Saneamento Ambiental, o que é?

Confira nosso curso online de QGIS

Entenda o que é o saneamento ambiental e suas funções para promover a qualidade de vida, melhora o meio ambiente e contribui para a saúde pública.

O saneamento ambiental é o conjunto de práticas que promovem a qualidade de vida, melhora o meio ambiente e contribui para a saúde pública.

Uma área muito similar ao saneamento básico, entretanto, tem como ponto as questões ambientais, pelo qual busca o desenvolvimento de atividades sustentáveis.

[Texto originalmente publicado na Coluna Ciência e Meio Ambiente da Rádio Estação Cocal]

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), “saneamento é o controle de todos os fatores ambientais que podem exercer efeitos nocivos sobre o bem-estar físico, mental e social dos indivíduos”, tais como, poluição do ar (emissão de gases), do solo (lixo urbano) e das águas (dejetos lançados nos rios, lagoas e oceano), poluição sonora e visual e ocupação desordenada do solo (margens de rios, encostas e banhados).

O crescimento urbano sem planejamento é um problema intricado, que ocorre pela ocupação de áreas sem infraestrutura apropriada, tal como saneamento básico, para a construção de habitações.

Muitos governos argumentam que os gastos com saneamento ambiental são altos, contudo é importante destacar que propiciam a diminuição dos impactos ambientais, atenuação de casos de doenças infecciosas e da taxa de mortalidade infantil, assegura a população uma maior qualidade de vida e manutenção de ambientes saudáveis e preservados.

O resultado de um saneamento ambiental falho é a incidência de doenças e mortes que poderiam ser evitadas com políticas públicas mais eficientes. Com o crescimento desordenado das cidades e o aumento da população, todas as questões relacionadas ao saneamento ambiental prometem desafiar ainda mais os governantes, gestores da saúde pública, técnicos e ambientalistas.

O que se espera é que o Brasil do futuro seja, também, o país do saneamento ambiental para todos.



Clique na figura abaixo e assine nossa lista de emails para receber nosso ebook "Como criar mapas de localização com ArcGIS 10.x".

Apostila Mapa de Localização Banner

Author: Émilin CS

Engenheira ambiental. Têm experiência na área de saneamento e gestão ambiental, buscando soluções usando QGIS e Bizagi. Atua na área de modelagem matemática para rompimento de barragens com software HEC-RAS.

One thought on “Saneamento Ambiental, o que é?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *