Como gerenciar suas Referências Bibliográficas no Word?

Confira nosso curso online de QGIS

Aprenda a utilizar o Microsoft Word para gerenciar suas referências bibliográficas e nunca mais se esqueça de uma referência em seus trabalhos.

Qualquer trabalho precisa de referências, seja ele acadêmico ou técnico. Informações e dados são oriundos da pesquisa de outros profissionais e precisamos referenciá-los.

Dependendo da extensão do seu trabalho, muitas referências serão utilizadas e podemos nos perder e esquecer de adicioná-las ao final do nosso documento. Para evitar esse tipo de problema, o ideal é que após a leitura de um novo material, este já seja adicionado às referências bibliográficas.

Todo esse procedimento pode ser feito de forma manual. Mas você sabia que é possível utilizar o Microsoft Word para gerenciar as suas referências bibliográficas?

Não entraremos no mérito aqui das normas da ABNT sobre como gerar as referências, tal como demonstra a NBR 6.023, mas sim em como utilizar o Word para armazenar as suas referências e gerar automaticamente a lista das referências consultadas.

Utilize o site ‘ABNT Catálogo’ para verificar qual é a versão da norma que esta em vigor.

Gerenciando Fontes Bibliográficas

No Microsoft Word 2016, a opção para o gerenciamento de fontes bibliográficas esta na aba “Referências” e no espaço “Citações e Bibliografia”, conforme figura abaixo.

Local onde esta localizado o gerenciador de referências no Word
Local onde esta localizado o gerenciador de referências no Word 2016.

Note que há vários estilos de referências bibliográficas que podem ser utilizados, e normalmente, o estilo da ABNT não esta disponível, sendo necessário adicioná-lo.

Adicionando o estilo ABNT no Word

Normalmente o estilo das normas ABNT não esta disponível no Microsoft Word, sendo necessário instalar ele. Para realizar esse procedimento, baixe o estilo clicando neste link [20/03/2022]. Quando você entrar no GitHub, clique no botão verde (code) e selecione Download Zip.

Você irá baixar todo o repositório, porém, nosso interesse esta na pasta Styles. Lá temos 3 arquivos da norma ABNT, isto é, ABNT_Author.XSL; ABNT_Num.XSL e ABNT_Num_Alt.XSL.

Extraia esses arquivos e copie eles para a pasta indicada neste site [20/03/2022] (a pasta varia conforme a sua versão do Word, por exemplo, aqui a pasta foi essa “C:\Users\Nome do Usuário\AppData\Roaming\Microsoft\Bibliography\Style”). Depois disso, feche o Word, caso ele esteja aberto, e abra ele novamente. Agora o estilo ABNT deverá estar presente na sua lista.

Adicionando referências

Agora vamos adicionar uma referência bibliográfica. Vou começar utilizando o livro “Remote Sensing of the Environment” do autor John R. Jensen.

Após redigir seu texto referente à sua pesquisa no Word, vá em Referências, Inserir Citação e clique em Adicionar Nova Fonte Bibliográfica. Uma nova janela será aberta.

Adicionando novas fontes de referências no Word
Adicionando novas fontes de referências no Word

Nesta janela, você irá informar qual é o tipo de fonte (no nosso exemplo é um livro); idioma; e as informações necessárias para referências essa obra. No nosso caso, vamos adicionar os seguintes dados:

  • Autor: John R. Jensen;
  • Título: Remote Sensing of the Environment;
  • Ano: 2006;
  • Cidade: EUA;
  • Editora: Pearson;
  • Edição: 2;
  • Páginas: 592.

Note que utilizei um pais como Cidade. Isso pois algumas vezes a cidade não esta disponível no livro consultado. Além disso, há outro campo que pode ser utilizado no gerenciamento das referências, sendo ele Estado e Pais.

Para habilitar mais campos, tal como o páginas, marque a caixa no canto inferior esquerdo da janela para mostrar todos os campos. O Microsoft Word marca alguns campos como recomendados, mas não impede você de deixá-los vazios.

Após preencher tudo, clique em OK.

Em seguida, o Word irá inserir a citação do nosso livro, isto é, Jensen, 2006. Agora iremos repetir o processo com as referências abaixos:

  • Noel Gorelick; Matt Hancher; Mike Dixon; Simon Ilyushchenko; David Thau; Rebecca Moore. Google Earth Engine: Planetary-scale geospatial analysis for everyone. Remote Sensing of Environment, n. 202, p. 18-27, 2017.
  • Samira Sadat Soltani; Behzad Ataie-Ashtiania; Craig T. Simmons. Review of assimilating GRACE terrestrial water storage data intohydrological models: Advances, challenges and opportunities. Earth-Science Reviews. Elsevier, n. 213. 2021. 14 p.
  • GILLESPIE, Allan. Land Surface Temperature. In: NJOKU, Eni G. Encyclopedia of Remote Sensing. Londres: Springer, 2014. p. 314-319.

Após ter as referências adicionadas, conforme você realiza seu trabalho, você consegue facilmente adicionar referências já cadastradas, bastando clicar em em Inserir Citação e escolher a referência desejada.

Lista das Referências Bibliográficas

Quando você finalizar seu trabalho, você pode ir em Citações e Referências e clicar em Bibliografia. Um menu suspenso irá aparecer e você poderá clicar em um estilo para adicionar suas referências bibliográficas utilizadas no documento.

Referências Automaticas
Lista de referências criadas a partir daquelas disponíveis no documento.

Assim como as referências cruzadas e sumários automáticos, a criação da lista das referências por esse método permite atualizar a lista automaticamente após adicionar uma nova referência ou retirar uma referência do documento.

Caso tenha ficado com dificuldade em algum tópico, utilize os comentários para deixar sua dúvida que responderemos assim que possível.



Clique na figura abaixo e assine nossa lista de emails para receber nosso ebook "Como criar mapas de localização com ArcGIS 10.x".

Apostila Mapa de Localização Banner

Author: Fernando BS

Engenheiro Ambiental e de Segurança do Trabalho. Atua nas áreas de geoprocessamento, mineração e hidrologia. Busca soluções utilizando softwares como QGIS, R e Python.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *