Como utilizar a Função SE no Excel

Confira nosso curso online de QGIS

Dentro do Excel existe uma série de caminhos, funções e ferramentas que muitas vezes desconhecemos. Neste tutorial ensinaremos a utilizar a função SE. Ficou curioso? Leia nosso tutorial.

Você certamente já precisou tomar muitas decisões em sua vida, não é mesmo? E muitas delas vêm acompanhadas de condições, como por exemplo, “Se o carro não pegar, eu irei chamar o mecânico”; “Se eu jogar lixo no chão eu serei multado” e por ai vai.

Perceba que todas as situações elas se ramificam em duas, ou a situação acontece, ou não acontece. E é para isso que existe a função SE no Microsoft Excel. Acompanhe nosso tutorial e aprende a mexer nela.

A função SE é utilizada para comparar valores e determinar resultados a partir de condições pré-definidas, sempre seguindo a lógica:

SE algo é verdadeiro, o resultado é A, SE falso, B.

Há duas formas de usá-la: da maneira simples (apenas uma função SE) e da maneira composta, em que uma série de funções SE, ou mesmo diferentes, podem ser escritas uma dentro da outra.

Como exemplo neste tutorial, utilizaremos a maneira composta da função SE, onde será utilizado uma planilha contendo direções (pnt_B2E_dir), a qual converteremos para um valor numérico, conforme esquema abaixo.

New Model
Exemplo de como funciona a função SE.

Abra seu Excel e crie uma aba com as direções (Norte; Leste; Sul; Oeste; Nordeste; Sudeste; Sudoeste e Noroeste), conforme figura abaixo.

Sem título
Aba Direções

Agora ao lado desta aba, crie uma coluna chamada dir.n (direção numérica), é nela que será introduzido a função SE.

Sem título
Inserindo Aba (dir.n)

Clique na célula na qual pretende introduzir a fórmula, sendo que para iniciar a fórmula com a função você pode: clicar em Inserir Função Chamada 4 na barra de fórmulas imagem de botão  ou ainda inserir sinal de igual (=) e digitar (SE)

Sem título
Inserindo a Função SE

Ao clicar em SE, a caixa de diálogo Argumentos da função apresenta os argumentos da função SE. Agora vamos inserir as suas condições. Iremos começar pela direção Norte inserindo o código:

=SE(A2="Norte";0;"")
Sem título
Inserindo as Condições

Em linguagem comum, o Excel interpreta da seguinte forma essa função:

SE o valor contido em A2 é igual a Norte, seu valor será 0, senão a função irá retornar uma caixa vazia (indicada pelas aspas vazias).

Dentro dessas aspas vazias, vamos inserir as condições para as outras direções. Lembre-se que devemos usar ela como argumento de outra, ou seja, “aninhar” várias funções SE. Então vamos lá.Conforme código abaixo:

=SE(A2="Norte";0; SE(A2="Nordeste";45; SE(A2="Leste";90;
SE(A2="Sudeste"; 135; SE(A2="Sul"; 180; SE(A2="Sudoeste"; 225; 
SE(A2="Oeste"; 270; SE(A2="Noroeste"; 315; "Erro"))))))))

Caso alguma direção tenha sido digitada incorretamente, irá aparecer a mensagem “Erro”, pois nenhuma condição se encaixou para a célula.

Ao final sua planilha ficará assim:

Sem título
Planilha final

É importante lembrar que ao se usar a função SE todos os valores mostrados devem ser preenchidos (teste_lógico; valor_se_verdadeiro; valor_se_falso). Lembre-se de usar sempre ponto e vírgula (;), e aspas no caso de palavras.

Outro ponto importante no caso de funções SE compostas é que os parênteses devem estar no final para que possam englobar o fim de todas as funções que inserirmos.

Com essas dicas e entendendo bem como usar a função SE, a mesma pode ser emprega em qualquer outro problema, desde tabelas de notas de uma sala de aula; lucro das empresas; classificações; dentre outros.

Ficou com dúvidas? Deu erro? Fique à vontade e comente abaixo. Ou, deixa sua pergunta no nosso Facebook ou Twitter.



Clique na figura abaixo e assine nossa lista de emails para receber nosso ebook "Como criar mapas de localização com ArcGIS 10.x".

Apostila Mapa de Localização Banner

Author: Émilin CS

Engenheira ambiental. Têm experiência na área de saneamento e gestão ambiental, buscando soluções usando QGIS e Bizagi. Atua na área de modelagem matemática para rompimento de barragens com software HEC-RAS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *