O que é Ciência?

Confira nosso curso online de QGIS

O que é ciência? Para que serve e como é feita? Essas são algumas perguntas que tentamos responder aqui.

Pergunta simples, porém difícil de ser respondida transparecendo toda a paixão de um cientista. Ela esta presente no nosso dia a dia e em tudo que utilizamos, desde a nossa alimentação até o lazer do final de semana.

[Texto originalmente publicado na coluna Ciência e Meio Ambiente da Radio Estação Cocal]

Mas o vem a ser Ciência? Ciência é o estudo de tudo, alimentos, rochas, explosões, movimentos, saúde, mente, planetas, dados, solo, água, motores, borracha, concreto, chuva, vento, pesca, bactérias, e a lista segue extensa. A ciência é um processo confiável de aprendizagem constante sobre tudo que nos cerca.

Porém, por ser um processo confiável, não é somente estudar de qualquer jeito, cientistas e pesquisadores têm formas específicas de conduzir seus estudos, o que é chamado de metodologia.

A metodologia explica como o seu experimento foi realizado para que outras pessoas possam repeti-lo. De que adianta você dizer que achou a cura do câncer se outros cientistas não conseguem repetir a sua descoberta?

Como nós iremos entender como você chegou lá e fazer disso um remédio para todos? Ou seja, a metodologia é um processo da ciência muito importante, pois deixa claro o que foi feito e abre espaço para melhoramentos.

Outra parte importante da ciência é a sua divulgação. Você encontrou um novo tipo de material que é inquebrável e flexível, mas não avisou ninguém!

A descoberta esta lá, escondida no seu laboratório e não poderá trazer nenhum benefício para humanidade (Novos aviões? Carros mais resistentes? Quem sabe?!). Por isso existem várias revistas científicas, livros e sites sobre ciência, quanto mais compartilharmos nosso conhecimento com todos, melhor.

É em cima desses pilares que os avanços tecnológicos que temos hoje ocorrem, porque outras pessoas fizeram descobertas no passado e tornaram-nas públicas, disponíveis para que outros caminhem o mesmo caminho, questionem, e descubram novos caminhos.

E o que faz tudo isso andar e sempre funcionar, são as dúvidas, tais como: “Por que temos eclipses solares? Por que temos águas com diferentes cores e gostos?”. Dúvidas e questionamentos são os combustíveis principais da ciência.

Se interessou? Abaixo temos alguns links sobre o assunto.

[Texto / Português] Um pouco mais sobre ciência (http://escola.britannica.com.br/article/482466/Ci%C3%AAncia)

[Vídeo / Legendado] Richard Feymann sobre a beleza do nosso universo (https://www.youtube.com/watch?v=p90UuZlNDU0)

[Vídeo / Legendado] Propaganda de uma empresa de energia abordando ciência e seu desenrolar (https://www.youtube.com/watch?v=HbVUzSPe01E)

Imagem cortesia de: taesmileland no FreeDigitalPhoto.net



Clique na figura abaixo e assine nossa lista de emails para receber nosso ebook "Como criar mapas de localização com ArcGIS 10.x".

Apostila Mapa de Localização Banner

Author: Fernando BS

Engenheiro Ambiental e de Segurança do Trabalho. Atua nas áreas de geoprocessamento, mineração e hidrologia. Busca soluções utilizando softwares como QGIS, R e Python.

2 thoughts on “O que é Ciência?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *