Como Inserir Paginação no Word?

Confira nosso curso online de QGIS

Erros de paginação no Microsoft Word são comuns, mas o que podemos fazer para evitar esses erros? Como inserir a paginação para páginas pares e impares? Como quebrar seções? Descubra tudo isso nesta postagem.

Você certamente já realizou algum tipo de  trabalho cientifico, TCC ou até mesmo relatórios de sua empresa e teve que coloca-los nas normas ABNT ou Vancouver.

Esses tipos de normas irão lhe orientar em uma série de aspectos, como o espaçamento, fonte, recuo, sumário, tipos de citação e muitas outras regras que objetivam deixar seu trabalho apresentável e livre de plágios.

Porém, a grande dor de cabeça da maioria das pessoas é a “paginação”, ou seja, na hora de inserir o número da página em seu projeto surgem uma série de dúvidas, como:

  • “Começo a contar a paginação a partir de qual página?”, ou
  • “Como faço para corrigir o número das páginas?”.

Acredite, por mais que sejam questões simples, geram uma tremenda dúvida e dor de cabeça, por isso acompanhe nosso tutorial e esclareça suas dúvidas.

Onde começa a paginação?

O correto, segundo a ABNT ou Vancouver, tanto para trabalhos de conclusão de curso (TCC), trabalhos acadêmicos, relatórios de estágio ou relatórios técnicos, é  iniciar a numeração das páginas a partir da “folha de rosto” e nunca pela capa de seu trabalho.

As normas ABNT e Vancouver dividem o trabalho em duas seções, sendo elas:

  • Primeira seção: não aparecerem os números das páginas nos elementos pré-textuais, tais como capa, sumário, resumo, etc.
  • Segunda seção: a paginação aparece a partir da Introdução.

Pronto, primeira questão respondida!

Agora vamos responder a segunda “Como faço para corrigir o número de página?”.

Como corrigir a paginação?

Vamos considerar a seguinte situação, você formatou todo seu TCC, gerou sumários, lista de tabelas, passou o corretor ortográfico, enfim, colocou o trabalho nas normas.

No entanto, deixou para por a paginação no final e eis a dor de cabeça, a numeração começou a aparecer desde a capa, o que esta errado, pois ela devia aparecer a partir da introdução, enfim, isso pode demorar horas para ser resolvido.

Então, vamos resolvê-lo.

Numeração a partir da Capa

Para retirar a numeração da capa de seu trabalho, você deve colocar o cursor do mouse no final da página que esta a capa.

Coloque o cursor do mouse ao final da página.

Em seguida vá em Layout da página > Quebra de Página > Próxima Página.

Seleciona a opção próxima página.

Feito isso, vá até a segunda página (folha de rosto) e clique com o mouse em cima da paginação (cabeçalho), de forma que ira aparecer a aba “Design”, perceba que a opção “Vincular ao Anterior” está ativada.

Clique com o mouse em cima da paginação (cabeçalho).

Esta opção faz com que o  cabeçalho da segunda página seja o mesmo que o da primeira.

Uma dica importante: Antes de realizar os passos anteriores, confira se o cabeçalho é o mesmo da seção anterior.

Pois normalmente, o fato de não conseguirmos excluir o número da página sem excluir o da outra é que os cabeçalhos estão vinculados. Então, fique atento, pois a lógica deve ser cabeçalho seção 1, 2, 3 e assim por diante.

Outro detalhe é que a opção “quebra de página” irá fazer exatamente isso, ela dará para cada página uma seção diferente e consequentemente você não terá problemas com a paginação.

Então, observando que a opção “vincular ao anterior” está habilitada, você deve apenas dar um clique no botão, de modo a desativá-la.

Desabilite a opção vincular ao anterior.

Fazendo isso, podemos perceber que ela não esta mais habilitada (figura acima) e com isso podemos excluir a paginação da capa.

Observe que a paginação da capa saiu, deixando apenas a da folha de rosto.

Pronto resolvemos o problema da capa, no entanto, como podemos observar (figura acima), a numeração esta aparecendo desde a folha de rosto e sabemos que ela deve ser contada a partir da folha de rosto, mas no entanto, ela deve ser numerada a partir da introdução, ou seja, devemos retirar todos os números acima da introdução.

Numeração a partir da Introdução

Esse tipo de problema é semelhante ao anterior, você precisa ir ao final da página que é anterior à introdução e realizar uma quebra de página.

Vá em layout e insira uma quebra de página.

Feito isso, siga o mesmo procedimento que abordamos anteriormente, clique sobre a paginação da folha de introdução e basta retirar o vinculo e pronto, exclua as numerações anteriores à introdução.

Mas fique atento! Pois mesmo realizando esse procedimento e retirando a paginação, a numeração pode estar incorreta.

Uma dica é ir a partir da folha de rosto e contando manualmente, e se você chegar na introdução e a paginação estiver errada, basta ir em: “Inserir” > “Numero de página” > “Formatar números de página”.

Formate o número de páginas.

Ao clicar na opção “Formatar números de página”, será habilitada uma janela conforme figura abaixo.

Janela Formatar número de página.

Nesta janela, você poderá arrumar o número de página por meio da opção “Continuar da seção anterior”, nesta opção a paginação será contada a partir da folha de rosto. No entanto, se o erro de numeração persistir, você terá a opção “Iniciar em”, aqui você insere o número inicial manualmente.

Lembre-se, não esqueça de contar a numeração a partir da folha de rosto!

Após realizar este procedimento, clique em “OK” e mais uma vez confira página por página se a numeração está correta, pois, embora você realize a quebra de seção, remova o vinculo, ainda podem ocorrer erros.

Erros na paginação

Esses erros são muito comuns em folhas onde se insere uma tabela ou imagem numa folha paisagem.

Por exemplo, você está conferindo seu TCC e chegou até a página 50, no entanto, uma das imagens de seu trabalho ficou melhor retratada em folha paisagem.

E ao ir para a próxima página (posterior a imagem), você observou que ela começou a paginação a partir do número 11 ou não esta numerada. Isso ocorreu pois ao mudar a folha para modo paisagem a mesma perdeu a ordem das seções.

Neste caso, você deve realizar o procedimento de “Quebra de Página”  >“Tirar o Vinculo”, ir em  “Inserir” > “Número de página”> “Formatar número de página” e ajeitar a paginação.

Numeração par e impar

Existem ainda algumas normas que exigem que a numeração seja par e impar, ou ainda, diferente no lado esquerdo e no lado direito, mas ai surge a grande dúvida, como fazer isso?

Geralmente os cabeçalhos e rodapés do Word são iguais em todas as páginas.

Para realizar este procedimento, você deve clicar duas vezes na área do cabeçalho ou rodapé (perto da parte de cima ou de baixo da página) para abrir as Ferramentas de Cabeçalho e Rodapé”.

Ferramenta cabeçalho e rodapé.

E em seguida, marque a caixa de seleção Diferente em Páginas Pares e Ímpares”.

Selecione a opção diferentes em páginas pares e ímpares.

E em uma das páginas ímpares, clique na área do cabeçalho ou rodapé que você quer alterar e clique na seta abaixo de Cabeçalho ou Rodapé”.

Altere a paginação.

Ainda existem vários “layouts” que podem ser usados, inclusive alguns listados especificamente para “layouts” de páginas pares e ímpares.

Role e clique naquele que você quer usar  e depois edite o texto.

Escolha o layout de sua preferência.

Digite o texto e, em seguida, repita esses mesmos procedimento para as páginas pares.

Para voltar ao corpo do documento, clique em Fechar “Cabeçalho e Rodapé”.

Feche o cabeçalho e Rodapé.

E mais uma vez,  não esqueçam de conferir as páginas e ver se a numeração esta correta. Sei que esses procedimentos podem parecer chatos, mas com o tempo e prática, você fará rapidamente.

E você? Já passou por algum problema semelhante? Não deixe de comentar ou tirar suas dúvidas logo abaixo da postagem.



Clique na figura abaixo e assine nossa lista de emails para receber nosso ebook "Como criar mapas de localização com ArcGIS 10.x".

Apostila Mapa de Localização Banner

Author: Émilin CS

Engenheira ambiental. Têm experiência na área de saneamento e gestão ambiental, buscando soluções usando QGIS e Bizagi. Atua na área de modelagem matemática para rompimento de barragens com software HEC-RAS.

2 thoughts on “Como Inserir Paginação no Word?”

  1. Eu escrebi um livro, mas a paginação não acontece, seguindo todas essas dicas, na hora de fechar cabeçalho e rodapé a numeração some, também.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *