Resenha do Livro: “Escolha Você”

Confira nosso curso online de QGIS

Empreendedorismo, fracassos e ideias. Resenha do #livro do autor James Altucher – Escolha Você. Ótima leitura.

Prática diária, como virar uma máquina de ideias, e salvar vidas. Essas são algumas ideias escritas por James Altucher em seu livro “Escolha Você” (em inglês, Choose Yourself).

Com certeza não conseguirei abordar todos os temas do livro aqui. São várias práticas que deram certo para o autor e que são compartilhadas de forma clara e com diversos exemplos.

O livro inicia sua narrativa mostrando como a economia esta mudando. De como as pessoas assalariadas estão perdendo aos poucos, pois a média salarial esta se reduzindo ao longo dos anos. Além disso, os trabalhadores intermediários são, aos poucos, reduzidos ou cortados; seja pela automatização, seja pela terceirização.

James Altucher aborda tais questões afirmando que estamos entrando na era do “Escolha Você”. Ou você toma decisões pensando em você, no seu bem-estar, ou vai ser deixado para trás.

Aliado a esta prática, o autor mostra as situações boas e ruins da sua vida (ele já criou mais de 20 empresas, onde algumas ele vendeu, e as outras ele faliu).

Para sair das situações ruins, ele apresenta um conjunto de técnicas. Uma delas é a prática diária:

  • Física: Esteja em forma, faça algum tipo de exercício.
  • Emocional: Fique perto de pessoas que te fazem bem.
  • Mental: Escreva todos os dias.
  • Espiritual: Reze, ou medite, ou seja grato, ou perdoe.

Destas práticas, a mais interessante é a mental. James Altucher transforma o cérebro em um músculo. Se não exercitarmos ele, ele fica fraco. Nesse sentido, ele sugere escrever 10 ideias por dia.

10 ideias por dia. Em um ano, terás 3.650 ideias.

Estamos na era das ideias. Mas não fique somente nelas, execute as melhores. E não pense que você precisa ser um especialista para executa-las. Hoje em dia, você pode terceirizar (i.e. contratar profissionais autônomos) as atividades necessárias para desenvolver a sua ideia.

O Livros & Negócios também realizou uma resenha do livro, sendo ela apresentada no vídeo abaixo.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=0LcHCOg4Khg&w=560&h=315]

Outras temáticas colocadas no livro são:

  1. Procrastinação;
  2. Rejeição;
  3. Puxa Sacos;
  4. Aprender a dizer Não;
  5. Honestidade;
  6. Como salvar vidas;
  7. Opiniões;
  8. Super Homem;
  9. Fracasso;
  10. Woody Allen.

O item número 6 é bastante interessante. Você não precisa virar um policial ou um bombeiro para salvar vidas. Basta ajudar as pessoas, resolver os problemas delas. Com certeza, você estará salvando a vida dela.
 

Por fim, o livro apresenta uma leitura simples e tranquila, além de apresentar diversas ideias que podem ser aplicadas instantaneamente por você. Leia para mudar o seu estilo de vida.

Leia mais sobre outros livros na nossa postagem “5 Livros que você deve ler antes dos 30 anos“.



Clique na figura abaixo e assine nossa lista de emails para receber nosso ebook "Como criar mapas de localização com ArcGIS 10.x".

Apostila Mapa de Localização Banner

Author: Fernando BS

Engenheiro Ambiental e de Segurança do Trabalho. Atua nas áreas de geoprocessamento, mineração e hidrologia. Busca soluções utilizando softwares como QGIS, R e Python.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *