Realidade Virtual e Aumentada

Confira nosso curso online de QGIS

Entenda o que é realidade virtual e aumenta.

Recentemente, com a (extinta) febre do jogo Pokemon Go, o termo realidade aumentada saiu do dicionário dos fãs de ficção científica e popularizou-se entre todos.

Entretanto, com essa popularização, outro termo também veio a tona, Realidade Virtual, especialmente com a venda de óculos de realidade virtual, tornando as coisas ainda mais confusas.

Afinal, qual é a diferença entre Realidade Aumentada e Realidade Virtual?

[Texto originalmente publicado na Coluna Ciência e Meio Ambiente da Rádio Estação Cocal]

Realidade Aumentada é quando colocamos o mundo virtual no mundo real. O exemplo mais claro disso são os Pokemons, eles não são reais, mas, por meio dos nossos celulares, podemos enxerga-los no nosso mundo. Outro exemplo é o projeto Google Glass, um óculos capaz de te fornecer informações sobre seu ambiente.

Imagine você olhar para um restaurante, e neste rápido olhar, os seus óculos já fornecem diante da sua visão o cardápio dele, com preços e sugestões de pratos que mais lhe agradem. Ou ainda, você solicitar ao óculos a sua localização e como ir até esse restaurante, e ele te fornecer a rota para chegar lá.

O vídeo abaixo mostra como seria o uso da realidade aumentada no nosso cotidiano, usando o Google Glass.

[youtube https://www.youtube.com/watchv=JSnB06um5r4&w=560&h=315]

E a realidade virtual? O que seria?

A realidade virtual é quando nos colocamos no mundo virtual (mundo real no mundo virtual). Com certeza você já viu um óculos de realidade virtual, onde você vive filmes de terror, passeia em montanhas russas ou visita pontos turisticos ao redor do mundo, sem sair do lugar.

O vídeo abaixo mostra uma das aplicações da realidade virtual em jogos de vídeo game.

[youtube https://www.youtube.com/watchv=qYfNzhLXYGc&w=560&h=315]

Não precisamos dizer as imensas vantagens (e desvantagens, assista Black Mirror) que tais tecnologias podem trazer para a humanidade. Imagine um estudante de medicina poder praticar uma operação em casa, sem necessitar comprar equipamentos caros, quantas vezes quiser!

Ou um turista obter traduções instantâneas quando viaja para um país que ele não conhece o idioma nativo! Ou você interagir com pessoas do mundo todo por meio de uma sala de jantar virtual. As possibilidades são imensas e a industria da tecnologia esta avançando para trazer tais benefícios para todos nós.

Agora você já sabe a diferença, realidade aumentada é aquela que apresenta gráficos/informações virtuais no mundo real, e a realidade virtual é aquela que nos insere dentro do mundo virtual.

Fontes Consultadas:

[http://www.augment.com/blog/virtual-reality-vs-augmented-reality/

[http://www.techtimes.com/articles/5078/20140406/augmented-reality vs-virtual-reality-what-are-the-differences-and-similarities.htm]



Clique na figura abaixo e assine nossa lista de emails para receber nosso ebook "Como criar mapas de localização com ArcGIS 10.x".

Apostila Mapa de Localização Banner

Author: Fernando BS

Engenheiro Ambiental e de Segurança do Trabalho. Atua nas áreas de geoprocessamento, mineração e hidrologia. Busca soluções utilizando softwares como QGIS, R e Python.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *