10 Blogs de Engenharia que Todo Engenheiro deve Seguir

Confira nosso curso online de QGIS

Quem disse que engenheiros não sabem escrever esta muito enganado. Por isso, selecionamos 10 blogs de engenharia que você deve acompanhar e acabar com esse preconceito de que engenheiros não sabem escrever.

Engenharia pode ser definida como a arte (ou ciência) de tornar conceitos teóricos em aplicações práticas, tais como pontes, motores, navios e plantas industriais.

Esse processo é muitas vezes demorado, pois são 5 anos de graduação, onde, dependendo da especialização, estudamos cálculo, fenômenos de transporte, mecânica dos sólidos, resistência dos materiais, modelagem matemática, estatística e muitas outras disciplinas.

Ao longo desses anos, sempre estamos imersos em números, fórmulas e gráficos.

Não é a toa que os engenheiros e engenheiras têm fama de escreverem mal. Mas há exceções.

Por isso, juntamos 10 blogs que todo(a) engenheiro(a) deve acompanhar, seja para se manter atualizado, seja para buscar inspiração para escrever seu trabalho de conclusão de curso.

Acompanhe.

Engenharia Livre

Link: engenharialivre.com

O blog é mantido pelo eng. civil Douglas Moura, onde ele e outros engenheiros compartilhar ferramentas, conselhos e informações do mundo da Engenharia.

Engenheiro de Materiais

Link: engenheirodemateriais.com.br

Criado em 2015, o blog Engenheiro de Materiais é mantido pelas estudantes Viviane Kettermann FernandesCaroline Pereira Martendal para divulgar conteúdos relacionados à ciência e engenharia de materiais.

Engenharia Moderna

Link: engenhariamoderna.net

O Engenharia Moderna foi criado pelo eng. civil Antônio Augusto Sousa Siqueira com o intuito de compartilhar noticiais e conhecimentos, além disso, aborda o universo da engenharia de modo geral, desde carreira até tópicos específicos.

Engenheiro Caiçara

Link: engenheirocaicara.com

Blog criado pela técnica em edificações Amanda Lima e o técnico em eletrônica Yhan Christian. Ambos estudantes de Engenharia. Eles trazem matérias e tutoriais sobre arduino, mecânica dos solos, construção civil, entre outros.

Mais engenharia

Link: maisengenharia.altoqi.com.br

O Mais Engenharia é um blog mantido por vários profissionais, entre eles engenheiros civis, eletricistas e sanitaristas, sendo que os temas abordados encontram-se dentro dessas áreas técnicas. Eles também abordam temas como carreira e estágios.

Blog da qualidade

Link: blogdaqualidade.com.br

Escrito por diferentes profissional, o nome do blog diz o foco deles: Qualidade. Então, se você está buscando algo relacionado à ISO 9.000, carreira e gestão, este blog é para você.

  • O que é uma matriz de riscos?: Veja como você criar uma matriz de riscos para os seus processos e avaliá-los e classificá-los;
  • ISO 9001:2015: Postagem concentrando tudo que os autores escreveram sobre ISO 9001, desde do contexto da organização até a melhoria contínua.

Seleção engenharia

Link: selecaoengenharia.com.br/blog/

Blog voltado para carreira e oportunidades nas diferentes áreas de engenharia, aborda temas como currículo, networking e gestão da carreira.

Inovação tecnológica

Link: inovacaotecnologica.com.br

Todo engenheiro deve se manter atualizado e o Inovação Tecnológica é uma boa ferramenta para nos auxiliar nessa tarefa. Notícias de várias áreas, desde meio ambiente à física quântica.

Engenharia é

Link: engenhariae.com.br

O Engenharia É não bem um blog, mas merece destaque em função da abrangência de notícias de ciências, empregos e engenharia. Além disso, um de seus objetivos é a divulgação científica, contribuindo para a erradicação do analfabetismo científico do Brasil.

Blog da Engenharia

Link: blogdaengenharia.com.br

Criado por Eduardo Cavalcanti junto ao Eduardo Mikail em 2011, o Blog da Engenharia busca compartilhar informações sobre engenharia, tecnologia e mercado de trabalho, sendo os textos escritos por diversos profissionais.

[+BÔNUS]

Engenheiro Recém-Formado: Fidelizar Clientes – 10 dicas essenciais para atrair e manter seus clientes.

BetaEQ – Blog de Engenharia Química: Filtração por batelada ou filtração contínua, qual escolher?

Engenheiro de Custos: 7 Passos Essenciais Para Elaborar Uma Planilha de Orçamento de Obra Sem Erros


Faltou o seu blog? Apresente ele nos comentários para que possamos também visitá-lo.



Clique na figura abaixo e assine nossa lista de emails para receber nosso ebook "Como criar mapas de localização com ArcGIS 10.x".

Apostila Mapa de Localização Banner

Author: Fernando BS

Engenheiro Ambiental e de Segurança do Trabalho. Atua nas áreas de geoprocessamento, mineração e hidrologia. Busca soluções utilizando softwares como QGIS, R e Python.

17 thoughts on “10 Blogs de Engenharia que Todo Engenheiro deve Seguir”

    1. Obrigado Luciana.

      Ficamos felizes que tenha gostado, nosso objetivo é ajudar outros profissionais a melhorar suas habilidades, tanto nos softwares que utilizamos, quanto na escrita.

  1. Que surpresa boa foi ver meu blog listado! Obrigada pelo divulgação, Fernando.

    Além do mais, excelente artigo, parabéns! Esse mito de que engenheiro só é bom na área de exatas e não sabe escrever bem deve ser combatido. Não é à toa que temos esses e outros blogs de engenharia na internet para provar isso.

    Acredito que só temos a ganhar quando compartilhamos nossas experiências e vivências com nossos colegas e parceiros da engenharia. Isso só nos fortalece ainda mais como profissionais e nos une como comunidade.

    Grande abraço!

    Engª Viviane – Blog Engenheiro Recém Formado

    1. Obrigado Viviane Alves,

      E muito bem observado, divulgar nosso conhecimento e experiência nos fortalece como profissionais, além disso, também contribui para a sociedade.

  2. Olá. Gostaria de saber se existe algum blog (ou site) voltado para a área da Engenharia Mecânica.
    Penso em começar a fazer o curso , mas não sei por onde iniciar. Já pesquisei quais áreas de atuação existem , valor inicial de salário , pós graduação , entre outras coisas.
    Uma coisa que gosto muito é de engrenagens. Alguma dica ?

    1. Boa noite Felipe,

      Não tenho muito contato com o pessoal da engenharia mecânica, mas uma sugestão para você tirar suas dúvidas é encaminhar emails para as coordenações dos cursos de engenharia mecânica, conversar com profissionais formados (LinkedIn pode ser uma ferramenta para isso) ou buscar sites de orientação profissional. Sucesso.

  3. Muito Legal a lista pessoal!

    Queria apresentar o meu blog: é o Joby.

    Ele não é especializado apenas em Engenharia, mas sim nas Ciências Exatas como um todo.
    Falamos sobre os cursos e suas profissões.

    Recentemente, publiquei um Guia Definitivo sobre a Faculdade de Engenharia Civil, com gráficos, depoimentos de estudantes, profissionais do setor e recrutadores de grandes empresas.
    Olha só:

    https://joby.com.br/engenharia-civil/

    O que acharam?
    Tem muito mais por lá. Publicamos semanalmente!

    Adoraria fazer parte desta lista 🙂

    1. Bom dia Guilherme, muito legal a sua postagem. Achei interessante a sua abordagem, colocar o testemunho de engenheiros formados e recém-formados ficou muito bom. Fora que a matéria esta bem completa. Sucesso.

  4. Olá Fernando, muito legal o seu post. Agora os engenheiros podem consultar esses 10 blogs. E por sinal estamos nos aproximando do Dia do Engenheiro Civil que será dia 25 de Outubro. Parabéns a todos os engenheiros e engenheiras civis que ergueram sólidas construções e contribuem para nosso desenvolvimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *