O que é Inovação Tecnológica? Entrevista com Elidio Angioletto

Confira nosso curso online de QGIS

Você sabe o que é inovação tecnológica? Inovação radical ou incremental? Entrevistamos o Dr. Elidio Angioletto para nos responder essas perguntas, contar seu histórico profissional e falar sobre inovação tecnológica.

Ouvimos falar de inovação tecnológica todos os dias. Que as empresas devem inovar, que as universidades devem inovar, que você deve inovar.

Mas para poder inovar, precisamos conhecer muito bem seus princípios, suas bases.

Pensando nisso, o Blog 2 Engenheiros e a startup e-licencie, em seu 3º webinar, entrevistamos o Dr. Elidio Angioletto para nos contar um pouco sobre sua trajetória profissional, seus projetos, o que é inovação tecnológica e como ele incentiva inovação e inova.

[Quer conferir somente a entrevista? Clique aqui.]

O que é inovação tecnológica?

Joseph A. Schumpeter contribuiu significativamente detalhando os conceitos de inovação e empreendedorismo, sendo o primeiro definido como:

“Processo de mutação industrial, o qual revoluciona constantemente e internamente a estrutura econômica, sempre destruindo a antiga e sempre criando uma nova”.

A OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) define inovação como um conjunto de etapas científicas, tecnológicas, organizacionais, financeiras e comerciais que conduzem à processos ou produtos novos ou melhorados.

Temos vários exemplos desses produtos e processos no nosso cotidiano, vejamos alguns exemplos:

  • Netflix, Hulu e Crackle: Eles não inventaram o cinema, não inventaram a internet, muito menos o computador – Mas juntaram todas essas ideias e inovaram fornecendo um novo tipo de serviço, streaming de filmes e séries;
  • Uber, Cabify e 99Taxis: Novamente, eles não reinventaram a roda, mas conectaram aqueles que precisavam se locomover àqueles que poderiam fornecer esse serviço;
  • Telefone, Lâmpada, Carros, Vacinas: Note que todos esses produtos não existiam antes de serem concebidos, ou seja, foram resultados de uma inovação, uma inovação radical.

O artigo “A Implementação de Inovação Radical em Empresas Maduras” publicado por Richard Leifer e colaboradores na Revista de Administração de Empresas demonstra mais exemplos de inovações radicais.

Os autores, ao avaliarem as 12 empresas que tinham projetos de inovação, levantaram sete fatores que tornaram as inovações bem-sucedidas, entre elas estão o desenvolvimento de um centro/departamento de pesquisas,  capacitação para captação de recursos e encontrar as pessoas certas.

Quem pode fazer inovação tecnológica?

Todos nós podemos inovar.

Mas o processo de inovação fica mais fácil se trabalharmos em equipes, especialmente equipes multidisciplinares. Esse é um dos pontos fundamentais para buscarmos inovação tecnológica em nossas empresas.

Trabalho em equipe é uma peça fundamental na inovação tecnológica.
Trabalho em equipe é uma peça fundamental na inovação tecnológica. Foto por rawpixel.com no Unsplash.

Os engenheiros ambientais já ouviram bastante esse termo. Escutamos várias vezes ao longo da nossa graduação. Mas por que equipes multidisciplinares são importantes para a inovação?

Normalmente, ao longo da nossa carreira profissional, nos especializamos.

E ao nos especializarmos, deixamos de aprender outros temas, pois nosso tempo e nossa energia é limitada.

Assim, muitas vezes, a inovação que pretendemos implementar abrange outras áreas de estudo. Áreas que não dominamos. Por isso, você consulta outros profissionais, profissionais que podem solucionar seu problema e auxiliar sua busca pela inovação.

A participação do Engenheiro nas Inovações

Por mais que tenhamos uma equipe multidisciplinar, os engenheiros acabam tendo um papel fundamental nesse processo.

Por esse motivos e outros, entrevistamos o engenheiro químico Elidio Angioletto para falarmos um pouco de inovação tecnológica. Clique na imagem abaixo e confira nossa entrevista.

Entrevista com Elidio Angioletto
Clique na imagem para assistir a entrevista com Elidio Angioletto

Confira também o site da startup e-licencie e facilite o gerenciamento das suas licenças ambientais.

Veja também: Gestão de Equipes em Projetos Ambientais – Entrevista com Clóvis Norberto Savi | Como obter melhores resultados em sua Consultoria Ambiental.

Fontes Consultadas

LEIFER, R.; O'CONNOR, G.C.; RICE, M. A Implementação de Inovação Radical em Empresas Maduras. Revista de Administração de Empresas. São Paulo, v. 42, n. 2. pg. 17-30.

RETIS - L'innovation en réseau. L'innovation, c'est quoi? Disponível em: <http://www.retis-innovation.fr/Tout-savoir-sur-l-innovation/L-innovation-c-est-quoi>. Acesso em 11 nov. 2017.

ŚLEDZIK K. Schumpeter’s view on innovation and entrepreneurship. In: Management Trends in Theory and Practice, Faculty of Management Science and Informatics, University of Zilina & Institute of Management by University of Zilina. 2013.


Clique na figura abaixo e assine nossa lista de emails para receber nosso ebook "Como criar mapas de localização com ArcGIS 10.x".

Apostila Mapa de Localização Banner

Author: Fernando BS

Engenheiro Ambiental e de Segurança do Trabalho. Atua nas áreas de geoprocessamento, mineração e hidrologia. Busca soluções utilizando softwares como QGIS, R e Python.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *