Quando construíram as barragens no mundo? Como criar um histograma no R

Confira nosso curso online de QGIS

Aprenda a utilizar histogramas no R para extrair informações como quando as barragens ao redor do mundo foram construídas.

Numa postagem passada, avaliamos, utilizando ArcGIS, onde estão as maiores barragens do mundo. Hoje, iremos explorar o mesmo conjunto de dados, mas iremos buscar em quais anos houve um “boom” de construção de barragens, um aumento significativo de obras.

Confira.

História das Barragens no Brasil

O Brasil tem um grande potencial hídrico a ser explorado, sendo este aproveitado para produção de hidroelétricas e barragens de abastecimento.

A barragem mais antiga do Brasil, a qual se tem registro, está localizada onde hoje é área urbana de Recipe, PE, possivelmente concluída no século 16.

Porém, o marco da construção das barragens no Brasil iniciou em 1880, após a Grande Seca no Nordeste, quando o imperador Dom Pedro II nomeou uma comissão para solucionar o problema das secas, sendo uma dessas soluções a construção de barragens de armazenamento de água.

A barragem de armazenamento chamada Cedros foi a primeira a ser concluída em 1906, no Ceará. Após ela, várias barragens foram construídas, especialmente nos anos 1950 e 1960.

Quer se aprofundar na história das barragens do Brasil? Clique aqui e leia o livro “A História das Barragens no Brasil – Séculos XIX, XX e XXI: Cinquenta Anos do Comitê Brasileiro de Barragens”.

Barragens no Mundo

Ao redor do mundo, a história do desenvolvimento de barragens é diferente para cada pais, por isso, vamos focar nos resultados que obtivemos analisando os dados disponibilizados pelas Nações Unidas.

A partir das análises e gráficos que geramos (os procedimentos são apresentados no próximo tópico), observamos que a primeira barragem foi construída em 1700 (no final do século 17) na Índia. A barragem forma o segundo maior lago artificial indiano, o lago Dhebar, com um volume de 0,566 km³.

Vista aérea do Lago Dhebar (ou Lago Jaisamand). Fonte: Wikipedia.
Vista aérea do Lago Dhebar (ou Lago Jaisamand). Fonte: Ankto420 – Own work, CC BY-SA 4.0.

barragens mais antigas que a do lago Dhebar, mas nosso banco de dados é limitado.

Após 1700, há um grande intervalo com pouquíssimas construções, sendo que em 1900, a construção de barragens é retomada e somente após 1950, há um crescimento acentuado de obras de barragens, reduzindo em 1975.

Muitas dessas barragens estão localizadas no continente norte americano, seguido da Europa e Ásia.

Barragem Glen Canyon (EUA). Fonte: Unsplash.
Barragem Glen Canyon (EUA). Fonte: John Gibbons – Unsplash.

É interessante notar que ao buscarmos trabalhos científicos sobre barragens, grande parte deles são desta época, demonstrando que há ainda muito a ser estudado sobre barragens e seu comportamento ao longo dos anos.

Agora você já sabe a resposta e abaixo apresentamos como obtivemos esses dados.

Preparando os dados no R

Primeiro, você terá que carregar o banco de dados disponibilidade pelas Nações Unidas (você pode acessá-lo clicando aqui, porém, para o nosso tutorial, você pode baixar o arquivo csv clicando aqui).

Para carregar ele no R, iremos utilizar a funções read.csv(), onde indicaremos o local onde foi salvo o arquivo csv, se ele apresenta um cabeçalho (header = true), qual é o separador dos dados (neste caso, o ponto e vírgula, sep = “;”), qual o separador decimal (dec = “,”) e quais são os dados vazios, sem informações (na.strings = “”).


barragens2E <- read.csv(".../barragens2E.csv", header = TRUE, sep = ";", dec = ",", na.strings = "")

Agora que carregamos nossos dados, vamos realizar uma rápida checagem deles, para verificar se é necessário realizar algum tratamento dos dados brutos.

Para isso, vamos utilizar a função summary().


summary(barragens2E)

Essa função nos fornecerá dados como média, mediana, valores mínimo e máximo, primeiro e terceiro quartil. Note que na coluna do ano (i.e. YEAR), o valor mínimo é zero e realizando uma leitura da documentação do banco de dados, eles nos informam que os valores zerados são barragens onde não foi possível levantar o ano de construção com precisão.

Por isso, vamos remover essas barragens da nossa análise utilizando a função subset().


brg_2E <- subset(barragens2E, YEAR != 0)

Os valores que alimentamos a função subset() são os seguintes, primeiro informamos a variável com os nossos dados e em seguida fornecemos a condição para a criação do novo banco de dados.

Utilizamos o operador relacional “diferente” (!=) para dizer ao R que precisamos de todas as barragens cujos anos de construção sejam diferentes de zero.

Nesta função, também é possível utilizar o parâmetro select para que a nova variável tenha apenas as colunas que desejamos.


## Um exemplo do uso do parâmetro select na função subset()

## Para copiar somente as colunas RIVER, YEAR e VOLUME

brg_2E <- subset(barragens2E, YEAR != 0, select = c(RIVER, YEAR, VOLUME))

Agora com o nosso banco de dados pronto, iremos gerar nosso histograma e gráfico de densidade para visualizarmos quando a maior parte das barragens foram construídas.

Gerando um Histograma no R

Histogramas são gráficos onde os dados são agrupados em intervalos e a frequência de ocorrência deles (seja em números absolutos ou porcentagem) é representada na forma de barras.

A criação de histogramas no R é realizada pela função histogram().


hist(brg_2E$YEAR, breaks = 50, col = "#64a028", main = "2 Engenheiros: Barragens", xlab = "Ano", ylab = "Frequência")

Na função histogram() fornecemos vários parâmetros, os quais são explicados a seguir:

  • breaks: Indica a quantidade de intervalos (barras) existentes no histograma;
  • col: Define a cor de preenchimento das barras;
  • main: Indica o título do gráfico;
  • xlab: Indica o rótulo do eixo x;
  • ylab: Define o rótulo do eixo y.
Histograma com a quantidade de barragens construídas ao longo do tempo.
Histograma com a quantidade de barragens construídas ao longo do tempo.

Note que a grande parte das barragens foram construídas após 1950, mas a construção de barragens já vinha se desenvolvendo desde 1900.

Caso você queira focar seu gráfico neste período, você pode utilizar o parâmetro xlim, fornecendo o intervalo que você deseja visualizar.


hist(brg_2E$YEAR, breaks = 50, col = "#64a028", main = "2 Engenheiros: Barragens", xlab = "Ano", ylab = "Frequência", xlim = c(1900, 2000))

Histograma com intervalo de tempo definido pelo usuário.
Histograma com intervalo de tempo definido pelo usuário.

Gerando um histograma com ggplot2

Se os gráficos gerados pelas funções convencionais do R não te agradam, você pode criar um histograma com o pacote ggplot2.


library(“ggplot2”)

ggplot(brg_2E, aes(YEAR)) + geom_histogram(bins=50) + labs(title = "2 Engenheiros: Barragens", x = "Ano", y = "Frequência") + scale_x_continuous(breaks=seq(1700, 2000, 25))

Usamos vários parâmetros para personalizar nosso histograma, sendo:

  • bins: Definição do número de intervalos;
  • labs: Configuração dos rótulos e títulos;
  • scale_x_continuous: Configuração do eixos x (aqui, utilizamos a função seq() que criou uma sequência entre 1700 e 2000 espaçada a cada 25 anos).

A parte mais interessante do ggplot2 é que podemos personalizar nosso gráfico mostrando em qual continente a barragem foi construída. Para isso, utilizamos o parâmetro fill dentro da função aes(). Confira o código abaixo.


ggplot(brg_2E, aes(YEAR, fill = GEO_REGION)) + geom_histogram(bins=50) + labs(title = "2 Engenheiros: Barragens", x = "Ano", y = "Frequência") + scale_x_continuous(breaks=seq(1700, 2000, 25)) + scale_fill_discrete(name="Região", labels=c("Africa", "Asia e Pacífico", "Europa", "América Latina", "América do Norte", "Oeste da Ásia"))

Veja que grande parte das barragens foram construídas na América do Norte, Europa e Ásia e Pacífico. Embora vimos em postagens passadas que as maiores barragens do mundo encontram-se no continente africano.

Distribuição da construção de barragens ao longo dos anos e por continente.
Distribuição da construção de barragens ao longo dos anos e por continente.

Gerando um Gráfico de Densidade no R

Também chamado de estimativa de densidade kernel, os gráficos de densidade são utilizados para representar a distribuição dos dados de forma contínua. Lembrando que a distribuição é suavizada por uma função kernel (há a remoção de picos e dados extremos).

No R, a criação de um gráfico de densidade é realizado utilizando-se duas funções, density() e plot().


dens_brg <- density(brg_2E$YEAR)

plot(dens_brg, ylab = "Densidade", main = "2 Engenheiros: Barragens")

polygon(dens_brg, col = "#64a028", border = "Black")

Após gerar o seu gráfico de densidade, perceba que há duas variáveis abaixo do gráfico, N e bandwidth. N representa o número de dados existentes e bandwidth é a amplitude da janela de observação, onde números mais elevados deixam o gráfico mais arredondado.

Gráfico de Densidade da construção das barragens.
Gráfico de Densidade da construção das barragens.

A bandwidth pode ser modificada na função density() inserindo o parâmetro bw, por exemplo, density(brg_2E$YEAR, bw = 10).

Gerando um gráfico de densidade com ggplot2

Novamente, caso os gráficos gerados pelas funções convencionais do R não te agradem, você pode criar um gráfico de densidade com o pacote ggplot2.


ggplot(brg_2E, aes(YEAR)) + geom_density() + 
labs(title = "2 Engenheiros: Barragens", x = "Ano", y = "Densidade") + 
scale_x_continuous(breaks=seq(1700, 2000, 25))

Gráfico de Densidade das Barragens ao longo do Tempo com R e o Pacote ggplot2
Gráfico de Densidade das Barragens ao longo do Tempo com R e o Pacote ggplot2.

Da mesma forma que fizemos com o histograma, também podemos separar as distribuições por continentes.


ggplot(brg_2E, aes(YEAR, fill = GEO_REGION)) + geom_density(alpha = 0.1) + labs(title = "2 Engenheiros: Barragens", x = "Ano", y = "Densidade") + scale_x_continuous(breaks=seq(1900, 2000, 10))+xlim(1900, 2000) + scale_fill_discrete(name="Região", labels=c("Africa", "Asia e Pacífico", "Europa", "América Latina", "América do Norte", "Oeste da Ásia"))

Agora, temos a distribuição da construção das barragens por anos e por continente.

Gráfico de Densidade da Construção de Barragens ao longo dos anos.
Gráfico de Densidade da Construção de Barragens ao longo dos anos.

Ao longo da postagem, você viu como construir histogramas e gráficos de densidade para extrair diferentes informações. Caso você tenha ficado com alguma dúvida ou tenha obtido algum erro, deixe seu comentário para que possamos ajuda-lo.

Fontes consultadas:

Quick-R: Density Plots - https://www.statmethods.net/graphs/density.html

Análise Exploratório de Dados - http://ecologia.ib.usp.br/bie5782/doku.php?id=bie5782:03_apostila:05-exploratoria

Density Plot - https://datavizcatalogue.com/methods/density_plot.html

A História das Barragens no Brasil – Séculos XIX, XX e XXI: Cinquenta Anos do Comitê Brasileiro de Barragens” [http://www.cbdb.org.br/documentos/A_Historia_das_Barragens_no_Brasil.pdf]

 



Clique na figura abaixo e assine nossa lista de emails para receber nosso ebook "Como criar mapas de localização com ArcGIS 10.x".

Apostila Mapa de Localização Banner

Author: Fernando BS

Engenheiro Ambiental e de Segurança do Trabalho. Atua nas áreas de geoprocessamento, mineração e hidrologia. Busca soluções utilizando softwares como QGIS, R e Python.

One thought on “Quando construíram as barragens no mundo? Como criar um histograma no R”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *