Resenha do Livro: I Will Teach You to Be Rich

Confira nosso curso online de QGIS

Gerenciar projetos é tarefa cotidiana de todo engenheiro. Embora neles também lidamos com custos, não aplicamos tais conhecimento na gestão financeira pessoal. Acompanhe a resenha do livro “I will teach you to be rich” e veja a importância da gestão financeira pessoal.

Gerenciar obras e projetos é tarefa cotidiana de todo engenheiro. Embora nessa gestão também lidamos com custos, muitas vezes não aplicamos tais conhecimento na gestão financeira pessoal. Nesse sentido, há vários livros sobre o tema, e um deles é o I will teach you to be rich (Eu vou te ensinar a ser rico) do autor Ramit Sethi (iwillteachyoutoberich.com).

Ramit Sethi começou investindo seu primeiro salário da sua bolsa de estudos em ações… resultando no seu primeiro prejuízo (ele perdeu metade do seu investimento). Dessa forma, ele percebeu que não poderia simplesmente investir, ele teria que entender como funciona o sistema.

Formado em Stanford, quando estudava psicologia e comportamento humano, ele notou que as dicas fornecidas por especialistas não funcionavam ou até mesmo os próprios especialistas não seguiam. Nisso, ele começou a juntar suas descobertas e lançou o livro que abordaremos nessa postagem.

[Postagem originalmente publicada no nosso LinkedIn]

Cartões de Credito e Investimentos

No primeiro capítulo, Ramit Sethi faz uma extensa análise do uso de cartões de crédito. Nos EUA, eles têm uma pontuação que indica o quão “bom pagador” você é. Bancos e agências de empréstimo utilizam essa pontuação para avaliar quanto será os juros cobrados em um determinado empréstimo.

Desta forma, se você tem uma pontuação elevada, você conseguirá juros mais baixos, pois o risco que o banco estará se submetendo é baixo, pois você paga suas contas em dia. Agora, se você não paga suas contas em dia, ou paga a parcela mínima do cartão de crédito, é bem provável que você pague juros altos, devido ao alto risco de alguém emprestar dinheiro para você e você não pagar.

Ainda sobre os cartões de crédito, o autor coloca que devemos nos aproveitar deles, especialmente se tratando de milhas e pontos. Lembrando que, você deve usa-los com sabedoria – e conhecer como funciona o sistema para não perdemos esse “cabo de guerra” contra os bancos.

Quase todas as tarifas bancárias são negociáveis.
Quase todas tarifas bancárias são negociáveis.

Após a escolha do melhor cartão de crédito, Ramit coloca que devemos escolher a melhor conta poupança – e começar a investir. Se você realmente quer ser rico, não basta só colocar dinheiro na poupança, é necessário investir ele.

Neste sentido, o site Clube dos Poupadores faz uma extensiva comparação entre Poupança e Fundos e a leitura do texto vale a pena.

Em seguida, é apresentado 5 passos que devemos adotar para investir, no formato de uma escada, um passo de cada vez. São elas:

1. Investir no 401(k)
2. Pague todas as suas dívidas
3. Abra um Roth IRA
4. Sobrou dinheiro? Invista novamente no 401(k)
5. Abra outra conta para guardar seu dinheiro, ou ainda considere investir em você, seja abrindo uma empresa ou investindo no seu ensino.

[…] consider investing in yourself: Whether it’s starting a company or getting an addictional degree, there’s no better investiment than your own career.

Como o livro foi escrito pensando na realidade do norte americano, temos alguns termos que desconhecemos, como 401(k) e o Roth IRA (dois tipos de planos de aposentadoria privada – leia mais sobre eles no site da Folha).

Planejando sua vida financeira

Depois que você ajeitou sua vida financeira, Ramit Sethi fornece dicas para continuar ela. Ele dedica um de seus capítulos ao consumo consciente (não estamos falando de resíduos sólidos aqui) e demonstra como ter orçamento não funciona.

Neste sentido, ele compara pessoas “baratas” (cheap) com pessoas frugais (econômica) – e que devemos manter um sistema que define, antes de podermos ver a cor do dinheiro, para onde vai nosso dinheiro.

Esse sistema, o autor chama de Plano de Gasto Consciente. Ele sugere que você deva destinar do seu salário, por exemplo, 50% para gastos fixos (aluguel, energia, água), 10% para investimentos de longo prazo, 10% para poupança e 30% para você gastar com o que você quiser. Isso mesmo, gastar com o que você quiser, pois você já destinou parte do seu dinheiro para os seus investimentos e pagamentos.

O Alcides Maciel, do site Gestão Essencial, fez um vídeo detalhando esse plano, confira o vídeo clicando aqui.

E caso você não consiga implantar esse plano pelo fato de você não ter dinheiro mesmo (digo mesmo por que se realizarmos uma análise dos nossos gastos, muita coisa poderia ser cortada), Ramit Sethi apresenta três formas de ganhar mais dinheiro:

  1. Pedir um aumento;
  2. Arranjar outro emprego; e
  3. Fazer “bicos”.

Após implantar o seu plano de gastos conscientes, o autor sugere automatizar/agendar os pagamentos e os investimentos – Pois ninguém gosta de ficar pensando nas contas a pagar, e se tudo estiver automatizado, você não se preocupa com isso tudo.

O segredo é automatizar as atividades chatas
The key to taking actions is, quite simply, making your decisions automatic.

Degustadores de vinhos e Peritos em finanças

Outra parte interessante do livro é quando Ramit Sethi compara os ditos experts em investimentos com degustadores de vinhos – Nenhum deles sabe o que esta fazendo! Ele cita o trabalho de Frédéric Bouchet, onde foi solicitado à degustadores profissionais de vinho que determinassem a qualidade de um vinho branco e um vinho tinto.

Só que… ambos os vinhos eram brancos – E nenhum dos degustadores percebeu isso. O autor então compara tal experimento com os profissionais de finanças, quando estes indicam quais ações comprar e onde investir, estes não sabem o que estão fazendo.

But ultimately, expertise is about results. You can have the fanciest degrees from the fanciest schools, but if you can’t perform what you were hired to do, your expertise is meaningless.

Neste sentido, Ramit Sethi nos mostra a nossas finanças estão sobre o nosso controle, e não sobre o controle de experts que balbuciam dicas e o melhor investimento do próximo ano na televisão.

Embora ele coloque que não seja possível prever o comportamento do mercado (especialmente os das ações), isso não é motivo para você não compreendê-lo e não investir – pois há diferentes tipos de investimentos, desde os mais conservadores (risco baixo – ganho garantido a longo prazo) até os mais ousados (risco alto – há chances de ganhar muito, mas há chances de perder tudo).

Remember, higher rewards entail higher risks […].

Neste capítulo sobre investimentos, por ser voltado ao público americano, não nego que fiquei confuso em como iniciar meus investimentos – Aqui, provavelmente terei que ler outros livros, alguma sugestão? – mas entendi que é fundamental começar.

Ainda sobre investimentos, no site Eu quero investir tem uma calculadora de investimentos, confira ela clicando aqui. Há outros simuladores, basta buscar no Google por “Simulador de Investimento”.

Após detalhar como realizar investimentos, Ramit Sethi coloca como manter o sistema apresentado – e ainda comenta da importância da filantropia, pois não basta só ganhar dinheiro, ajudar o próximo também é necessário (por exemplo, ele fornece 98% do seu material gratuitamente pelo seu blog).

E no último capítulo de seu livro, o autor coloca suas respostas para as perguntas mais realizadas no seu blog, a quais envolvem carros, imóveis, casamentos, vida financeira dos seus pais e do seu cônjuge e negociações de salário. Ele detalha como não desperdiçar seu dinheiro nessas situações e como de ser sua postura diante delas.

Capa do Livro do Ramit Sethi
Capa do Livro do Ramit Sethi

De modo geral, o livro do Ramit Sethi não é um livro somente para leitura, é um livro para tomar atitudes. Ele nos fornece várias roteiros para usarmos em negociações, desde ao pedido de isenção de anuidade do cartão de crédito até procedimentos para pedir um aumento de salário, além de dicas para você começar a investir e ajeitar sua vida financeira.

Faça pesquisas antes de tomar decisões, mas não deixe de tomá-las.

Por fim, o livro “I will teach you to be rich”, do autor Ramit Sethi, não é apenas um livro de caminhos para ter uma vida mais rica, e sim um livro de educação financeira que oferece caminhos e dicas, e por mais que ele seja mais direcionado à população americana, esclarece o que devemos realizar para ter uma vida rica.

Leia também: Free – O futuro dos preços e 5 livros que você deve ler antes dos 30 anos.



Clique na figura abaixo e assine nossa lista de emails para receber nosso ebook "Como criar mapas de localização com ArcGIS 10.x".

Apostila Mapa de Localização Banner

Author: Fernando BS

Engenheiro Ambiental e de Segurança do Trabalho. Atua nas áreas de geoprocessamento, mineração e hidrologia. Busca soluções utilizando softwares como QGIS, R e Python.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *