Como inserir Referência Cruzada e Criar Lista de Figuras no Word

Você certamente já se deparou com a seguinte situação, foi gerar a lista de ilustrações e a mesma encontrava-se vazia. Isso aconteceu pois você não criou referências cruzadas. Veja como criar referências cruzadas no Word.

Quando escrevemos um documento, é comum incluirmos imagens, tabelas, quadros ou outros elementos de forma a facilitar a compreensão dos leitores sobre nosso trabalho.

No entanto, ao longo do trabalho, surge a necessidade de fazermos a referência desses itens, sendo que a referência pode ser feita de duas maneiras.

A primeira maneira, é feita digitando “manualmente” a legenda de sua figura ou tabela. Se for o caso de 1 (uma) ou até 5 (cinco) figuras ou tabelas, tudo bem, você pode inseri-las manualmente.

Mas se for o caso de um TCC ou relatório que tem prazo de entrega e você tem 15 (quinze) ou até 200 (duzentas) tabelas ou figuras inseridas, o manualmente pode ser tornar um problema.

Vamos supor que você queira inserir ou tirar uma tabela, você terá que ir legenda por legenda e arrumar uma por uma e, pior, terá que digita-las em sua “Lista de Tabelas”.

Pois, como você digitou manualmente, a lista de tabela ao ser inserida virá vazia. E é ai que entra a famosa Referência Cruzada.

O que é Referência Cruzada?

A referência cruzada permite criar vínculos com outras partes do mesmo documento, por exemplo, você pode usar uma referência para criar vínculo com um gráfico, uma tabela ou figura que aparece em algum lugar no documento.

Isso ocorre pois, a referência cruzada aparece como um link que leva o leitor até o item referenciado.

Outro detalhe é que você pode, ao tirar uma tabela ou figura, atualizar o documento inteiro e observar que tudo foi atualizado, ou seja, não há necessidade de atualizar legenda por legenda.

Como Inserir Referência Cruzada no Word?

Para inserir uma referência cruzada, é preciso primeiramente ter a referência em si já adicionada dentro do documento, onde algumas delas requerem um rótulo, legenda ou um nome específico.

Após inserir a “legenda” à sua figura ou tabela, vá no guia “Referência” e escolha a opção “Inserir Legenda”, conforme Figura abaixo.

Inserindo a Referência Cruzada.

Vocês ainda podem selecionar a imagem ou tabela e com o botão direito do mouse ir em “Inserir Legenda”.

Selecione a imagem e insira a legenda.

Lembre-se de sempre vincular sua referência cruzada à uma figura ou tabela (ou outro item de interesse).

Note que, ao clicar na opção “Inserir Legenda”, uma caixa de diálogo é exibida, listando todos os rótulos que estão disponíveis para serem vinculados, veja exemplo abaixo.

Insira a legenda e outros itens.

Na caixa “Legenda”, insira o nome da legenda para sua imagem ou tabela. E na caixa “Rótulo”, escolha entre as opções de:

  • Tabela;
  • Figura
  • Quadro;
  • Equações.

Obs: Caso estes itens não estejam disponíveis, ainda tem a opção “Adicionar Rótilo”.

Escolha o tipo de legenda e insira um rótulo.

Após clicar em “Ok”, sua legenda ficará como a da imagem abaixo.

Legenda inserida.

Vale salientar que a formatação de sua legenda irá depender da norma que sua universidade adota.

Agora precisamos inserir a referência cruzada das figuras chamadas no corpo do texto, pois se não fizermos isso, no final, ao gerar o PDF, pode ocorrer o “erro da fonte”.

Para inserir a referência cruzada em sua figura ou tabela citada, você deve ir em “Referência Cruzada”, conforme figura abaixo.

Escolha a opção “Referência Cruzada”.

Note que irá abrir uma janela contento:

  • Tipo de Referência;
  • Inserir Referência para;
  • Dentre outros.
Selecione os itens desejados.

Vá no item “Tipo de Referência” e escolha a opção “Tabela”. Note que ao realizar este procedimento, irá aparecer todas as tabelas que estão inseridas em seu trabalho.

Escolha a opção tabela.

Obs: Você pode escolher o tipo de referência que você deseja chamar no texto (tabela, quadro, equações, etc), todos seguem o mesmo procedimento.

Basta selecionar a que você deseja “chamar” no texto (ela ficará em azul).

Selecione a Tabela desejada.

Agora na opção “Inserir Referência para”, escolha a opção “Apenas  Nome e Número” e ao final clique em inserir, conforme mostra a figura abaixo.

Escolha a opção “Apenas nome e número”.

A opção ‘Apenas nome e número” faz com que em seu texto aparece apenas o nome da figura e o número dela, por exemplo, “conforme Figura 2“.

Como atualizar todas as referências de uma só vez?

Agora que as referências estão inseridas, você precisou adicionar ou deletar uma figura ou tabela, não entre em pânico! Existe a opção de atualizar todas as referências ao mesmo tempo.

Para isso, basta inserir ou deletar a tabela ou figura e em seguida selecionar selecionar todo o texto, utilizando CTRL + T (em português) ou CTRL + A (em inglês) e depois clicar F9, que todas as referências serão atualizadas automaticamente.

Agora com as referências inseridas, atualizadas e o trabalho devidamente finalizado, você precisa inserir a lista de ilustrações, mas como fazer isso?

Como Criar a Lista de Ilustrações?

A lista de ilustrações refere-se a listas de todas as tabelas, figuras, quadro ou equações contidas em seu trabalho. Para adicioná-la, você deve ir novamente no guia “Referências” e em seguida em “Inserir Índice de Ilustrações”.

Como inserir a tabela de ilustrações.

Ao clicar no item, será aberto uma janela, conforme mostrada na figura abaixo, contento todas as figuras, tabelas ou quadros que foram gerados em seu trabalho.

Janela contendo todas os títulos das ilustrações.

Nesta janela, você escolhe a ilustração que desejar (tabela, figura….) e ao final clicar em “OK”.

Escolha a opção de ilustração que desejar.

Ao final, sua lista ficará conforme figura abaixo.

Lista de Ilustração final.

Caso ao realizar este procedimento você observar que não apareceu nada ou está faltando alguma tabela ou figura, basta ir ao texto e inserir a referência cruzada e realizar o procedimento novamente.

E você, já teve algum problema em criar uma referência cruzada ou ao gerar a lista de ilustrações? Se sim, não deixe de comentar logo abaixo da postagem.



Clique na figura abaixo e assine nossa lista de emails para receber nosso ebook "Como criar mapas de localização com ArcGIS 10.x".


Author: Émilin CS

Engenheira ambiental. Têm experiência na área de saneamento e gestão ambiental, buscando soluções usando QGIS e Bizagi. Atua na área de modelagem matemática para rompimento de barragens com software HEC-RAS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *