Munsell e as Cores do Solo (III)

Confira nosso curso online de QGIS

Aprenda como utilizar a carta de Musell para determinar a cor do solo.

A classificação do solo é obtida através de uma avaliação dos dados morfológicos, físicos, químicos e mineralógicos do perfil que o representam. Aspectos ambientais do local do perfil, tais como clima, vegetação, relevo, material originário, condições hídricas, características externas ao solo, relações solo-paisagem e as cores do solo são também utilizadas.

A cor é um atributo útil para caracterizar solos e sua determinação constitui importante fonte de informação para a pedologia. A cor é determinada no campo ou em laboratório, pela sua comparação visual com padrões existentes em cartas de cor de Munsell.

A Carta de Munsell, é uma ferramenta utilizada na agronomia, engenharia ambiental e na geografia (pedologia), para identificação da cor de um solo (lembrando que ela também é utilizada para determinar cores de plantas e rochas).

O sistema consiste em um caderno com uma série de exemplos de cores relacionadas a um código, são eles: Matiz, Valor e Croma.

O primeiro (matiz) refere-se a cor propriamente dita. O valor indica a proporção das cores branco e preto na amostra, enquanto o croma menciona a contribuição dos tons de cinza.

O método de identificação de cores através da carta de Munsell é muito utilizado, graças a sua praticidade e baixo custo. Porém, como é baseado em um sistema de percepção visual, onde se compara uma amostra seca ou úmida de solo com as cores presentes na carta, é sujeito a falhas de interpretação.

Existe, inclusive, um teste para avaliar a percepção visual do profissional. No teste, é preciso organizar as cores para que haja uma mudança gradual da cor da direita para a cor da esquerda.

No vídeo abaixo explico como utilizar a carta de Munsell para definir a cor do solo. Aproveite e siga nosso canal no youtube.

Caso você tenha dificuldade ou ainda ficou com dúvida, utilize o espaço abaixo nos comentários que estaremos respondendo você.



Clique na figura abaixo e assine nossa lista de emails para receber nosso ebook "Como criar mapas de localização com ArcGIS 10.x".

Apostila Mapa de Localização Banner

Author: Émilin CS

Engenheira ambiental. Têm experiência na área de saneamento e gestão ambiental, buscando soluções usando QGIS e Bizagi. Atua na área de modelagem matemática para rompimento de barragens com software HEC-RAS.

2 thoughts on “Munsell e as Cores do Solo (III)”

  1. Prezados, boa tarde!

    Estou desenvolvendo um projeto de fabricação de tintas e revestimentos minerais totalmente natural, utilizando as argilas coloridas como pigmento. Gostaria de saber onde consigo comprar a Carta de Munsell, pois será de grande utilidade na composição das paletas de cores.

    Att.

    Denilson Teixeira

    1. Bom dia Denilson,

      A carta de Munsell para solos pode ser adquirida em empresas que vendem equipamentos e produtos para solos, alguns exemplos são Solotest, SoilControl e Sondaterra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *