Tempos Difíceis & Estudos Online

Confira nosso curso online de QGIS

Sabemos que ficar desempregado não agrada ninguém não é mesmo? Mas e se for uma oportunidade para continuar estudando e se aperfeiçoando e o melhor sem sair de casa? Isso é possível graças aos cursos online.

Ficar desempregado não é fácil para ninguém. Ficar desempregado em época de crise, então nem se fala. Ser engenheiro(a), estar desempregado e em época de crise, o nível de dificuldade pode tender ao infinito.

[Texto originalmente publicado no Linkedin Pulse]

Mas, como engenheiros, nossa função é arranjar soluções. Por isso escrevo esse artigo com algumas ideias que podem ser adotadas para você se posicionar melhor e se reinserir no mercado de trabalho.

## Continue estudando!
Sim, você vai ouvir muito isso. Diversos recursos on-line estão disponíveis a custo de nada. Basta dar uma olhada em sites como:

  1. veduca.com.br
  2. edx.org
  3. youtube.com/education

Com eles, você pode facilmente se manter atualizado e de graça. Não há mais motivos para dizer que você não sabe mexer num CAD, ou num SIG (entre outros programas essenciais à engenharia).

## Aprenda um novo idioma!
Quase a mesma ideia do item anterior, mas merece ser destaca pois com os adventos tecnológicos, só não estuda e pratica um novo idioma quem não quer. Ferramentas e aplicativos podem ser facilmente encontrados, como:

  1. duolingo.com
  2. BBC Aprenda Inglês
  3. livemocha.com

You cannot deny that it is easy to learn another language 😉

## Networking
Atualize o seu perfil do Linkedin, demonstre o que você sabe e o que você quer. Faça contatos! Acabou de se formar? Converse com os seus professores. Já esta a muito tempo formado? Converse com seus antigos colegas de trabalho e de faculdade. Inscreva-se em grupos de discussão no Linkedin. Apareça!

## Aprenda a programar!
Uma das deficiências que senti após me formar foi não ter conhecimentos plenos sobre programação! Hoje em dia, quase tudo é realizado por meio de computadores.

A maior parte (se não todos) de seus dados devem estar armazenados em computadores, então, nada melhor do que conhecer essa ferramenta a fundo para agilizar seu trabalho, encontrar novos padrões, e reduzir custos.

Essas são somente algumas ideias, e obviamente, não é um caminho fácil. Mas, muitas vezes, é saindo da zona de conforto que crescemos profissionalmente.



Clique na figura abaixo e assine nossa lista de emails para receber nosso ebook "Como criar mapas de localização com ArcGIS 10.x".

Apostila Mapa de Localização Banner

Author: Fernando BS

Engenheiro Ambiental e de Segurança do Trabalho. Atua nas áreas de geoprocessamento, mineração e hidrologia. Busca soluções utilizando softwares como QGIS, R e Python.

3 thoughts on “Tempos Difíceis & Estudos Online”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *