BENZO(A)PIRENO

Confira nosso curso online de QGIS

Você sabia que o Benzo(a)pireno é um potente agente cancerígeno e que está presente na fumaça de cigarros, carvão (sobre carnes assadas ou carnes e peixes defumados), e também na atmosfera das grandes cidades? Acompanhe esta postagem e saiba tudo sobre o composto.

Você já deve saber que a combustão ou a queima incompleta de certos produtos gera elementos químicos nocivos e perigosos ao ser humano. Hoje iremos falar de certos compostos químicos, mais precisamente de um composto que faz parte do grupo dos Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos (HPAs), o Benzo(a)pireno (BAP).

Mas afinal o que é o Benzo(a)pireno? Quais suas propriedades e por que ele é prejudicial ao ser humano?

[Texto originalmente publicado na Coluna Ciência e Meio Ambiente da Rádio Estação Cocal]

Para quem não conhece o BAP, refere-se a dois hidrocarbonetos aromáticos policíclicos isômeros, formados pela fusão de cinco anéis aromáticos e apresenta como formula molécular: C20H12. É um potente agente cancerígeno, presente na fumaça de cigarros, carvão (sobre carnes assadas ou carnes e peixes defumados), e também na atmosfera das grandes cidades.

Ele ainda pode aparecer em muitos alimentos como: Óleos Vegetais; Margarinas; Maioneses; Produtos Lácteos; Frutas e Vegetais; Produtos Defumados; Chás e Cafés; Alimentos de Origem Marinha; Alimentos Grelhados; Bebidas, dentre outros.

Um detalhe sobre ele é que a contaminação de alimentos e bebidas por BAP ocorre por meio de duas fontes principais: fontes naturais (processos geoquímicos, atividades vulcânicas) e fontes antropogênicas, decorrentes da ação humana (queimadas em florestas; atividades industriais, poluição ambiental, dentre outros).

A Legislação Brasileira estabelece limite máximo de BAP apenas para Água para Consumo (0,7 µg/L) e Aroma de Fumaça (0,03 µg/kg de produto final), sendo utilizados para os demais produtos valores referentes a legislações internacionais.

Por isso quando você for fazer o seu churrasquinho, lembre em assa-lo em temperaturas baixas, pois o BAP é liberado em temperaturas acima de 300 graus e não escolha carnes muito gordas, pois durante o processo de assar a carne, a gordura pinga na chapa ou no carvão e sofre pirólise (queima incompleta), fazendo com que a fumaça vá para a carne e ficando retida nos lipídios da carne.

Ou seja, é comum vermos a carne com certos queimaduras. Então sua mãe, sua avó diz “não coma porque causa câncer” e ela tem razão, o BAP é altamente lipossolúvel (fixa-se na gordura), altamente cancerígeno e mutagênico (altera o DNA).

Ficou curioso? Abaixo segue alguns vídeos que podem explicar melhor sobre este composto, pois foquei aqui apenas nos perigos que ele traz ao ser humano e nos alimentos, mas o mesmo pode prejudicar o meio ambiente e muito mais.

Fontes Consultadas:

https://www.youtube.com/watch?v=RFTXH8v3DNc (Benzo(a)pyrene);

https://www.youtube.com/watch?v=sftRpMBwVy0 (Benzo(a)pyrene Food);



Clique na figura abaixo e assine nossa lista de emails para receber nosso ebook "Como criar mapas de localização com ArcGIS 10.x".

Apostila Mapa de Localização Banner

Author: Émilin CS

Engenheira ambiental. Têm experiência na área de saneamento e gestão ambiental, buscando soluções usando QGIS e Bizagi. Atua na área de modelagem matemática para rompimento de barragens com software HEC-RAS.

One thought on “BENZO(A)PIRENO”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *