O que é Lógica Difusa? (Parte II)

Você sabe o que é lógica difusa? Buscamos simplificar esse conceito para você e ainda mostramos para você onde ela é aplicada atualmente.

Lógica Difusa, Lógica Fuzzy ou Lógica Nebulosa. Muitos são os termos aplicados para denominar a área da lógica que baseia-se na teoria dos conjuntos difusos, onde as classes dos objetos não têm limites exatos.

Mas o que isso significa?

Fica mais fácil de explicar a lógica difusa (e seu funcionamento) comparando ela com a lógica clássica.

Iremos utilizar aqui como exemplo um copo com água. Na lógica clássica, a quantidade de água num copo só pode pertencer a um único grupo, ou ele está cheio ou vazio.

[Texto originalmente publicado na Coluna Ciência e Meio Ambiente da Rádio Estação Cocal, veja mais também na nossa postagem Lógica Difusa]

cup-1763039_640

Nesta situação, ele não pode estar cheio e vazio ao mesmo tempo. Ou seja, há um volume (medida exata) que separa esses conjuntos (cheio e vazio).

Quando o copo está com água até a borda, ele está cheio, e quando não há água, ele está vazio. E assim funciona a lógica clássica, ou o objeto pertence ao grupo ou ele não pertence.

Porém, nosso pensamento e a realidade não funcionam assim. Há vários graus de volume de água no copo, pois ele pode estar quase cheio, meio cheio, meio vazio, quase vazio. E como representamos esses termos? Utilizando a lógica difusa.

Comparação entre Lógica Clássica e Lógica Difusa / Fuzzy
Comparação entre Lógica Clássica e Lógica Difusa

Para cada termo, iremos ter uma equação (formula matemática) que define o quanto um determinado valor pertence aos conjuntos estudados. No nosso caso do copo, podemos dizer que ele está 50% cheio e 50% vazio; 70% cheio e 30% vazio; ou 100% cheio e 0% vazio.

E para que utilizaríamos isso tudo?

Atualmente, a lógica difusa é utilizada desde da teoria de controle até inteligência artificial.

Sua utilização em equipamentos modernos traz economia, conforto e precisão, como no uso de freios ABS, onde ao invés do sistema automático de freios ser ativado abruptamente em uma situação de emergência (situação com lógica clássica), o sistema ativa os freios gradualmente (situação com lógica difusa), não gastando as pastilhas.

A lógica difusa também está presente em eletrodomésticos, diagnósticos médicos, adaptação de informações para sistemas robóticos, processamento de imagens, e muitos outros.

Se interessou? Abaixo temos alguns links sobre o assunto.

[Vídeo / Português] Lógica Fuzzy: Aula 1 – Introdução (https://www.youtube.com/watch?v=d2rSc-DfBIs)

[Vídeo / Inglês] An Introduction to Fuzzy Logic (https://www.youtube.com/watch?v=rln_kZbYaWc)



Clique na figura abaixo e assine nossa lista de emails para receber nosso ebook "Como criar mapas de localização com ArcGIS 10.x".


Author: Fernando BS

Engenheiro Ambiental e de Segurança do Trabalho. Atua nas áreas de recuperação ambiental, geoprocessamento e ciência do solo. Busca soluções utilizando softwares como ArcGIS, R e MATLAB.

3 thoughts on “O que é Lógica Difusa? (Parte II)”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *