O que é Física de Partículas?

Confira nosso curso online de QGIS

Entenda o que é física de partícula e do que são feitos os prótons, nêutrons e elétrons?

Na antiguidade, dizíamos que eramos feitos de terra, água, fogo e ar. E no decorrer dos anos, a ciência nos mostrou que não, que somos feitos de diminutas “bolas de bilhar”. E com a tecnologia que temos atualmente, podemos ir mais além.

Usualmente aprendemos na escola que tudo é constituído de átomos, e que os átomos são constituídos por partículas como prótons, nêutrons e elétrons… e as coisas (usualmente) param por ai.

MAS, existe muito mais que prótons, nêutrons e elétrons! O mundo subatômico não para por ai.

Do que são feitos os prótons, nêutrons e elétrons? Alguém poderia perguntar.

[Texto originalmente publicado na coluna Ciência e Meio Ambiente na Rádio Estação Cocal]

Eles são feitos de Quarks (exceto os elétrons, que são elétrons), e ainda não conhecemos se tais partículas são constituídas por outras partículas ainda menores.

Só para ter uma noção do quão pequeno eles são, imagine que um Quark tenha 1 milimetro de diâmetro. Seguindo a mesma proporção, um fio de cabelo teria 1 bilhão de quilômetros de diâmetro, o suficiente para dar 15 mil voltas ao redor da Terra!

Estamos lidando com coisas muitíssimo pequenas!

Existem diversos tipos de partículas, tais como: bosons, leptons e quarks. E no fim das contas você pode se perguntar, por que conhecer tudo isso? “Pra que”?

Para desenvolver novos equipamentos e técnicas, pois medir e descobrir tais partículas não é uma tarefa fácil. Equipamentos de tomografia e ressonância magnética, desenvolvimento de novos remédios, tratamento de câncer, aparelhos eletrônicos, entre outros, são exemplos de onde tal ramo da ciência pode ser aplicada.

A física de partículas pode ser uma disciplina complicada, mas, assim como toda ciência, é através de seus estudos que inovações são desenvolvidas para nos fornecer melhorias na nossa qualidade de vida.

Se interessou? Abaixo temos alguns links sobre o assunto.

[Vídeo/Legendado] Modelo Padrão da Física de Partículas (https://www.youtube.com/watch?v=Nqi-bM90vfg)

[Texto/Português] Aventura das Partículas (http://www.sprace.org.br/AventuraDasParticulas/)

[Poster/Português] Partículas e Interações Fundamentais (http://www.cpepphysics.org/images/particle_chart_PT.jpg

[Texto/Inglês] Why Particle Physics Matters (http://www.symmetrymagazine.org/article/october-2013/why-particle-physics-matters)



Clique na figura abaixo e assine nossa lista de emails para receber nosso ebook "Como criar mapas de localização com ArcGIS 10.x".

Apostila Mapa de Localização Banner

Author: Fernando BS

Engenheiro Ambiental e de Segurança do Trabalho. Atua nas áreas de geoprocessamento, mineração e hidrologia. Busca soluções utilizando softwares como QGIS, R e Python.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *