Como obter melhores resultados em sua consultoria ambiental

Acompanhe nossa postagem e Webinar (realizado com a e-licencie) e descubra como obter melhores resultados para a sua consultoria.

Profissionais de todas as áreas estão constantemente buscando formas de como conseguir ótimos resultados para as suas carreiras e, consequentemente, para os seus clientes. Não importa se você tem anos de experiência ou começou a atuar em determinado ramo agora, uma hora ou outra, você irá fazer a seguinte pergunta:

Como podemos trabalhar nossas competências e nos tornamos melhores consultores ambientais? Acompanhe nossa postagem (e o vídeo no final desta) e descubra a resposta.

Arthur N. Turner, na revista HBR (o artigo é de 1982, mas vale a pena a leitura), já definia a hierarquia de consultores como:

  1. Fornecer a informação solicitada;
  2. Fornecer solução para um dado problema;
  3. Conduzir diagnóstico para redefinir o problema;
  4. Fornecer recomendações;
  5. Auxiliar a implementação das recomendações;
  6. Construir consenso e engajamento;
  7. Facilitar aprendizado do cliente;
  8. Melhorar eficiência organizacional.

Por mais que tais etapas pareçam óbvias, não são todos os consultores ambientais que seguem elas – Muitas vezes são fornecidas soluções para o problema do cliente, entretanto, em alguns momentos precisamos avaliar a situação do cliente, pois o problema relatado por ele pode não ser o problema real.

Saiba ouvir, mas enxergue além do problema relatado.

Conforme você vai ganhando experiência, você percebera que a tendência é que você irá subindo na hierarquia apresentada por Turner. Se você quer tornar-se um bom consultor ambiental, não basta apenas sugerir o que a empresa deve fazer, mas auxiliar na sua implementação, o que pode tornar-se uma atividade difícil, pois sempre encontraremos aquele cultura “Eu sempre fiz dessa forma e deu certo” e mudar hábitos é algo que demanda tempo.

Como ser um bom consultor ambiental?

Acredito que a regra zero para tornar-se melhor, seja para consultoria ambiental, seja para qualquer outra área da nossa vida, é sair da zona de conforto. Caso você queira tornar-se melhor, você terá que estudar e se aprimorar constantemente.

James Altucher deixa isso bem claro quando ele diz que devemos nos tornar 1% (só isso, só 1%!) melhor a cada dia, e no final de um ano, seremos 3,65 vezes melhor que no inicio do ano.

 

Além disso, saiba o que a concorrência esta oferendo e estude para oferecer um serviço/produto diferenciado e com muito valor agregado para o seu cliente. Se você faz o que todo mundo faz, por que eu te contrataria?

Especialista X Generalista

O velho dilema entre se tornar especialista ou ser generalista. Antes de mais nada, faça aquilo que você é bom, aquilo que as pessoas constantemente te chamam para solucionar. A partir disso, você já terá uma ideia para onde levar a sua carreira profissional.

Muitas vezes, não podemos ser generalistas e tentar abraçar todos os serviços que nos oferecemos, dessa forma, quando você se especializa, você será o profissional que o cliente e outros profissionais irão chamar para solucionar problemas específicos.

Por isso também é importante você manter sua rede de contatos ativa, participe de eventos, escreva para jornais e redes sociais, aprenda a divulgar seu trabalho (mas lembre-se, seja transparente).

O LinkedIn tem um ótimo espaço para compartilhar suas ideias, veja, por exemplo, esses artigos que eu e a Émilin escrevemos: “Um livro pode te deixar mais rico?” e “Uso do SWOT em Planos de Saneamento Ambiental“.

 

Se tornar um ótimo consultor não é tarefa fácil e requer tempo e esforço, acompanhe o webinar (vídeo abaixo) o qual fomos convidados para participar, para discutir esse tema. O webinar foi realizado pela e-licencie buscando discutir o título desta postagem, “Como obter melhores resultados em sua consultoria ambiental”.

Agradecemos ao Engenheiro Ambiental Luiz Silva e ao Analista de Sistemas Joel da Rosa pelo convite e por essa conversa produtiva. Obrigado.

Caso você tenha alguma dúvida sobre o tema, fique a vontade para perguntar nos comentários, e se quiser baixar o aplicativo e-licencie, clique aqui.



Clique na figura abaixo e responda nosso questionário para receber nosso ebook "Como criar mapas de localização com ArcGIS 10.x".


Author: Fernando BS

Engenheiro Ambiental e de Segurança do Trabalho. Atua nas áreas de recuperação ambiental, geoprocessamento e ciência do solo. Busca soluções utilizando softwares como ArcGIS, R e MATLAB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *