5 Livros de Saneamento que me ajudaram na graduação

Confira nosso curso online de QGIS

Ao longo da graduação, consultamos diversos livros e alguns se destacam. Confira 5 livros de saneamento que me ajudaram na graduação.

Durante toda a graduação, uma série de informações, aprendizados, dicas e livros nos são passados; sendo que muitos desses materiais acabam se tornando figurinhas marcadas em nossas fontes consultadas, seja durante a graduação, seja depois na vida profissional.

Pensando nisso, resolvi falar aqui sobre 5 livros de saneamento ambiental que me ajudaram durante a graduação. Para quem não sabe, saneamento é um conjunto de medidas cujo intuito é preservar ou modificar as condições do meio ambiente, tendo como finalidade prevenir doenças e promover a saúde humana, melhorar a qualidade de vida da população e a produtividade do indivíduo e facilitar a atividade econômica.

O saneamento se movimenta por meio de 5 pilares sendo eles:

Caso você queira saber um pouco de cada  basta visitar nossas postagem acima linkadas. Agora vamos a lista que preparei para vocês.

Saneamento, Saúde e Ambiente

O primeiro livro pertence a uma coletânea “Coleção Ambiental”, sendo organizado pelos autores Arlindo Philippi Jr e Alceu de Castro Galvão. O livro chama-se “Saneamento, Saúde e Ambiente – Fundamentos para um Desenvolvimento Sustentável”.

Conta com o trabalho de 22 professores, pesquisadores e profissionais de sustentabilidade em diversas áreas de atuação, sendo abordado resultados de estudos, pesquisas e experiências, com o enfoque em temas que abordam a modificação ambiental produzida pelos modelos de desenvolvimento da sociedade humana e seus efeitos.

É um livro bastante dinâmico quanto a abordagem dos temas (histórico, apresentação e interpretação dos dados e pesquisas), além de ser completo. Ele se estende ainda em quatro outros livros, objetivando detalhamento do assunto e compreensão dos leitores.

O primeiro livro, intitulado Saneamento, Saúde e Ambiente, aborda o impacto das modificações ambientais realizadas pela sociedade nos ecossistemas naturais e na saúde pública, a maneira como o setor público lida com essas questões e as consequências da exposição humana à poluentes e resíduos.

O segundo livro aborda os Sistemas de Saneamento Básico, relacionando a gestão e gerenciamento desses sistemas com a sociedade. São abordados questões culturais e sociais, como o hábito de consumo de água ou ocupações irregulares de terrenos, que podem contribuir diretamente para a decisão de políticas públicas sobre o assunto. Outro ponto abordado é o avanço no gerenciamento de resíduos hospitalares.

No terceiro livro é discutido o Controle da Qualidade Ambiental, abordando a utilização e a gestão dos recursos naturais, como a água, o ar e o solo em seus aspectos institucionais, legais, técnicos e econômicos. Neste livro, a gestão pública volta a ser importante para obter melhorias sustentáveis, inclusive em ambientes menores, como empresas ou casas.

E no quarto e último livro, Instrumentos de Gestão, é abordado a importância da educação ambiental para a mudança de hábitos da sociedade. É importante destacar que houve a participação de autores de diversas áreas, expondo um ponto de vista amplo e abrangente sobre os temas.

Abastecimento de Água para Consumo Humano

O segundo livro chama-se “Abastecimento de Água para Consumo Humano”. É um livro bastante completo e muito útil, podendo ser utilizado como livro-texto de disciplinas de graduação e de pós-graduação dedicadas ao tema abastecimento de água. Pode servir também como material de suporte de disciplinas relacionadas ao saneamento e de consulta para especialistas e profissionais da área.

O livro aborda desde tecnologias especificas para o tratamento de água à inovações tecnológicas. Aborda também questões como a responsabilidade e o papel do engenheiro na gestão do sistema, e não só na sua construção. Este livro alia a necessidade de formação e de informação no campo tecnológico, bem como sua contextualização na realidade social, histórica, cultural, demográfica e político-institucional.

Introdução a qualidade das águas e ao tratamento de esgotos

O terceiro livro é o “Introdução a qualidade das águas e ao tratamento de esgotos”, do autor Marcos Von Sperling, autor de referencia quando se fala em técnicas e tratamento de esgoto.

É um livro bastante completo e bem detalhado, podendo ser utilizado na metade da graduação nas disciplinas específicas ou em seus projetos. Nele, o autor apresenta uma visão integrada de qualidade das águas, abordando características tanto dos esgotos quanto dos corpos receptores, sendo ainda descritos os estudos ambientais a serem executados para avaliação dos impactos dos lançamentos nos corpos receptores.

Além de contar com  uma introdução dos principais sistemas de tratamento e suas variantes conjugadas, aborda também critérios técnicos e econômicos, de modo a facilitar a seleção da alternativa adequada a cada situação em análise.

Saneamento Para Gestão Integrada Das Águas Urbanas

O quarto livro, do autor Daniel Costa dos Santos, chama-se “Saneamento Para Gestão Integrada Das Águas Urbanas”. Recomendo utilizar este livro no final da graduação quando todos os tópicos sobre saneamento e sistemas de tratamento já estiverem sido estudados.

O livro foca em novas abordagens para a construção de soluções técnicas mais eficientes em busca da sustentabilidade social, ambiental e econômica, enfatizando que a ausência de uma visão sistêmica e integrada na elaboração das soluções técnicas pode implicar não apenas no agravamento dos problemas socioambientais, como também torná-las ineficientes diante da complexidade em questão.

O autor salienta que as novas abordagens para a proposição de soluções técnicas sustentáveis requerem o olhar do planejamento estratégico e da apreciação sistêmica e integrada, de maneira a contribuir para a mitigação de problemas ambientais.

E ao final do livro, quando o autor aborda a questão das águas urbanas, ele destaca as principais estratégias e soluções baseadas no planejamento estratégico e no enfoque integrado do saneamento.

Tópicos de Saneamento Básico

O ultimo livro divide-se em dois volumes. O primeiro chama-se “Tópicos de Saneamento Básico” e o segundo “Tópicos de Saneamento Básico – Águas Pluviais e Resíduos Sólidos”, ambos do autor Fernando José de Souza. Eu ainda não tive a oportunidade de ler eles, até porque é um livro recente. Mas já estão na minha lista.

Ambos parecem ser bastante didáticos e ideais para quem está começando a graduação e ainda não conhece todos os conceitos. No primeiro volume, é abordado os conceitos básicos como: abastecimento de água e os sistemas de coleta e de tratamento de esgotos.

Já no segundo volume, você encontrará os conceitos básicos dos sistemas de drenagem das águas pluviais, os serviços de coleta, tratamento e destinação dos resíduos sólidos, além de informações sobre os principais vetores.

Com certeza ainda há muitos outros e conforme aprofundamos nossos estudos, vemos que nada sabemos.

E você? Quais livros que lhe ajudaram durante a graduação? Escreva o que você achou deles nos comentários.



Clique na figura abaixo e assine nossa lista de emails para receber nosso ebook "Como criar mapas de localização com ArcGIS 10.x".

Apostila Mapa de Localização Banner

Author: Émilin CS

Engenheira ambiental. Têm experiência na área de saneamento e gestão ambiental, buscando soluções usando QGIS e Bizagi. Atua na área de modelagem matemática para rompimento de barragens com software HEC-RAS.

One thought on “5 Livros de Saneamento que me ajudaram na graduação”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *