9 Razões para participar do SBEA

Confira nosso curso online de QGIS

Por que participar de eventos científicos? Veja no Blog 2 Engenheiros 9 razões para se inscrever em um.

O Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambiental (também chamado de SBEA) é um evento que reúne diversos profissionais, acadêmicos e professores de diferentes universidades, empresas e estados. Todos reunidos para trocar experiências, apresentar seus trabalhos científicos e discutir temáticas relacionadas à engenharia e o meio ambiente.

Você pode pensar que participar de eventos científicos é uma perda de tempo, mas vamos apresentar para você nove motivos para se inscrever neles, seja o SBEA, seja o SINRAD ou até mesmo o Congresso Brasileiro de Ciência do Solo.

Um pouco sobre o IX SBEA…

O evento esta sendo organizado pela Associação Mineira de Engenheiros Ambientais – AMEA, com apoio da Associação Nacional dos Engenheiros Ambientais – ANEAM e suporte das demais entidades de classe da categoria no Brasil. Ele está em sua nona edição e a capital do Estado de Minas Gerais – Belo Horizonte – foi escolhida para sediar esse evento.

O IX SBEA esta sendo realizado em conjunto com o Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Ambiental (ENEEAmb), que está em sua décima quinta edição e é organizado pela Executiva Nacional dos Estudantes de Engenharia Ambiental – ENEEA e sua respectiva Comissão Local.

Além do ENEEAmb, também acontecerá o III Fórum Latino Americano de Engenharia e Sustentabilidade, o qual promoverá a integração dos interessados de áreas correlatas de toda América Latina, visando discutir soluções sustentáveis para o futuro.

O IX SBEA ocorrerá entre os dias 24 e 28 de julho de 2017.

Os três eventos tem como intuito capacitar os profissionais da área por meio de debates sobre questões ambientais atuais, soluções inovadoras e novas tecnologias. Além de promover a interação entre os estudantes, profissionais e a comunidade latina, visando estimular a troca de experiências e a construção de uma boa rede de relacionamentos.

O evento apresenta como principal objetivo alinhar o foco econômico com ações que visam o bem-estar social e ambiental nos países latino americanos, além de apresentar o seguinte tema: “Engenharia Ambiental: Fomentando a Integração da Ciência, Tecnologia e Gestão ao Meio Ambiente e à Sociedade”.

Agora que você sabe como Foi pensando nisso que resolvemos apresentar aqui 9 razões pelas quais você não deve deixar de ir no SBEA.

01 – Amplie sua rede de contatos

Como já foi citado anteriormente, o evento permite com que você entre em contato com diversos profissionais de outros estados ou até mesmo de outros países.

De acordo com o Gestor Robson Oliveira:

A força e a longevidade da sua rede de contatos dependem mais da qualidade das conexões estabelecidas que da quantidade de pessoas que está nela. Em uma palestra, conferência, cursos e outros eventos, busque um envolvimento com pessoas novas, ao invés de se manter em grupos conhecidos. Tente fazer perguntas sobre a outra pessoa, em vez de falar de si, da sua empresa ou de sua pesquisa logo de início. Demonstrar interesse e construir uma conversa é essencial e pode revelar mais sobre oportunidades de crescimento que poderão ser aproveitadas futuramente.

 

E lembre-se, esse contato é muito importante, seja para sua empresa ou para sua pesquisa acadêmica.

02 – Se manter atualizado

O evento possibilita a você profissional ou acadêmico o conhecimento de novas tecnologias. Hoje vivemos em uma era em que é imprescindível a busca por conhecimentos, sendo que a informação assume uma importância crescente, e uma necessidade para qualquer setor da atividade humana devido a tantas transformações que estamos presenciando.

É comum nos deparamos com novos conceitos e tendências, e muitas vezes nos surpreendemos com a velocidade com que estão ocorrendo e afetando nossas vidas.

E para nós, profissionais da engenharia ou áreas afins, conhecer o que há de novo nos facilita tanto no trabalho, na área acadêmica ou até mesmo na busca de novos trabalhos.

03 – O que outros profissionais estão fazendo?

Outra razão bastante importante é descobrir o que outros profissionais ou pesquisadores estão fazendo. Pois muitas vezes, nos fechamos com os problemas de nossa região e esquecemos o resto do mundo.

Ver a pesquisa de outras pessoas muitas vezes nos possibilita compreender o que estávamos fazendo de errado ou ainda o que poderíamos estar melhorando.

Imagine você, acadêmico que esta realizando sua tese, TCC, ou você que ainda está encontrando dificuldade para solucionar um problema em sua empresa e vai em um evento científico como o SBEA e lá se depara com novas tecnologias, troca ideias com outros profissionais. Ao término do evento, você sai de lá com sua pesquisa resolvida ou melhor ainda, consegue resolver o problema em seu trabalho.

04 – Novos ares, novas ideias

É comum quando visitamos outras cidades percebermos seus problemas e suas dificuldades. No SBEA, cada evento é realizado em uma cidade diferente, isso é bom pois assim conhecemos novas cidades e vemos suas dificuldades, seja no ramo da pesquisa, empreendimento da cidade e até mesmo seu mercado de trabalho.

Muitas vezes esta troca de ares nos fornecem ideias para pesquisas ou quem sabe novos trabalhos, vendo que estamos em contato com vários profissionais.

05 – Oportunidades de negócios

Outra razão bastante importante para se visitar o evento é que durante o evento, você estará em contato com diferentes universidades e empresas.

Isso possibilita fechar novos negócios, fazendo com que sua empresa seja conhecida. Ou quem sabe, você, acadêmico que está querendo aquela bolsa de estudos ou conversar com tal professor, consiga realizar tudo isso durante o evento.

06 – Apareça, mostre seu trabalho

Até agora você conheceu novas pessoas, novas tecnologias, descobriu o que os outros estão pesquisando ou trabalhando, conheceu novas cidades e fechou o seu negócio. Mas ai você me pergunta, diante de tudo isso, tem mais alguma razão para participar do SBEA?

Tem sim pessoal, o evento ainda permite que você possa mostrar seu trabalho ou sua pesquisa. Pois durante o evento, você pode apresentar seu artigo em exposições orais, banners ou ainda pode alugar um espaço e mostrar os produtos que sua empresa fornece.

07 – Novas possibilidades de estudos

Digamos que você é um acadêmico e esta fazendo o seu TCC, ou ainda esta pensando em fazer seu mestrado ou doutorado, durante todo o evento, sejam nas palestras, apresentações ou nos intervalos, você estará em contato com diversos profissionais e pesquisadores.

Isso possibilita a troca de experiências, ideias, sugestões e críticas – e quando você sair do evento, poderá ter seu TCC, dissertação ou até mesmo sua tese, encaminhados.

08 – Gastronomia Local

Mas além de pesquisas, aprendizado e fechamento de negócios, você ainda pode conhecer a gastronomia local. Nós sabemos que cada cidade possui as suas especialidades, comidas tipicas da região e isso sem dúvida nenhuma é muito bom.

O evento deste ano irá ocorrer em Minas Gerais e pessoal, não deixem de experimentar as especiarias da região, como o pão de queijo e os doces mineiros.

 

Então já se decidiram? Acredito que se estavam na dúvida, agora que falei da gastronomia local, vocês já se decidiram não é mesmo? Mas calma pessoal, ainda tem mais uma razão e essa sem dúvida nenhuma é a mais importante.

09 – Ambiente para ter ideias

Essa sem dúvida é umas das melhoras razões para que você não deixe de ir no SBEA deste ano. Nós sabemos que em eventos onde se reúnem diferentes profissionais e pesquisadores temos um ambiente ideal para propiciar ideias e ativar nossa criatividade.

Todos sabemos que ações criativas fazem a diferença e conferem uma posição de destaque, porém, nos acostumamos a simplesmente aceitar que não somos tão aptos a usá-la e acabamos por não aprimorar nosso processo criativo. James Altucher destaca que nossa criatividade é como um músculo e sempre precisa ser exercitada.

A criatividade possibilita que você adquira certa autonomia, que o leva a adotar uma postura empreendedora na vida profissional, acadêmica e pessoal. Você utilizará ela nas situações em que precisa encontrar soluções para determinados problemas, como por exemplo, criação de novos produtos, ideias para artigos ou ainda para entrar em um novo ramo de trabalho.

Então, com todas essas razões, você ainda vai perder o SBEA deste ano?

Entre agora na página do evento https://9sbea.eng.br/ix-sbea-2017/ e faça sua inscrição.



Clique na figura abaixo e assine nossa lista de emails para receber nosso ebook "Como criar mapas de localização com ArcGIS 10.x".

Apostila Mapa de Localização Banner

Author: Émilin CS

Engenheira ambiental. Têm experiência na área de saneamento e gestão ambiental, buscando soluções usando QGIS e Bizagi. Atua na área de modelagem matemática para rompimento de barragens com software HEC-RAS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *