Como girar mapas e itens no ArcGIS

Confira nosso curso online de QGIS

Aprenda como girar / rotacionar pontos e o próprio mapa no #ArcGIS – #Geoprocessamento

Após um exaustivo trabalho de campo, você coletou diversos pontos com coordenadas geográficas e fez várias fotos, registrando a direção delas. No escritório, você precisa elaborar um mapa com todos esses pontos.

Mas não é somente colocar os pontos, você precisa indicar para o seu cliente a direção delas! Como podemos fazer isso usando o ArcGIS?

Como mudar a orientação dos pontos? Como rotacionar tais elementos? Como fazer isso de forma rápida? E se for preciso girar o mapa?

Caso você não tenha seus próprios pontos, você pode baixar os nossos (pnt_B2E_dir) e acompanhar o tutorial. Lembrando ainda que as coordenadas que utilizaremos estão em UTM (Sistema de projeção SIRGAS 2000 UTM Zone 22S).

Caso suas coordenadas estejam em Graus Minutos Segundos (GMS), você pode visitar o site da Engenharia Cartográfica da UFRGS, o qual disponibiliza alguns conversores. Mas se você quiser só converter GMS para graus decimais, você pode utilizar o seu próprio Excel.

Antes de começar…

Para trabalharmos com rotações, devemos converter nossas informações (e.g. Norte, Sul, Leste, Oeste) para valores numéricos; de forma que o ArcGIS entenda o que estamos pedindo para ele.

Há dois estilos de rotação, geográfico e aritmético.

No estilo geográfico, o Norte recebe como valor 0 (zero), sendo os próximos números atribuídos no sentido horário; enquanto no estilo aritmético, o valor 0 (zero) é atribuído ao Leste, onde os números seguintes são atribuídos no sentido anti-horário.

rotate_window1
Estilos de rotação existentes no ArcGIS.

No nosso caso, atribuímos os valores manualmente, mas é possível criar uma função no Excel para preencher os valores automaticamente.

Importando seus dados

Para importar os dados do Excel para o seu mapa, clique em “File”, “Add Data” e em “Add XY Data”. Um novo menu será aberto e você vai precisar definir, nesta ordem, o arquivo a ser importado; as colunas que definem x e y (aqui, eles são E_m e N_m, respectivamente); e sistema de coordenadas. Depois basta clicar em OK.

Perceba que a tabela de atributos será a nossa tabela do Excel. Caso ela esteja vazia, precisaremos converter o arquivo para shapefile.
Este procedimento é simples: Clique com o botão direito sobre o arquivo importado; depois clique em “Data” e “Export Data”; e selecione onde você irá salvar o arquivo.

 

Às vezes, ao importamos tabelas do Excel, algumas linhas em branco podem aparecer. No nosso caso, elas estão com valores zerados, nessa situação, como são dados nulos, podemos deleta-las.

Como mudar a orientação dos pontos?

Obviamente, se tivermos um item sendo representado por uma forma circular, não observaremos nenhuma diferença. Por isso, vamos acessar as propriedades do shapefile com os pontos e clicar na aba “Symbology”.

Na aba “Symbology” (1), vamos clicar em “Categories” e em seguida “Unique Values” (2). Depois, selecionaremos o item que contém as informações sobre orientação, neste caso dir.n (3).

Após esse passo, clique com o botão direito sobre “Symbol” (4) e selecione “Properties for all symbols” – Esse item irá alterar as propriedades de todos os símbolos.

Como modificar os símbolos do seu shape.
Como modificar os símbolos do seu shape.

Busque, na caixa de pesquisa no topo janela aberta, o termo “arrow” e diversas flechas irão aparecer. Aqui, escolhemos o símbolo “Arrow Up”. Após seleciona-la, clique em OK. Lembre-se de sempre selecionar flechas que apontem para o zero do estilo de rotação.

Todos os itens se tornarão flechas. Em seguida, clique em Advanced (5) e selecione “Rotate”. Uma nova janela irá aparecer e no campo “Rotate points by angle in this field” indicaremos qual a coluna da nossa tabela de atributos contém os ângulos de rotação (i.e. “dir_n”).

Selecionaremos o estilo de rotação geográfico, clicaremos em OK e “Aplicar”. Os seus dados devem ficar semelhantes aos apresentados na figura abaixo.

Resultado do mapa de fotos orientadas.
Resultado. Veja como rotular os seus dados neste vídeo, ou acompanhe este tutorial.

Girando mapas

Embora não seja convencional girar os mapas (note que é difícil encontrar um mapa onde o norte não esteja apontado para cima), é possível realizar esse procedimento no ArcGIS.

Após finalizar o seu mapa, no Layout View (1), clique com o botão direito sobre o mapa e selecione “Properties” (2).

Na nova janela, selecione a aba “General” e depois modifique o item “Rotation”. Aqui colocaremos 90, o que se traduz numa rotação de 90 graus. Depois clique em OK e o mapa irá girar!

Layout View - Rotacionar o seu Mapa
Na Layout View, onde clicar para rotacionar seu mapa.
Propriedades do Layout - Girar o mapa
Nas propriedades do Layout, modifique o Rotation para girar o seu mapa.

E por fim, você terá seu mapa com fotos orientadas, facilitando a interpretação dos seus dados por qualquer pessoa, seu cliente e inclusive funcionários de órgãos públicos. Muito melhor que uma tabela gigantesca.


Ficou com alguma dúvida? Deu erro? Comente abaixo. Além disso, nos siga no Facebook e Twitter para não perder novos tutoriais.



Clique na figura abaixo e assine nossa lista de emails para receber nosso ebook "Como criar mapas de localização com ArcGIS 10.x".

Apostila Mapa de Localização Banner

Author: Fernando BS

Engenheiro Ambiental e de Segurança do Trabalho. Atua nas áreas de geoprocessamento, mineração e hidrologia. Busca soluções utilizando softwares como QGIS, R e Python.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *