Criando Mapas com QGIS (I)

Confira nosso curso online de QGIS

Aprenda a modificar a simbologia/estilo do seu shape no QGIS.

Construir mapas temáticos é uma atividade importante em projetos relacionados ao meio ambiente, onde a espacialização das variáveis únicas ou mesmo a comparação de diversas grandezas são um poderoso auxílio na análise ambiental.

Os mapas temáticos, para quem não conhece, são representações gráficas da superfície terrestre ilustradas de acordo com algum critério preestabelecido, a fim de designar diferentes aspectos do espaço geográfico, utilizam-se legendas e símbolos a eles correspondentes para espacializar determinados fenômenos. Os mapas temáticos podem ser divididos em qualitativos e quantitativos.

Os mapas qualitativos são aqueles que mapeiam um atributo nominal, ou seja, é tudo que pode ser expressado por meio de textos. São exemplos deste tipo de dados: nomes de bairros, regiões, estados, países, etc.

Já os mapas quantitativos tentam expressar dados representados por números ou decimais. São exemplos de mapas quantitativos a espacialização de dados numéricos como IDH, Taxa de nascimento, Renda, Densidade Demográfica, etc.

Vou ensinar aqui um passo a passo de como criar um mapa qualitativo no QGIS, versão 2.14.0 – Essen. Lembrando que você pode utilizar a versão que tiver em seu computador ou uma mais atual (você pode baixar o QGIS clicando aqui).

Utilizaremos aqui shapefile com a divisão municipal do estado do Amazonas [Faça o Download]. Ao abrir o QGIS, vá no canto esquerdo superior e de um clique em “Adicionar camada vetorial” (figura abaixo).

Sem título

Logo após (ainda na janela “Adicionar camada vetorial”), vá em buscar e selecione o arquivo Amazonas que você baixou. Clique em abrir, irá aparecer um mapa igual este abaixo, podendo variar a cor, é claro.

Sem título1222

Um detalhe a ser destacado é que para geração do mapa temático é necessário que haja na tabela de atributos os dados que se deseja espacializar. Neste nosso caso, iremos utilizar o campo REG, que divide o Amazonas de acordo com uma regionalização não oficial.

Acesse as Propriedades da camada. Poderá fazer isso acessando o menu flutuante ilustrado na imagem abaixo, clicando com o botão direito sobre a nossa Camada e posteriormente em Propriedades.

Sem título1212

Em seguida escolha a aba Estilo e altere forma de representação de Símbolo Simples para Categorizado, que é a opção utilizada para o mapeamento de dados nominais (mapa qualitativo).

Sem título1111111111117
Escolha a coluna da tabela que será a base do mapeamento (REG, neste caso). A partir dela, escolheremos as cores. Neste exemplo, no parâmetro cor do gradiente, selecionei o gradiente Spectral.

12.

Clique em Classifica. Caso queira excluir alguma das classes, clique em Exclui. Após as devidas alterações, clique em Aplicar e depois em Ok.

12.22

O resultado obtido pelas opções escolhidas na imagem acima é visualizado abaixo.

12.221

Caso você queira alterar algumas das cores, acesse novamente as propriedades da camada, clique no quadro que representa as entidades que terão suas cores alteradas, clique em preenchimento simples e altere a cor nas janelas abertas ao lado.

simbologia_qgis

Lembrando que você pode repetir o mesmo procedimento para os mapas quantitativos, porém ao acessar as propriedades da camada, conforme expliquei acima, escolha a opção de estilo Graduado.

No próximo tutorial iremos, fazer o layout deste mapa, como inserir grades, legenda e salvá-lo no formato (JPG, PDF…).

Qualquer dúvida ou dificuldade, deixe seu comentário que estaremos respondendo.



Clique na figura abaixo e assine nossa lista de emails para receber nosso ebook "Como criar mapas de localização com ArcGIS 10.x".

Apostila Mapa de Localização Banner

Author: Émilin CS

Engenheira ambiental. Têm experiência na área de saneamento e gestão ambiental, buscando soluções usando QGIS e Bizagi. Atua na área de modelagem matemática para rompimento de barragens com software HEC-RAS.

11 thoughts on “Criando Mapas com QGIS (I)”

    1. Boa noite Fabricia,

      Qual tipo de mapa você esta querendo produzir? E qual a região? Pois há diferentes geoportais para cada Estado e órgão público do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *