Como configurar a escala gráfica no ArcGIS

Confira nosso curso online de QGIS

Aprenda como configurar a escala gráfica do seu mapa no ArcGIS.

Na cartografia, as escalas são utilizadas para indicar o grau de redução que um objeto, que é grande demais para ser representado numa folha de papel, foi reduzido; ou caso o objeto seja pequeno demais, foi aumentado.

Normalmente, são representadas na forma 1:100.000, que significa que 1 cm na folha é igual à 100.000 cm (ou 1 km) na realidade. Além dessa escala numéricas, é possível adotar uma escala gráfica, a qual representa tais distâncias por meio de retângulos ou linhas.

No ArcGIS, a inserção de escalas gráficas é simples, mas podemos realizar diferentes modificações para deixar a escala esteticamente agradável.

Para inserir a escala gráfica, certifique-se que você esteja no Layout View. Nele, você irá selecionar o data frame (1) que você deseja ter uma escala (para isso, apenas clique nele) e em seguida clique em Insert (2)Scale bar (3).

Certifique-se que o seu mapa tenha um sistema de coordenadas, pois sem unidades, não é possível inserir uma escala.

Como inserir uma escala gráfica no ArcGIS
Como inserir uma escala gráfica no ArcGIS

Uma nova janela será aberta com diferentes estilos predefinidos de barras de escala. Aqui, selecionaremos o estilo Alternating Scale Bar 1. É possível modificar as propriedades da barra clicando no botão Properties, mas acessaremos essa informação de outra forma.

Após clicar em OK, uma nova escala gráfica será adicionada no seu Layout View. Você pode modificar o seu tamanho a partir dos pequenos quadrados azuis.

Para realizar modificações mais profundas, clicaremos com o botão direito sobre a escala gráfica e selecionaremos propriedades. Na janela que será aberta, teremos acesso a cinco diferentes abas:

  • Scale and units;
  • Numbers and marks;
  • Format;
  • Frame;
  • Size and Position.

Explicaremos aqui o que podemos modificar em cada uma dessas abas para obter uma escala gráfica do jeito que precisamos.

Scale and units

Nessa aba, é possível realizar modificações do número de divisões (number of divisions) e subdivisões (number of subdivisions) que a escala gráfica irá apresentar. E caso você deseje que as subdivisões sejam apresentadas antes do zero – marque a caixa Show one division before zero.

Além disso, é possível modificar a forma como o redimensionamento da escala acontecerá, alterando o item when resizing… – Onde podemos alterar o tamanho da escala com um valor fixo (Adjust width e em seguida em Division Value); ou ainda deixar que o ArcGIS modifique o número de divisões para nós (Adjust number of divisions).

Também é possível determinarmos nesta aba a unidade da escala (division units), desde graus decimais até milhas náuticas. Em seguida, podemos estabelecer onde será unidade será apresentada em relação à escala (por exemplo, nos lados, embaixo da escala ou em cima dela).

Por fim, temos o campo de texto Label que indica o nome da unidade de medida e gap que determina o espaçamento entre a escala e o nome da unidade.

Number and marks

Nesta aba, é possível realizar modificações como: Em quais divisões os números deverão aparecer (frequency); em quais posições eles irão aparecer (position); espaçamento entre o número e a escala gráfica (gap) e formato do número (format number).

Dentro do formato do número, podemos indicar o número de casas decimais (rounding) e alinhamento (alignment) na escala gráfica.

Podemos também adicionar marcadores (Marks), que nada mais são do que traços. Eles apresentam as mesmas propriedades dos números acima, sendo adicionado a possibilidade de configuração do tamanho desses marcadores (heights).

Format

A configuração da fonte e da cor dos textos e números da escala gráfica são realizadas nesta aba – e não somente dos textos, mas também da própria barra da escala.

Frame

Aqui, você poderá adicionar bordas (border), fundos (Background) e sombras (Drop shadow). Nos campos gap, definimos o espaçamento entre os elementos (por exemplo, entre a borda e a escala gráfica) e nos campos rounding é possível definir o arrendondamento das bordas desses elementos anteriores.

Size and Position

Nesta aba, são definidos itens como a posição da nossa escala gráfica (Position) na folha de papel e o tamanho da escala gráfica (Size).


E o que podemos realizar com todas essas informações?

Vamos supor que você deseje criar uma escala gráfica vermelha, com bordas arredondadas e com uma sombra no fundo. Além disso, você quer três divisões e subdivisões, sendo a unidade graus decimais.

 

Escala gráfica que você deseja criar.
Escala gráfica que você deseja criar.

Inicialmente, na aba Scale and Units, modifique os itens number of divisionnumber of subdivisions para três. Ainda na mesma aba, altere o division units para decimal degrees, renomeie o label para graus decimais.

Agora, na aba Number and marks, no item frequency de Numbers – selecione divisions. E na aba Format, troque o item color, tanto do item text quanto do item bar, para a cor vermelha.

Por fim, na aba Frame, selecione a borda de 1.0 pt (border), com o fundo amarelo (Background) e com a sombra cinza (Drop shadow). Troque ainda os itens gaps por 10 e use como rounding 30% (isto é, arredondamento).

Depois disso tudo, é só clicar em OK e você terá uma escala gráfica como essa acima. Qualquer dúvida ou dificuldade, comente na nossa postagem que iremos te ajudar.



Clique na figura abaixo e assine nossa lista de emails para receber nosso ebook "Como criar mapas de localização com ArcGIS 10.x".

Apostila Mapa de Localização Banner

Author: Fernando BS

Engenheiro Ambiental e de Segurança do Trabalho. Atua nas áreas de geoprocessamento, mineração e hidrologia. Busca soluções utilizando softwares como QGIS, R e Python.

One thought on “Como configurar a escala gráfica no ArcGIS”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *