Expectativas que podem te Arruinar

Confira nosso curso online de QGIS

Você sabia que a forma como você pensa de você mesmo pode impactar o seu desempenho? Se você não acredita que você ira conseguir, você não irá conseguir! E isso ainda pode influenciar as pessoas que vivem com você.

Você sabia que a forma como você pensa de você mesmo pode impactar o seu desempenho? Se você não acredita que você ira conseguir, você não irá conseguir! E isso ainda pode influenciar as pessoas que vivem com você.

Pesquisas de Havard já demonstravam nos anos 1960 como as expectativas podem alterar o comportamento das pessoas que convivem com você. Professores elogiavam alunos aleatoriamente, consequentemente os alunos elogiados tiravam notas melhores que àqueles não elogiados.

Nós aproveitamos mais as pessoas quando acreditamos nelas. Isso acontece porque nós as tratamos melhor; nós damos à elas mais oportunidades; nós damos à elas mais feedback; e nós à ensinamos melhor, justamente pois acreditamos que elas não irão falhar.

Duvidar das pessoas ou de algo pode comprometer seus resultados. Isso é chamado de Efeito Nocebo, similar aos efeitos do placebo, mas para consequências negativas (p.ex. pacientes que acreditam pouco em seus tratamentos tendem a ter taxas menores de sucesso).

Ou seja, as suas expectativas moldam a sua realidade. Dessa forma, devemos tomar cuidado com o que pensamos pois expectativas podem nos arruinar. Abaixo temos uma listas com algumas delas.

  1. A vida deve ser justa. – Quando algo injusto acontece, não espere forças externas resolverem o problema.
  2. Oportunidade irão cair do céu. – Embora você possa merecer muito, não espere pelos outros, faça acontecer.
  3. Todos devem gostar de mim. – Quando você espera que todos gostem de você, acaba se decepcionando, quando não deveria.
  4. As pessoas devem concordar comigo. – Não pense que as suas respostas são as únicas corretas.
  5.  As pessoas sabem o que eu quero dizer. – Não haverá comunicação se você não for claro.
  6. Eu irei falhar. – As vezes você irá falhar, as vezes irá ter sucesso. Aprenda com seus erros.
  7. Eventos e coisas me farão feliz. – Enquanto você não estiver contente internamente, eventos externos não irão conserta-lo.
  8. Eu posso mudar ele/ela. – Embora tentador, a única pessoa que você consegue mudar é você mesmo.

Mais informações em:

Forbes. [8 Unrealistic Expectations That Will Ruin You].

Smithsonian – Science. [What is the Nocebo Effect?]



Clique na figura abaixo e assine nossa lista de emails para receber nosso ebook "Como criar mapas de localização com ArcGIS 10.x".

Apostila Mapa de Localização Banner

Author: Fernando BS

Engenheiro Ambiental e de Segurança do Trabalho. Atua nas áreas de geoprocessamento, mineração e hidrologia. Busca soluções utilizando softwares como QGIS, R e Python.

One thought on “Expectativas que podem te Arruinar”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *