Cursos de educação a distância são bons?

Você já fez algum curso online? Ainda não? Descubra como escolher um bom curso online e o que você deve observar na hora da escolha do curso.

Não é mais novidade que o uso de plataformas de Educação a Distância (EAD) vêm crescendo exponencialmente no país.

Um estudo realizado pela da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed) mostra que apenas em 2012 houveram 5.772.466 matrículas na modalidade (entre cursos de graduação, pós-graduação, livres, técnicos e de educação corporativa).

A EAD já acontece há 200 anos e ganha cada vez mais adeptos no mundo, sendo que é importante salientar que antes da internet, os cursos eram realizados por meio de cartas pelo correio e televisão.

Um exemplo disto era o Telecurso 2000, onde todas as apostilas e materiais didáticos, atividades e provas vinham pelo correio até o aluno, ele realizava tais atividades (enviando tudo de volta pelo correio), recebendo assim o seu certificado.

Com a atual crise econômica, é sempre importante buscar novas capacitações e cursos a fim de expandir: conhecimento e oportunidades.

Aliados a isso, os cursos EAD expandem devido ao alto desenvolvimento das tecnologias de informação e principalmente a flexibilização de tempo/espaço ao ritmo pessoal do estudante.

Mas como saber se o curso escolhido é confiável ou não? Será que o curso é bom?

Isso é algo bastante simples, pois, os critérios de escolha devem ser os mesmos utilizados para a escolha de cursos presenciais: Pesquisa sobre o curso na internet, Opinião de Egressos, Formação dos Professores, etc.

No entanto, para os mais precavidos, é possível aprofundar ainda mais a pesquisa sobre a instituição escolhida, onde os interessados podem pesquisar sobre a instituição no site do Ministério da Educação (MEC) (http://emec.mec.gov.br/), analisar a nota do curso e se a universidade é realmente de renome, nota do Enade, Indice Geral do Curso (IGC), Conceito do Curso (CC), entre outros critérios que constam no site.

A dica para quem está começando a procurar um curso é se atentar a grade curricular do curso, quais serão as formas de comunicação e interação, além, é claro, da tecnologia que será usada nas aulas, se o material didático deverá explorar diferentes possibilidades de mídias digitais, justamente para que toda a sala de aula virtual trabalhe de forma interativa e dinâmica (ponto crucial da EAD).

Para definir de fato qual será a instituição, a dica é procurar os cursos gratuitos, ou com custos baixo, disponibilizados na web.

Uma nova vertente são os cursos online abertos e massivos, conhecidos como MOOCs (Massive Open Online Course), como é o caso do edX (veja nossa postagem Plataforma edX), Veduca, Coursera, dentre outros.

Existem diversas iniciativas, algumas inclusive, oferecem certificado mediante a conclusão de tarefas e provas (ou mediante pagamento).

A grande vantagem desta modalidade é a troca com profissionais do mundo inteiro. Profissionais de todas as áreas e empreendedores não podem parar, sendo que o ensino a distancia oferece um verdadeiro universo de possibilidades.



Clique na figura abaixo e assine nossa lista de emails para receber nosso ebook "Como criar mapas de localização com ArcGIS 10.x".


Author: Émilin CS

Engenheira ambiental. Têm experiência na área de saneamento e gestão ambiental, buscando soluções usando QGIS e Bizagi. Atua na área de modelagem matemática para rompimento de barragens com software HEC-RAS.

3 thoughts on “Cursos de educação a distância são bons?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *