Como criar Referências, Citações e Bibliografia automáticas no Word?

Confira nosso curso online de QGIS

Acompanhe nosso tutorial e veja como nunca mais esquecer uma referência bibliográfica. Aprenda a automatizar e gerenciar suas referências utilizando recursos específicos do Word.

As vezes, quando desenvolvemos um relatório de estágio ou trabalho técnico, artigo ou até mesmo um trabalho acadêmico, nos deparamos com uma série de problemas.

Esses problemas muitas vezes estão relacionados, por exemplo, à formatação; citações ou até mesmos às referências e podem ser resolvidos pelas normas ABNT.

No entanto, nos deparamos com outro problema bem comum, a “Falta de Tempo“!

Isso mesmo, as vezes o profissional ou acadêmico tem outros trabalhos e perde muito tempo tendo que formatar ou citar no trabalho. Imagine você ter que citar e referenciar um trabalho com quatrocentas (400) páginas.

E para resolver esses problemas e ainda dar tempo ao profissional ou o acadêmico, existem alguns recursos do Word que agilizam esse processo.

Neste tutorial de Word, iremos mostrar como criar a bibliografia, citações e as referências de forma automática.

Criando a Bibliografia no Word

Para criar a bibliografia no Word, vá em “Referências” > “Estilo” e escolha seu tipo de citação.

Como Inserir Citações no Word.

Vale salientar que é na opção “Estilo” que se escolhe o tipo de norma a ser utilizado, seja ABNT ou APA, por exemplo. No nosso caso, iremos escolher a mais usual, a “ABNT“.

Como o Word não vai ter a opção “ABNT”, é necessário instalá-la.

Para instalar a norma “NBR 6023”, primeiramente acesse o link com os arquivos de Normas ABNT para fazer o download do arquivo XSL.

Em seguida salve o arquivo no seu computador, vale lembrar que é importante ver onde o arquivo será salvo, o ideal é que você crie uma pasta para salvar o arquivo, pois o mesmo precisa ser extraído.

Perceba que o arquivo fornecido esta zipado, você deve extrai-lo!

OBS: Esse passo a passo refere-se ao Word 2007, sendo que para as versões mais recentes, basta ir em  “Arquivo”, em seguida em “Conta” e depois em “Sobre o Word”. Nessa aba, clique em “baixar direto” e salve em uma pasta no seu computador. Depois, basta clicar com o botão direito em cima do ícone do Windows, e selecionar a opção “Executar”.

No entanto, para que o Word reconheça o arquivo e que o mesmo apareça no seu Word, você precisa salvar o arquivo extraído seguindo os passos abaixo:

  1. Feche o Word;
  2. Copie o arquivo ABNT_Author;
  3. Vá na unidade “C” do seu computador (C:);
  4. Vá na pasta “Arquivos de Programas (x86)”;
  5. Vá na pasta “Microsoft Office”;
  6. Vá na pasta”Office, 12, 14” ou 15 (dependendo da versão do seu office);
  7. Vá na pasta “Bibliography’;
  8. Vá na pasta ”Style”;
  9. Cole o arquivo ABNT_Author dentro da pasta “Style”; e
  10. Abra o Word novamente.
Ao abri-lo novamente, basta clicar no ícone ”Referências” e depois checar os estilos. Você notará que o primeiro estilo a ser mostrado é o NBR 6023, ou seja, a norma brasileira ABNT.
Norma ABNT inserida.
E não se assuste com o número “2002” que irá aparecer ao lado de NBR 6023. Muita gente acha que isso significa que a norma está desatualizada, quando, na realidade, a última atualização dela aconteceu no ano de 2002. Fonte Consultada

Como inserir uma Referência

Agora, com a norma devidamente selecionada, vá em “Inserir Citação” e clique em “Adicionar nova fonte bibliográfica“, conforme imagem abaixo.

Adicione a nova bibliografia.

Ao abrir esta opção, irá aparecer uma janela contendo:

  • Tipo de Fonte;
  • Autor;
  • Título;
  • Cidade;
  • Editora;
  • Volume ou página;
  • Ano;
  • Dentre outros.
Adicione os dados de sua bibliografia.

Para o nosso exemplo,  no tipo de fonte iremos escolher a opção ”Livro” e em seguida iremos preencher os dados e clicar em ok.

*Para inserir os demais dados como página, idioma ou local, basta selecionar a opção “Mostrar todos os campos da bibliográfica” presente na aba.

Obs: Para inserir a referência no documento do Word, basta ir em “Bibliografia” e selecioná-la (dependendo da versão do Word, você terá “Bibliografia” ou “Obra Citada“).

Selecione a Opção desejada.

Ao final, sua citação ficará conforme a da figura abaixo.

Referência Pronta.

Caso você precise inserir algum dado após ter gerado a referência, basta selecionar a referência que deseja e editar ela (dê dois cliques para editar ela).

Como inserir uma Citação

Agora que a  bibliografia e a referencia estão  prontas, vamos usar os mesmos comandos para citá-las automaticamente no texto.

Para isso, basta clicar no texto que deseja que a citação apareça e ir em “Inserir Citação” e escolher a citação deseja.

*Note que ao clicar na citação desejada, ela aparece automaticamente no texto, conforme figura abaixo.

Citação Inserida no Texto.

Essas opções são importantes, pois além de agilizar o tempo, evitam que tais citações não sejam referenciadas.

Lembre-se que, uma vez que se você estiver apresentando um trabalho na universidade, a falta de referências e a ausência de padrões (fora das normas ABNT) fazem com que o professor ou o avaliador descontem pontos dele.

Qualquer dúvida ou questionamento não deixem de comentar logo abaixo da postagem.



Clique na figura abaixo e assine nossa lista de emails para receber nosso ebook "Como criar mapas de localização com ArcGIS 10.x".

Apostila Mapa de Localização Banner

Author: Émilin CS

Engenheira ambiental. Têm experiência na área de saneamento e gestão ambiental, buscando soluções usando QGIS e Bizagi. Atua na área de modelagem matemática para rompimento de barragens com software HEC-RAS.

One thought on “Como criar Referências, Citações e Bibliografia automáticas no Word?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *