A Origem do Jeans

Confira nosso curso online de QGIS

O jeans é peça coringa de qualquer guarda roupa e combina com qualquer época do ano mas você sabe sua origem? ou melhor de quem foi a brilhante ideia de introduzir o jeans ao nosso guarda roupa? Acompanhe nossa postagem e saiba tudo sobre o jeans.

Você, certamente alguma vez na vida, já se perguntou ou se questionou quem foi o incrível gênio que criou o jeans? Ou de onde veio? Quando ele veio ao Brasil?

Mas afinal de contas, você chegou a imaginar porque o jeans foi inventado?

[Texto originalmente publicado na Coluna Ciência e Meio Ambiente da Rádio Estação Cocal]

Pois muito bem, antes mesmo de existir a calça jeans reta, cintura fina, skinny, selvedge, streatch, flare e boyfriend, havia simplesmente o jeans. Sua história iniciou-se em Nimes, situada na França em 1792,rapidamente começou a ser conhecida como tecido de ‘’Nimes’’, expressão que com o tempo foi abreviada para “Denim”.

Por ser um tecido robusto e durável, sem necessitar de grandes cuidados no seu uso, começou sendo utilizado essencialmente em roupas para trabalhos no campo e pelos marinheiros italianos que trabalhavam no porto de Génova.

Na altura da corrida do ouro na Califórnia em 1853, andava por aqueles lados um jovem judeu alemão, de nome Levi Strauss, que tinha começado a vender lona para as carroças dos mineiros, ele logo percebeu que as roupas dos mineiros não eram adequadas para o desgaste que sofriam, levou um deles a um alfaiate e fez-lhe algumas calças com o tecido que vendia para cobrir as carroças.

Inicialmente de cor marrom, as calças criadas por Levi Strauss rapidamente se tornaram um sucesso para os mineiros da Califórnia, mas existia uma queixa recorrente: o tecido era pouco flexível.

Logo, Strauss começou a procurar um tecido que fosse ao mesmo tempo resistente, durável, flexível e confortável de usar. E decidiu procurar esse tecido na Europa, continente mais desenvolvido na época, tendo encontrado e passado a usar o tal “tecido de Nimes”, feito de algodão sarjado.

O primeiro lote de calças de Levi Strauss tinha como código o número 501, que acabou por se tornar no modelo mais famoso e clássico da Levi Strauss. Com o passar dos anos, as calças jeans foram sendo melhoradas.

Os botões de metal foram acrescentados em 1860, já em 1886 começou-se a coser a etiqueta de couro no cós das calças. Já a cor azul índigo, tão popular nos jeans atuais, só começou a ser utilizada em 1890 e foi, nada mais, nada menos, que uma estratégia bem sucedida de tornar os jeans mais atraentes. Os bolsos traseiros apenas fizeram a sua aparição em 1910.

A popularidade mundial dos jeans apenas começou por volta da década de 30, através de filmes de sucesso que retratavam os famosos cowboys americanos. A Segunda Guerra Mundial popularizou a imagem de virilidade que o tecido Denim representava, pois era utilizado nas fardas do exército americano.

Não é assim se estranhar que a expansão dos jeans na Europa tenha-se dado após a Segunda Guerra Mundial. Após o final da guerra, as calças que tanto sucesso tinham tido com os mineiros americanos, os jeans, tornaram-se um tipo de moda que, contrariamente ao habitual, tinha nascido do povo até chegar aos estilistas e não criada pelos estilistas para o povo.

São usados em todos os continentes tanto por trabalhadores do campo como da cidade, tanto pelos ricos como pelos pobres e curiosamente ainda mantendo as características originais das primeiras calças feitas por Levi Strauss.

Pode-se afirmar sem grande hipótese de erro, que hoje em dia o jeans é uma peça obrigatória em qualquer guarda roupa feminino ou masculino.
Permanece, no entanto, uma derradeira questão. Por que se chama “jeans” às calças criadas por Levi Strauss?

Como foi dito no início, o “tecido de Nimes” era utilizado na roupa dos marinheiros do Porto de Génova. Esses marinheiros genoveses tinham o costume de chamar “genes” às suas calças de trabalho.

E quando pronunciavam a palavra “genes”, com o habitual sotaque italiano vincado, a expressão acabou por se transformar, com o tempo, em “jeans” e assim se espalhou pelo mundo.

Leu, gostou, mas mesmo assim ainda ficou curioso? Eis alguns links e videis sobre o assunto…

Origem do Jeans (http://origemdascoisas.com/a-origem-dos-jeans/)

História do Jeans pelo Mundo (http://modaparahomens.com.br/a-historia-da-calca-jeans/)

Explicação sobre a Origem da Calça Jeans (https://www.youtube.com/watch?v=7bQN4jn_j7s)

Sapato ideal para cada tipo de Calça (http://nathaliakalil.com.br/os-sapatos-ideais-para-cada-tipo-de-calca/)



Clique na figura abaixo e assine nossa lista de emails para receber nosso ebook "Como criar mapas de localização com ArcGIS 10.x".

Apostila Mapa de Localização Banner

Author: Émilin CS

Engenheira ambiental. Têm experiência na área de saneamento e gestão ambiental, buscando soluções usando QGIS e Bizagi. Atua na área de modelagem matemática para rompimento de barragens com software HEC-RAS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *