Como organizar seus mapas no ArcGIS e QGIS?

Confira nosso curso online de QGIS

Você tem problemas para encontrar seus arquivos do SIG? Confira nossas dicas para melhorar sua organização e parar de perder tempo procurando arquivos no seu computador.

Nem todas as pessoas são organizadas, e não é diferente para aquelas pessoas que passaram 5+ anos numa graduação.

Se eu te solicita-se material das aulas de Química Orgânica do seu curso de graduação, você teria condições de me entregar eles? Ou eles estariam perdidos, em uma pasta muito remota, que nem mesmo o Windows conseguiria achar.

Se você tem problemas de organização e trabalha com geoprocessamento, iremos dar dicas para você se organizar e não perder os arquivos do seu SIG.

Como é a sua área trabalho? Organizada ou uma bagunça?
Como é a sua área trabalho? Organizada ou uma bagunça? Fonte: ATRL.

Vantagens da Organização

Ao tornar-se uma pessoa organizada, você notará benefícios como passar menos tempo procurando seus arquivos e corrigindo erros. Logo, se você não perde tempo com isso, terá mais tempo para realizar atividades produtivas.

Não pense que as boas práticas de arquivamento de documentos se foram pois não utilizamos mais papeis.

Aaron Lynn, no site Asian Efficiency, apresenta algumas regras que devem ser seguidas para deixar seu computador organizado. São elas:

  • Não salve documentos na Área de Trabalho;
  • Limite a criação de novas pastas;
  • Acostume-se a pensar em hierarquias;
  • Crie uma pasta para projetos concluídos (arquivo morto).

Dentre essas regras, a ideia de hierarquia é a mais importante. Pois você deverá classificar seus documentos, por exemplo, como Pessoal ou Trabalho; dentro da pasta Trabalho, você pode ainda ter outras classes, tais como Projetos em Andamento, Projetos Concluídos e Documentos Administrativos.

Exemplo de organização usando hierarquia para uma pasta de trabalho.
Exemplo de organização usando hierarquia para uma pasta de trabalho.

Parece complicado? Se você se acostumar a ser organizado, as coisas começarão a fluir facilmente. Ainda parece difícil? Segue alguns sites que podem te auxiliar a ser mais organizado:

Organização no SIG

Agora vamos aplicar um pouco dessas ideias para gerenciar nossos arquivos do nosso Sistema de Informações Geográficas. Assista nosso vídeo e descubra.

Siga nossas dicas e você será mais organizado. Organização é uma habilidade que desenvolvemos com o tempo, portanto, não desista.

E caso você tenha alguma sugestão de organização, deixa ela nos comentários.



Clique na figura abaixo e assine nossa lista de emails para receber nosso ebook "Como criar mapas de localização com ArcGIS 10.x".

Apostila Mapa de Localização Banner

Author: Fernando BS

Engenheiro Ambiental e de Segurança do Trabalho. Atua nas áreas de geoprocessamento, mineração e hidrologia. Busca soluções utilizando softwares como QGIS, R e Python.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *