Qual o impacto dos softwares de automação no trabalho dos engenheiros?

Confira nosso curso online de QGIS

Muitos trabalhos são repetitivos e podem desencadear uma série de erros. Para resolver esse problema, softwares de automação podem ser utilizados.

Hoje contamos com a participação da equipe do blog Seleção Engenharia. Eles apresentam os pontos positivos e negativos dos softwares de automação na engenharia, seja para realização de cálculos, seja na parte de processos. Confiram.


Com a modernização, houve um crescimento de softwares que auxiliam no trabalho de várias pessoas. Porém, os softwares de automação têm um grande impacto no trabalho dos engenheiros, tanto positivos como negativos.

Quando falamos a respeito de softwares de automação, estamos dizemos sobre as inúmeras possibilidades para se melhorar o processo de cálculo, vendas, produto, simulação e prestação de serviço. Eles auxiliam ao substituir as tarefas repetitivas e às vezes difíceis, feitas por pessoas, por um sistema que irá mecanizar e torna-las automatizadas.

Os softwares de automação têm como objetivo trazer maior eficiência e produtividade na operação de um negócio. Por isso, para muitas empresas e engenheiros eles possuem inúmeras vantagens.

Quais são os impactos positivos da automação no trabalho dos engenheiros?

Toda empresa possui processos fundamentais que não podem ser automatizados, pois dependem de uma interação com os funcionários para serem realizados com sucesso. Existem coisas que a percepção, intuição e experiência humana fazem toda a diferença no processo.

Certas funções não poderão ser substituídas pela automação, como a percepção e a intuição.
Certas funções não poderão ser substituídas pela automação, como a percepção e a intuição.

Porém, algumas tarefas já não precisam de decisão humana e podem ser realizadas com máquinas. Os processos realizados com os softwares podem aprimorar a produção por meio de uma prática que pode ser chamada como melhoria continua dos processos.

O impacto dos softwares de automação no trabalho dos engenheiros pode ser benéfico. Diversas tarefas podem ser feitas com auxilio deles, diminuindo o tempo para realização das atividades e dando mais segurança. Alguns exemplos são:

  • Diminuição de erros

O erro humano é mais comum do que erros de automação. Os softwares são programados para serem executados da forma mais correta possível, evitando erros que poderiam ser cometidos por nós, humanos. Por isso, quando se usa máquinas, as chances de acertar são maiores.

  • Rapidez

Os softwares realizam as tarefas com velocidade superior se compararmos com as velocidades das pessoas. Eles são programados e por isso, podem fazer variadas tarefas ao mesmo tempo, reduzindo o processo e deixando-o mais rápido.

  • Menos desperdícios

Por serem programados corretamente, eles trazem a quantidade necessário do que irá ser utilizado, fazendo com que haja menos desperdício. Se fosse feito por uma pessoa, as chances de errar na quantidade seriam maiores.

  • Fácil comunicação

Quando um engenheiro de automação cria um software, ele visa deixa-lo o mais fácil possível de ser manuseado. Por isso, muitas vezes com apenas alguns comandos, todos os processos são realizados de forma prática e rápida.

  • Comunicação segura

O impacto dos softwares de automação no trabalho dos engenheiros vem principalmente na segurança. Na maioria das vezes, a maquina realiza os processos com maior segurança que os humanos. Tudo isso porque eles são programados para serem seguros e não apresentarem falhas.

  • Comunicação eficiente

Tudo que você lança nos softwares, ele armazena e processa junto com os outros dados. Isso o torna mais eficiente, pois a qualquer momento você pode inserir novos dados que darão novos resultados recalculados. A resposta vem de forma rápida, tornando-a mais eficaz.

Mesmo após inserir seus dados, você pode atualizar seus dados e obter novos resultados.
Mesmo após inserir seus dados, você pode atualizá-los e obter novos resultados.
  • Geração de relatórios

Os programas geram os relatórios de forma simples e rápida, sem que você precise ficar horas e horas, ou talvez dias juntando os dados para o seu relatório.

  • Criação de uma base de dados

Ao inserir os dados eles ficam armazenados no software para realização do processo. Essa base de dados é confiável e pode ser acessada a qualquer momento, tornando isso uma vantagem para quem utiliza-lo.

  • Controle em tempo real

É possível ter controle em tempo real das tarefas, de modo a parar ou dar continuidade a qualquer momento no processo. Assim, você pode controlá-lo da maneira que precisar, de acordo com a necessidade.

  • Rastreabilidade

Você pode ter controle de todas as tarefas realizadas, sabendo o passo a passo de como tudo está sendo feito e a forma como está sendo feita.

Podemos ver que o impacto dos softwares de automação no trabalho dos engenheiros pode ser muito positivo, pois possui inúmeros benefícios que ajudarão na realização das tarefas, de forma a torná-las mais rápidas, eficientes e seguras.

E quais são os impactos negativos?

É esperado que ocorra mudanças radicais com relação com funcionários. Agora, os engenheiros passariam a agir como gestores e supervisores e com isso novas funções serão criadas.

Porém, muitas outras serão descartadas. Serão priorizados aqueles empregados com conhecimento técnico sobre o manuseio dos aparelhos.

Com a implantação de softwares de automação, não será necessário tantas pessoas executando processos, uma vez que as máquinas farão isso. Será necessário apenas algumas pessoas que ficarão responsáveis por supervisionar as operações. Com isso, reduzirá a quantidade de emprego.

A automação terá um grande impacto no mercado de trabalho.
A automação terá um grande impacto no mercado de trabalho.

Exemplos de Softwares que Agilizam a Vida dos Engenheiros

  • Ftool:

É um programa destinado à engenharia civil que trata do comportamento de estrutura e cálculos estruturais de treliças, vigas e outras muitas estruturas.

  • Ansys:

Ferramenta usada para a realização de simulações multifísicas através do Método dos Elementos Finitos (FEM) e Método do Volumes Finitos (FVM).

Utilizado para auxiliar em cálculos, apresenta uma linguagem de programação com um ótimo nível e dá acesso a centenas de funções matemáticas.

  • SolidWorks:

É uma das opções de softwares para a engenharia mecânica. Além de modelar em 3D, ele simula esforços mecânicos, fluidez e também oferece opções de montagens.

  • Eberick:

O programa possui um poderoso sistema gráfico de entrada de dados, associado à análise da estrutura em um modelo de pórtico espacial e diversos recursos de dimensionamento e detalhamento de lajes, vigas, pilares, blocos sobre estacas e sapatas.

Foi possível ver alguns dos impactos dos Softwares de automação no trabalho dos engenheiros e concluir que possui muito mais vantagens do que desvantagens. A tecnologia está ai para nos auxiliar cada vez mais e contribuir para a eficiência de nossas atividades.

Conheça a Seleção Engenharia.

A Seleção Engenharia é uma Plataforma que conecta profissionais e empresas de Engenharia. Dentro da Plataforma os profissionais em busca de recolocação profissional encontram vagas de Engenheiro Civil, vagas de Engenheiro Mecânico, vagas de Engenheiro Eletricista e Segurança do trabalho. Além disso, os candidatos podem construir seu currículo Online, acessível a todas as empresas que buscam por profissionais dentro da plataforma.



Clique na figura abaixo e assine nossa lista de emails para receber nosso ebook "Como criar mapas de localização com ArcGIS 10.x".

Apostila Mapa de Localização Banner

Author: Postagem Voluntária

As postagens voluntárias são escritas por diferentes profissionais, sendo que fornecemos os detalhes dele/dela no inicio da postagem. Envie seu texto também, visite 2engenheiros.com/contribua/ e preencha o formulário.

One thought on “Qual o impacto dos softwares de automação no trabalho dos engenheiros?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *