Como usar Project Libre para gerenciar um projeto de recuperação ambiental ?

Confira nosso curso online de QGIS

Aprenda a utilizar o software Project Libre para gerenciar seus projetos ambientais. Neste tutorial, montamos um exemplo para um Projeto de Recuperação de Área Degradada.

Conforme avançamos em nossas carreiras, novos desafios vão surgindo e novas habiladades deverão ser adquiridas. Começamos realizando trabalhos campos, alimentando planilhas, e gerando a base dos relatórios para a equipe.

Com o passar do tempo, treinamos novos colegas em como fazer os procedimentos dos trabalhos de campo, mostramos como trabalhar com os softwares de engenharia, e explicamos como o relatório deverá ser montado.

Desta vez, não gerenciamos somente o nosso tempo, também acompanhamos os passos dos colegas e conforme a equipe aumenta, ferramentas mais robustas precisam ser utilizadas.

Para o gerenciamento de projetos e de equipe, uma forma de se organizar é por meio do software livre Project Libre.

O que é o Project Libre?

O Project Libre é uma alternativa gratuita ao software pago Microsoft Project, o qual possiblita seu uso em diferentes sistemas operacionais, tais como Windows, Linux e Mac.

Além disso, ele é compatível com arquivos do Microsoft Project, permite criar gráficos de Gantt, diagramas de rede, gráficos de Estrutura Analítica do Projeto e outras funcionalidades.

Você pode realizar o download do software clicando aqui [16/04/2022].

Cronograma da Recuperação Ambiental

Em atividade de mineração, as empresas são obrigadas a recuperarem o passivo ambiental deixado pelas suas atividades. O Projeto de Recuperação de Área Degradada (PRAD) é um exemplo de projeto desenvolvido visando realizar esse procedimento. E caso seja um projeto à nível executivo (diferente do conceitual), um cronograma das atividades deverá ser realizado.

Confira também: Episódio do Podcast da ACEAMB sobre Mineração (disponível também no Spotify).

Neste tutorial iremos criar um cronograma fictício de uma área minerada que estará encerando suas atividades e a equipe responsável por este processo quer melhorar a gestão por meio do software Project Libre.

Primeiros Passos no Project Libre

Após instalar o Project Libre e abrir ele, uma janela será aberta perguntando se você deseja criar um ou abrir um projeto. Vamos criar um novo clicando em Criar Projeto.

Logo em seguida, outra janela irá abrir e você deverá informar o Nome do Projeto; Gestor; Data de Início; e haverá um espaço para inserir notas. Há uma caixa marcada denominada Envio Programado (Forward Scheduled), a qual, quando marcada faz com que a data de entrega mude conforme a quantidade de dias do projeto mude também. A data de entrega ficará fixa se esta caixa for desmarcada.

Criando novo projeto no Project Libre
Criando novo projeto no Project Libre

Ao clicar em OK, você terá acesso a uma tabela como a do Excel, onde você poderá inserir dados da Etapa (Processo ou Atividade) como:

  • Nome: Título da etapa, ou nome da atividade a ser realizada;
  • Duração: Quantos dias vai demorar para executar a atividade?
  • Início: Quando a atividade irá iniciar?
  • Fim: Quando ela irá terminar?
  • Antecessores: Atividades requisitos para executar a atividade da linha;
  • Nomes dos Recursos: Recursos humanos e de outros tipos que serão utilizados.

Neste tutorial, nosso projeto irá começar no dia 16/04/2022 e para preencher os dados citados acimas, precisamos apenas preencher a duração, e o ínicio e o fim serão preenchidos automaticamente.

Caso você precise modificar a data de início ou de fim da atividade, é possível acrescentar restrições às etapas, mas veremos isso mais adiante.

Note também que, no lado da planilha, há as datas e conforme preenchemos as etapas, o gráfico de Gantt irá se formar. Além disso, no topo da janela do programa é possível alternar para outras funções, bastante clicar em Tarefas, Recursos ou Ver.

Criando o Gráfico de Gantt

Para desenvolver o gráfico de Gantt, vamos preencher as etapas do nosso projeto de recuperação ambiental. As etapas que usaremos são apresentadas abaixo:

  • Diagnóstico Ambiental;
  • Remoção dos Contaminantes;
  • Remodelagem do Terreno;
  • Calagem e Adubação;
  • Plantio das Espécies Indicadas;
  • Isolamento da Área;
  • Monitoramento Ambiental.

Após inserir esses nomes na tabela, você já pode modificar a duração da etapa ou dar dois clique sobre elas para acessar novas opções como Prioridade, Restrições (de Data) e Notas. Aqui, vamos preencher diretamenta a quantidade de dias, conforme abaixo:

  • Diagnóstico Ambiental (180 dias);
  • Remoção dos Contaminantes (15 dias);
  • Remodelagem do Terreno (30 dias);
  • Calagem e Adubação (5 dias);
  • Plantio das Espécies Indicadas (5 dias);
  • Isolamento da Área (10 dias);
  • Monitoramento Ambiental (180 dias).

Após inserir os dias, também vamos inserir os Antecessores, ou seja, quais etapas dependem de quem. No nosso caso, temos que a etapa final, Monitoramento Ambiental depende do Plantio das Espécies Indicadas, que depende da Calagem e Adubação, que depende da Remodelagem do Terreno, que depende da Remoção dos Contaminantes, que, por fim, depende do Diagóstico Ambiental. A etapa Isolamento da Área depende da atividade Remoção dos Contaminantes.

Ao fim deste processo, você terá algo como a figura abaixo. Cabe lembrar que podemos ainda adicionar subtarefas entre as linhas já existentes e clicar sobre o botão Identar para agrupar as subtarefas à tarefa principal.

Etapas do nosso projeto fictício de PRAD.
Etapas do nosso projeto fictício de PRAD.

Note que no gráfico de Gantt, já temos o caminho crítico, em vermelho, ou seja, as etapas que, se atrasadas, irão comprometer o prazo final de entrega do projeto.

Adicionando Recursos ao Projeto

Agora que temos as nossas etapas preenchidas, vamos colocar os recursos humanos no nosso projeto. Também podemos adicionar recursos materiais, mas iremos ficar somente com o RH.

Para adicionar novos recursos humanos, vá na aba Recursos e em seguida, clique no botão Recursos. Nesta nova janela, você poderá preencher informações dos recursos como: Nome, EAR (Estrutura analítica de recursos), Tipo, Iniciais, Unidades Max., Custo por uso, entre outros.

Veja que algumas informações estão relacionadas aos recursos materiais.

Agora, vamos adicionar nossa equipe ao Project Libre. Abaixo mostramos ela.

  • Eng. Ambiental (AMB);
  • Eng. Civil (CIV);
  • Biólogo (BIOL);
  • Geólogo (GEOL);
  • Analista 1 e 2 (A1 e A2);
  • Estagiário 1 e 2 (E1 e E2)

Lembrando que PRAD têm equipes multidisciplares, então a formação dos profissionais pode variar conforme local ou a área em estudo. A figura abaixo mostra o resultado após inserir os profissionais.

Equipe multidisciplinar do PRAD.
Equipe multidisciplinar do PRAD.

Agora que já temos nossa equipe adicionada, podemos retornar para a aba Tarefas e vincular os profissionais às suas etapas. Dê dois cliques sobre a etapa desejada e uma nova janela será aberta. Nela, vá em Recursos, clique no botão Atribuir Recursos e selecione os profissionais envolvidos e a quantidade de unidades usadas para aquela etapa.

Atribuindo Recursos às Tarefas.
Atribuindo Recursos às Tarefas.

Após preencher os recursos em todas as etapas, você pode clicar na aba Recursos ou nos botões no topo direito do software para avaliar a distribuição dos recursos ao longo das atividades.

Análise de diferentes recursos na gestão do projeto.
Análise de diferentes recursos na gestão do projeto.

É claro que no nosso projeto não temos muitas etapas que ocorrem em conjunto, mas podemos usar as ferramentas para analisar a carga de trabalho dos profissionais da equipe.

Com o trabalho inserido no Project Libre, você pode gerenciar os recursos da equipe, bem como acompanhar as datas e os prazos. No caso da versão para computador, não é possível gerenciar multiplos projetos em um arquivos diferentes, sendo necessário acrescentar várias linhas no projeto para diferenciar os projetos. A versão cloud permite esse tipo de gestão.

Caso tenha alguma dúvida sobre o Project Libre, utilize os comentários para enviar sua dúvida.



Clique na figura abaixo e assine nossa lista de emails para receber nosso ebook "Como criar mapas de localização com ArcGIS 10.x".

Apostila Mapa de Localização Banner

Author: Fernando BS

Engenheiro Ambiental e de Segurança do Trabalho. Atua nas áreas de geoprocessamento, mineração e hidrologia. Busca soluções utilizando softwares como QGIS, R e Python.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *