Favoritos 17.05

Confira nosso curso online de QGIS

Um pouco sobre universidades alternativas, geoprocessamento e rompimento de barragens.

Já cansamos de falar sobre como é fácil aprender qualquer coisa hoje em dia, basta ver nossas outras postagens clicando nos números [1][2][3]. Mas já imaginou graduar-se e virar um programador sem professores?

Essa é a ideia por trás da Universidade 42, onde você recebe ajuda e é avaliado pelos seus colegas, formando-se em até 5 anos. Atualmente, ela existe somente no Vale do Silício e Paris, mas vale a pena conferir a sua filosofia [https://www.42.us.org/].

Graduanda do MIT, de apenas 22 anos, já esta trabalhando para a NASA. [http://www.huffpostbrasil.com/entry/this-22-year-old-is-already-an-engineer-at-nasa_us]

INPE disponibiliza imagens de alta resolução para auxiliar no planejamento urbano das cidades brasileiras [http://www.archdaily.com.br/br/797510/inpe-disponibiliza-imagens-de-alta-resolucao-para-auxiliar-no-planejamento-urbano-das-cidades-brasileiras]

Embora toda tecnologia tenha seus bons usos, há aqueles que usam ela incorretamente. Este é o caso dos Drones, os quais terroristas têm utilizado para espionagem e ataques.

Para evitar esse tipo de uso, a Força Aérea francesa têm treinado águias para abater-los, evitando o uso de armas de fogo em multidões. [https://www.washingtonpost.com/terrorists-are-building-drones-france-is-destroying-them-with-eagles]

As principais causas de rompimento de barragens são overtopping (passagem de água por cima da barragem); instabilidade do talude; terremotos; e o pior de todos, causas desconhecidas (se não soubermos como as falhas ocorreram, não é possível preveni-las). [http://www.riskope.com/2017/02/22/hundred-years-lessons-learned-tailings-dams-failures/]

E para finalizar, um pouco sobre próteses biônicas. Hugg Herr perdeu suas pernas em um acidente enquanto praticava escalada. Porém, isso não o impediu de estudar e desenvolver próteses biônicas que melhorassem a qualidade de vida daqueles que perderam algum membro. Veja sua palestra do TED Talks (há legendas em português) no vídeo abaixo:

[youtube:https://www.youtube.com/watchv=CDsNZJTWw0w&w=560&h=315]



Clique na figura abaixo e assine nossa lista de emails para receber nosso ebook "Como criar mapas de localização com ArcGIS 10.x".

Apostila Mapa de Localização Banner

Author: Fernando BS

Engenheiro Ambiental e de Segurança do Trabalho. Atua nas áreas de geoprocessamento, mineração e hidrologia. Busca soluções utilizando softwares como QGIS, R e Python.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *