Gestão de Equipes em Projetos Ambientais – Entrevista com Clóvis Norberto Savi

Confira nosso curso online de QGIS

Equipes multidisciplinares englobam vários profissionais. Como gerenciar essa equipe? Confira a entrevista com o geólogo Clóvis Savi e descubra como.

É comum ao realizarmos grandes projetos ambientais trabalharmos com uma equipe multidisciplinar.

A equipe multidisciplinar envolve vários profissionais de diferentes áreas  como: biologia, engenharia civil, engenharia ambiental, geografia, dentre outros.

Mas, para que os projetos ou até mesmo a relação entre essas pessoas ocorra de forma tranquila, afinal de contas, estamos trabalhando com várias pessoas com temperamentos, jeitos e qualidades diferentes.

Precisamos de um bom gestor.

Um gestor é a pessoa responsável por planejar e dirigir o trabalho de um grupo de indivíduos, monitorando o trabalho e tomando medidas corretivas quando necessário.

Em um projeto ambiental o gestor vai:

  • Integrar a equipe;
  • Organizar o escopo de trabalho;
  • Tempo do projeto;
  • Gerenciar o custo;
  • Qualidade do Trabalho;
  • Recursos Humanos;
  • Comunicação;
  • Assumir riscos de aquisições; e
  • Manter a equipe motivada e unida.

Podemos dizer que um gestor tem que ter um certo conhecimento de todas áreas, tais como: vendas, finanças e psicologia. Pois, além de coordenar uma equipe, ele precisa entender e lidar com cada pessoa, de forma diferente.

Quando trabalhamos com grande projetos, o tempo e a pressão são coisas que precisamos gerenciar de modo que não prejudique o projeto e muito menos o relacionamento da equipe.

Na ultima quinta-feira, dia 28/09/2017, estivemos realizando o 2° webinar e-licencie em parceria com o blog 2 Engenheiros com o tema “Gestão de Equipes em Projetos Ambientais“.

Durante o webinar, tivemos a oportunidade de entrevistar o geólogo Clóvis Norberto Savi, um excelente profissional, com mais de 40 anos de experiência.

Dentre sua gama de experiências de trabalho, Clóvis atuou em diversas atividades e uma delas foi a de gestão e coordenação de equipes de projetos ambientais.

Ele conhece como ninguém as dificuldades em coordenar essas equipes.

Para quem não teve a oportunidade de assistir ao webinar no dia (28/09),  segue abaixo o vídeo com a entrevista completa.

https://youtu.be/vC3tWzyvdwg

Ou se preferir, você pode baixar o audio e ouvir no seu carro. 😉

E ai gostou da entrevista? Fique a vontade para deixar comentários, dúvidas e sugestões de temas para os próximos webinars.



Clique na figura abaixo e assine nossa lista de emails para receber nosso ebook "Como criar mapas de localização com ArcGIS 10.x".

Apostila Mapa de Localização Banner

Author: Émilin CS

Engenheira ambiental. Têm experiência na área de saneamento e gestão ambiental, buscando soluções usando QGIS e Bizagi. Atua na área de modelagem matemática para rompimento de barragens com software HEC-RAS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *