O que é o Horário de Verão?

Confira nosso curso online de QGIS

O que é o Horário de Verão? Ele traz algum benefício? Ou só atrapalha nosso relógio biológico?

Basta alterarmos uma hora nossos relógios e todo nosso organismo sai de sincronia. E é justamente por isso que muitos detestam o horário de verão.

Mas será que todo essa desarmonia e rancor realmente é necessário? Quais são as vantagens do horário de verão? Somente o Brasil adota ele ou outros países também fazem uso dele?

O principal propósito do uso do horário de verão é economizar energia. Ao aumentarmos o dia em 1 hora, teremos 1 hora a menos utilizando iluminação elétrica, aproveitando assim a iluminação natural provinda do Sol.

Países que adotam horário de verão.
Países que adotam (parcialmente ou integralmente em seu território) o horário de verão.

Os autores M.B.C Aries e G.R. Newsham, ao realizarem uma resenha sobre diversos estudos sobre horário de verão, levantaram que há uma redução entre 0,5-2% no consumo de energia elétrica.

Outros estudos já demonstram que o horário de verão não há efeito nenhum sobre a economia de energia. E por fim, há estudos que apontam maiores consumos durante o horário de verão.

Além disso, diferentes hipóteses e metodologias têm causado dificuldades nas comparações destes estudos (veja um pouco sobre metodologia clicando aqui), especialmente quando temos diferentes padrões de consumo, localização, clima, entre outros. Estudos com mais de 25 anos também são bastante enviesados, pois o padrão de consumo de energia mudou drasticamente para os dias de hoje.

Os autores M.J. Kotchen e L.E. Grant, ao avaliarem um experimento sobre consumo de energia elétrica residencial (em Indiana, EUA), identificaram que existe uma redução no consumo de energia devido ao uso de iluminação, mas há um aumento no consumo de energia para aquecimento e resfriamento.

Por meio do experimento e de simulações, eles observaram que há um aumento de 1 a 4% no consumo de energia.

No Brasil, o horário de verão é adotado para alterar o padrão de consumo energético (por exemplo, alterando-se horários de pico), evitando sobrecargas e investimentos em estruturas para geração e transmissão de energia, garantindo maior confiabilidade no sistema.

Embora com resultados contraditórios para economia energética, o horário de verão pode contribuir em outras situações, como para atividades de lazer, segurança e saúde pública, comércio e segurança do sistema elétrico. Mesmo assim, não há consenso se tal prática traz benefícios para a sociedade, devendo-se realizar estudos detalhados sobre a temática.

Fontes Consultadas:

ARIES, M.B.C.; NEWSHAM, G.R. Effect of daylight saving time on lighting energy use: A literature review. Energy Policy. 2008.

KOTCHEN, M.J.; GRANT, L.E. Does Daylight Saving Time Save Energy? Evidence from a Natural Experiment in Indiana. The Review of Economics and Statistics. 2011.

MOLTAVÃO, E. O setor elétrico e o horário de verão. Senado Federal. 2005.

 



Clique na figura abaixo e assine nossa lista de emails para receber nosso ebook "Como criar mapas de localização com ArcGIS 10.x".

Apostila Mapa de Localização Banner

Author: Fernando BS

Engenheiro Ambiental e de Segurança do Trabalho. Atua nas áreas de geoprocessamento, mineração e hidrologia. Busca soluções utilizando softwares como QGIS, R e Python.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *