O que são ondas eletromagnéticas?

Confira nosso curso online de QGIS

Entenda o que são ondas eletromagnéticas e como elas se propagam.

Nome complicado. Talvez você nunca tenha ouvido falar, mas te garanto que você esta rodeado por elas! Ou você acha que uma caixa falante (vulgo TV, rádio, celular e outros) funcionam por meio de mágica?

[Texto originalmente publicado na coluna Ciência e Meio Ambiente da Rádio Estação Cocal]

Esmiuçando a palavra, temos Ondas primeiro. Um gota de água que cai num recipiente cheio de água, forma ondas. E por fim temos Eletromagnéticas, que junta eletricidade (que todos conhecemos, especialmente ao ligarmos nossos computadores e outros aparelhos domésticos) e magnetismo (já brincou com imãs? Pois então, eles “grudam” por causa do magnetismo).

Então, uma onda eletromagnética é formada pela oscilação do campo elétrico (campo de força criado pela energia elétrica) e campo magnético (campo de força criado pelo imã) – Veja os vídeos na seção abaixo para esclarecimentos.

Essas ondas propagam-se / espalham-se / viajam em todas as direções, sendo recebidas nas antenas das suas casas, seja para ouvir rádio, para assistir televisão ou atender o celular.

E a que velocidade elas viajam? Essas ondas viajam na velocidade da luz, ou seja, a meros 1.079.000.000 km/h. Lembrando que a velocidade máxima permitida na maioria das rodovias brasileiras é de 110 km/h.

Além da velocidade, temos outras características das ondas eletromagnéticas, que são frequência, a qual é o número de ondas que são geradas em 1 segundo; e comprimento de onda, o qual é a distância entre duas cristas (a parte mais alta das ondas). Tais propriedades garantem que os sinais de rádio, televisão e outros aparelhos não se misturem!

Você já viajou de carro e de repente a sua música se juntou com o narrador de outra rádio? Isso acontece porque a frequência das estações de rádio são parecidas.
Embora eu tenha focado aqui nas ondas eletromagnéticas utilizadas pelas rádiodifusoras, redes de televisão e companhias telefônicas; a luz do dia, as microndas, raios x também são ondas eletromagnéticas, porém, serão abordadas em outro momento.

Se interessou? Abaixo temos alguns links sobre o assunto.

[Vídeo/Português] Telecurso 2000 – Ondas Eletromagnéticas

(https://www.youtube.com/watch?v=XiOd_cNHZmw)

[Vídeo/Português] Mundo de Beakman – Ondas Eletromagnéticas (https://www.youtube.com/watch?v=J1dc9E-v6i0)

Imagem cortesia de: nimaxsz no FreeDigitalPhoto.net

Fontes Consultadas:

Anatomy of a Electromagnetic Wave (http://missionscience.nasa.gov/ems/02_anatomy.html)



Clique na figura abaixo e assine nossa lista de emails para receber nosso ebook "Como criar mapas de localização com ArcGIS 10.x".

Apostila Mapa de Localização Banner

Author: Fernando BS

Engenheiro Ambiental e de Segurança do Trabalho. Atua nas áreas de geoprocessamento, mineração e hidrologia. Busca soluções utilizando softwares como QGIS, R e Python.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *