Quais são as melhores faculdades de Engenharia Ambiental e Sanitária?

Confira nosso curso online de QGIS

Você conhece quais são as melhores universidades públicas e privadas de Engenharia Ambiental? Você sabe o que estuda um engenheiro ambiental?

Escolher uma graduação não é fácil, imagine então escolher qual universidade? Nesta postagem voluntária, Mayk Souza nos mostra um pouco sobre a graduação de engenharia ambiental e sanitária*, universidades e as razões que te levariam a escolher ela. Confira.

*Até um tempo atrás, havia cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia Sanitária, Engenharia Ambiental e Sanitária, e Engenharia Sanitária e Ambiental. Para evitar confusão, o MEC padronizou o curso e agora é tudo Engenharia Ambiental e Sanitária.


Esta é uma das áreas de maior demanda da atualidade, justamente pela escassez de recursos naturais, o que força a humanidade a entender e melhorar os processos de análises das atividades do homem, identificando os problemas causados no meio urbano e rural, propondo soluções duradouras.

Uma das formas de conquistar uma boa formação é estudar em alguma das melhores faculdades de engenharia ambiental e sanitária do Brasil.

Contudo, não é só a parte acadêmica que formará os melhores engenheiros ambientais do país. É necessário participar de oficinas, ir a congressos, visitar diferentes biomas e ter outras experiências que possam enriquecer e ampliar o seu conhecimento, possibilitando mesclar soluções aplicadas em outros casos, caso sejam válidas.

Ser humano evoluindo e destruindo planeta
Devido aos impactos negativos ao meio ambiente, à área ambiental é bastante promissora. Foto: Kyrnos no Pixabay.

Você tem o perfil e vocação para ser um engenheiro ambiental e sanitária? O que é preciso para destacar-se na área? Essas são algumas questões que atormentam aqueles que pesquisam sobre a área.

Este tipo de profissional pode atuar na cidade ou no campo, em órgãos do governo ou instituições particulares, no Brasil ou no exterior. Apenas aqui, já dá para demonstrar a complexidade e também a dinâmica de quem resolve iniciar uma graduação em engenharia ambiental e sanitária.

Tem dúvidas sobre a sua vocação? Faça o teste aqui e veja se este é o curso mais indicado para você!

Apenas para você ter uma ideia, em 2012, a revista Forbes fez um levantamento para avaliar quais eram as profissões mais promissoras para os próximos anos. Engenharia ambiental ficou na 5ª posição, o que comprova sua alta demanda, necessidade que seguirá pelos próximos anos.

Como escolher uma Boa Faculdade?

Primeiro de tudo, eu sempre gosto de dizer que o candidato, independente do curso escolhido, precisa avaliar as melhores condições de estudo de acordo com suas possibilidades de tempo e de dinheiro. Também gosto de dizer que o seu futuro é reflexo do seu esforço atual.

O que quero mostrar com isso é que existem diversos levantamentos e rankings de universidades, os mais famosos são do próprio Ministério da Educação (MEC) e o da Folha de São Paulo (Ranking Universitário Folha (RUF), que avaliam diversos critérios para revelar quais são as melhores faculdades de engenharia ambiental e sanitária do país.

Porém, o estudante precisa ter seus próprios critérios, tais como:

  • Horário compatível com o que ele tem disponível;
  • Facilidade de locomoção ou possibilidade de mudar para estudar longe;
  • Dificuldade de ingresso (concorrência, vestibular);
  • Valor das mensalidades;
  • Intercâmbio com outras instituições;
  • Empresas parceiras para experimentos;
  • Congressos promovidos;
  • Especializações da graduação.

Perceba que aqui coloquei apenas alguns critérios que já permitem cada pessoa elaborar sua própria lista de prioridades para escolher em qual instituição irá estudar.

Use a lista que apresentaremos apenas como referência, mas não como uma única fonte de decisão.

10 melhores faculdades de Engenharia Ambiental e Sanitária do Brasil

O jornal Folha de São Paulo avalia as principais universidades do Brasil nos 40 cursos de graduação que mais formam estudantes para elaborar o Ranking Universitário Folha (RUF). Eles usam dados nacionais e internacionais, fazem duas pesquisas de opinião e medem os seguintes critérios:

  • Pesquisa;
  • Ensino;
  • Mercado;
  • Internacionalização;
  • Inovação.

Com base neste levantamento, eles apresentaram a nova relação das melhores faculdades de engenharia ambiental e sanitária do Brasil em 2019. Elas são apresentadas abaixo:

  1. Universidade de São Paulo (USP);
  2. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
  3. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP);
  4. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
  5. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC);
  6. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS);
  7. Universidade Estadual de São Paulo (UNESP);
  8. Universidade Federal do Ceará (UFC);
  9. Universidade Federal do Paraná (UFPR);
  10. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

O Top 10 é dominado por instituições públicas. Algumas delas contam com vestibulares próprios ou selecionam estudantes de acordo com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Ou seja, o processo de ingresso é bem difícil.

Em alguns casos, os estudantes precisam fazer cursos preparatórios por um ou dois anos para conquistar uma vaga. Fora isso, as unidades de estudo podem ser longe da residência, o que precisa ser considerado na hora da escolha.

Poluindo rios e mares
Uma das funções do engenheiro ambiental é minimizar nossos impactos ambientais. Foto: Rilsonav no Pixabay.

Outras instituições públicas fazem parte da lista das melhores faculdades de engenharia ambiental e sanitária, porém, resolvi também selecionar as cinco melhores universidades particulares para que você possa levar em consideração na sua avaliação.

  1. Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE);
  2. Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS);
  3. Universidade de Fortaleza (UNIFOR CE);
  4. Universidade de Caxias do Sul (UCS);
  5. Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).

Além de estudar em uma universidade reconhecida pelo MEC, para exercer a profissão, o engenheiro ambiental e sanitário deve ter inscrição ativa no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).

De acordo com a lei que regulamenta a profissão, o salário base do engenheiro(a) ambiental e sanitário deve seguir a seguinte tabela:

  • Jornada de 6 horas: 6 salários mínimos;
  • Jornada de 7 horas: 7,25 salários mínimos;
  • Jornada de 8 horas: 8,5 salários mínimos.

A graduação na área tem duração média de 5 anos. Ao longo dos semestres, você aprenderá sobre:

  • Economia ambiental;
  • Segurança do trabalho;
  • Poluição ambiental;
  • Drenagem urbana;
  • Produção de biocombustíveis;
  • Gestão ambiental pública e privada;
  • Tratamento de esgotos sanitários e industriais;
  • Tratamento de água;
  • Meteorologia;
  • Gestão de recursos hídricos.

Esses são apenas alguns dos tópicos presentes nas grades curriculares das melhores faculdades de engenharia ambiental e sanitária do Brasil.

instalando painéis solares
Recursos energéticos também são estudados na Engenharia Ambiental e Sanitária. Foto: MariaGodfrida no Pixabay.

Por que escolher Engenharia Ambiental?

Existem diversos fatores que levam a escolha de uma profissão. Pode ser por vocação, por influência de algum parente ou amigo ou ainda por questão salarial, dentre tantos outros motivos.

Qual é o seu?

Você não precisa definir a área de atuação hoje, afinal o curso deve expandir os seus horizontes e ampliar as suas oportunidades profissionais.

De qualquer forma, gostaria muito de entender o que te levou a escolher a área de engenharia para fazer uma graduação.

Além do motivo que te levou a fazer essa escolha, também gostaria de saber como decidiu por uma ou outra universidade. Quais foram os critérios que ajudam a tomar uma decisão? Sua opinião é muito importante. Comente abaixo!

Mayk Souza: “Sou um jornalista baiano, mas de alma paulistana. Adoro música brasileira em seus diversos estilos, gosto muito de escrever sobre educação e esportes. Sonho em um dia escrever um livro sobre futebol feminino”.



Clique na figura abaixo e assine nossa lista de emails para receber nosso ebook "Como criar mapas de localização com ArcGIS 10.x".

Apostila Mapa de Localização Banner

Author: Postagem Voluntária

As postagens voluntárias são escritas por diferentes profissionais, sendo que fornecemos os detalhes dele/dela no inicio da postagem. Envie seu texto também, visite 2engenheiros.com/contribua/ e preencha o formulário.

One thought on “Quais são as melhores faculdades de Engenharia Ambiental e Sanitária?”

  1. Bom dia Mayk,

    Escolhi engenharia ambiental por indicação de familiares. Considerando que eu já tinha afinidade com as ciências exatas, acabei escolhendo ela.

    A universidade foi escolhida pelo critério financeiro, pois era mais barato estudar na cidade que moro do que me mudar para estudar na capital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *