Como usar servidores WMS nos seus mapas

Aprenda como utilizar servidores WMS em seus projetos de geoprocessamento, no ArcGIS e QGIS.

Arquivos de imagens aéreas usualmente são enormes, seus tamanhos variam entre poucos megabytes até vários gigabytes. Enquanto isso, os arquivos vetoriais do tipo shapefiles são pequenos (ao serem comparados com os rasters).

Órgãos públicos costumam disponibilizar tais dados em seus sites para download, porém, como alguns arquivos são muito pesados, eles disponibilizam tais dados em serviços de mapa pela internet (WMS – Web Map Service).

WMS permitem obter dados georreferenciados de servidores.

Por isso, acompanhe nosso tutorial para aprender como adicioná-los no ArcGIS e no QGIS.

Neste tutorial, utilizaremos o WMS disponibilizado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) do Governo do Estado de Santa Catarina, o qual encontra-se neste site: http://sigsc.sds.sc.gov.br/.

Lá, você encontrará o link para os Serviços WMS, basta clicar em WMS para copiar as URLs que vamos utilizar.

Adicionando servidores WMS no ArcGIS

Para adicionar servidores WMS, clique no botão Add Data (1) e na janela aberta, busque no Look In: por GIS Servers (2), e depois clique em Add WMS Server (3).

Como adicionar um servidor WMS
Como adicionar um servidor WMS

Na janela do Add WMS Server, cole na URL o endereço do servidor WMS (4), no nosso caso, colaremos o endereço “http://sigsc.sc.gov.br/sigserver/SIGSC/wms”.

Após colar esse endereço no item URL, clique em Get Layers (5) – O ArcGIS irá mostrar, na janela abaixo, os dados espaciais disponibilizados pelo servidor. Salienta-se que alguns servidores podem solicitar usuário e senha, mas esse não é o nosso caso. Por fim, clique em OK.

A partir da URL, o ArcGIS buscará o servidor WMS
A partir da URL, o ArcGIS buscará o servidor WMS

Agora, você já adicionou o servidor ao ArcCatalog, para adicioná-lo ao mapa, basta dar dois cliques no item “GeoServer Web Map Service on sigsc.sds.gov.br (6) e selecionar o item que aparecer e clicar em OK.

Clique duas vezes sobre o GeoServer Web Map Service
Clique duas vezes sobre o GeoServer Web Map Service

Após adicionar o servidor WMS, você irá ter uma nova camada com diversos itens, tais como MDT, MDS, Limites municipais, cursos d’água, nascentes, ortofotos e muitos outros.

Leia também: Qual cidade tem mais nascentes em Santa Catarina?

Adicionando servidores WMS no QGIS

No QGIS, o procedimento não é muito diferente do ArcGIS, após obtermos a URL no site da SDS, clicaremos em WMS/WMTS (1), na nova janela, clicaremos em Novo (2) e na janela “Criar uma nova WMS conexão”, nomearemos e adicionaremos a URL do servidor (3). Depois é só clicar em Ok e em seguida, em Conectar (4).

Adicionando servidor WMS no QGIS
Adicionando servidor WMS no QGIS

Uma lista irá aparecer e você poderá selecionar qual item você quer adicionar no seu mapa. Após selecionar, basta clicar em adiciona (5).

Escolha o item que você deseja e clique em Adiciona.
Escolha o item que você deseja e clique em Adiciona.
Diferente do ArcGIS, no QGIS você terá que adicionar as camadas separadamente, mas ambos suportam o uso de servidores WMS.

 

Assista também: Quem é melhor, ArcGIS ou QGIS?

Lembre-se que existem vários servidores WMS, alguns sites, inclusive, mantêm listas, tais como: OGC WMS Server List e QGIS Brasil.

Você utiliza um servidor WMS? Não conseguiu adicionar o servidor do tutorial? Comente abaixo que estaremos aqui te ajudar.



Clique na figura abaixo e responda nosso questionário para receber nosso ebook "Como criar mapas de localização com ArcGIS 10.x".


Author: Fernando BS

Engenheiro Ambiental e de Segurança do Trabalho. Atua nas áreas de recuperação ambiental, geoprocessamento e ciência do solo. Busca soluções utilizando softwares como ArcGIS, R e MATLAB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *