluções utilizando softwares como ArcGIS, R e MATLAB.

2 thoughts on “Como se formam os solos?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *